Berea College: a faculdade nos EUA gratuita e que dá bolsa de estudos




faculdade nos eua berea college
Berea College/Divulgação

Nos Estados Unidos, como muitos já sabem, as universidades são pagas (e bem pagas!), inclusive as públicas. O Berea College é uma instituição de ensino superior um pouco diferente, pois dá a possibilidade de fazer faculdade nos EUA com financiamento integral.

Berea College: universidade gratuita nos EUA

A Berea College fica no Kentucky e tem como missão oferecer ensino de qualidade para estudantes com recursos limitados. Por isso, todos os alunos entram no Berea College com uma “No-Tuition Promise Scholarship”. Sim, o que significa que essa é uma faculdade nos EUA gratuita. Se você recebe um aceite da Berea College, você automaticamente não paga tuition e economiza cerca de 176 mil dólares em taxas

Além disso, outra particularidade da escola criada em 1855 é o fato de ter sido o primeiro college inter-racial do sul dos Estados Unidos.

>> Consultoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Berea College: cursos oferecidos

O Berea College oferece estudos em diversas áreas para quem deseja fazer faculdade nos EUA. Entre os seus departamentos, estão biologia, artes e história da arte, agronomia, negócios, química, comunicação, ciência da computação, economia, idiomas, história, música, filosofia, ciência política e muitos outros.

Há também a possibilidade de estudar temáticas diferentes, como estudos de paz e justiça social e estudos de gênero. Aqui você pode ver a lista completa.

Uma curiosidade: uma parte significativa dos seus alunos é da região dos Apalaches. Além do departamento de estudos africanos e afro-americanos, a instituição tem também um centro de “estudos apalaches”.

>>> Melhores bolsas pra intercâmbio gratuito em 2022

As bolsas de estudo para fazer faculdade nos EUA

O custo de fazer uma faculdade nos EUA vai muito além de somente o preço (astonômico) das tuition fees. Exatamente por isso, que, no caso dos alunos internacionais, o Berea College garante isenção de tuition durante todo o curso e também concede algumas bolsas para auxílio com os custos de hospedagem e alimentação para quem tem necessidade. As bolsas de estudos full ride para cobrir todos os custos de tuition + os custos de vida, moradia e alimentação são garantidas no primeiro ano do estudante na universidade.

Após o primeiro ano de faculdade nos EUA, os alunos seguem com a promessa de no tuition fees e não precisa pagar pelo curso, mas é solicitado que esses estudantes economizem arquem com cerca 1 mil dólares anuais para contribuir as suas despesas. Para conseguir isso, eles podem fazer summer jobs na instituição, ou seja, trabalhar por lá durante o verão.

>> Como escolher a universidade nos EUA

Preciso pagar alguma coisa para estudar no Berea College?

A universidade não cobra tuition fees, no entanto, a Berea Collega pede que os alunos de alta renda aceitos na instituição contribuam com um valor inicial. O valor total da contribuição inicial que os alunos de alta renda precisam fazer é de uma taxa de entrada de 50 dólares e posteriormente um depósito de 2200 dólares antes do aluno iniciar os estudos na universidade americana. Este valor poderá ser usado para pagar algumas despesas durante todo o período de estudos. Para quem não tem condições de arcar com uma parte ou o valor total está prevista ajuda financeira para que alunos de potencial mas que não tenham condições financeiras possam estudar lá sem problemas. Nada mais justo, né?

>> Mitos sobre fazer universidade nos EUA

Como se candidatar para faculdade nos EUA

Os candidatos que desejam ingressar no Berea College são avaliados por diferentes critérios. Entre eles, desempenho no ensino médio, perfil de liderança, motivação e experiência com serviços comunitários.

Para se candidatar, os estudantes internacionais interessados em fazer faculdade nos EUA deverão enviar os seguintes documentos:

  • Formulário de inscrição internacional para admissão e bolsa de estudos;
  • Carta de apresentação (International Personal Essay and Essay Cover Sheet);
  • Cópia do histórico escolar do ensino médico;
  • Declaração pessoal sobre condições financeiras;
  • Questionário financeiro internacional (IFQ);
  • Formulário de recomendação financeira internacional;
  • Dois formulários de recomendação preenchidos (pelo menos um por um professor);
  • Cópia do resultado de um dos seguintes exames para comprovar proficiência em inglês: TOEFL, IELTS, Duolingo, ACT ou SAT.

Quando se inscrever para estudar nos EUA?

As inscrições da Berea College abrem a partir de agosto e há dois deadlines importantes. Os candidatos interessados no early action devem enviar suas candidaturas até o dia 15 de outubro, já os interessados na admissão regular para graduação nos EUA devem enviar suas candidaturas até 15 de janeiro. Vale lembrar que esse é o deadline para o Fall (outono) de 2023. A documentação deverá ser enviada para o escritório de admissões do Berea College online no site da universidade.

>> Faculdade gratuita para brasileiros na Alemanha

Já fiz uma graduação posso me candidatar ao Berea College?

Muitos de vocês podem ficar muito empolgados ao ouvir sobre o Berea College, a faculdade nos EUA gratuita. No entanto, é importante deixar claro que a instituição americana informa que alunos que já começaram universidade em seus países (tranfer students) ou que já possuem uma graduação nos seus países de origem possuem poucas chances de aceite. Isso acontece pois a instituição reserva seu espaço muito limitado para estudantes que não tiveram a oportunidade de estudar o ensino superior, seja em seu país de origem ou no exterior.

Além disso, se você já cursou alguma créditos de graduação após concluir o ensino médio, a Berea College também solicita que você siga as diretrizes de inscrição internacional e inclua todas as transcrições das universidades frequentadas anteriormente. Então, como a gente já falou aqui no Partiu Intercâmbio, se você já fez parte da graduação ou uma graduação completa no Brasil, pode ser mais vantajoso aplicar para um community college.

Como é fazer a graduação nos EUA no Kentuky?

O Berea College está localizado na pequena cidade de Berea e tem uma população de 14.000 habitante. A cidade fica localizada no centro do estado de Kentucky, cerca de 65 km ao sul da cidade de Lexington (que é maior e tem 300.000 habitante). A região é montanhosa e as temperaturas variam de 15 a 32 graus durante a primavera e o verão e de -6 a 4 graus durante o outono e inverno. Ou seja, é um local bem frio no inverno e relativamente quente no verão.

Animou para estudar na faculdade gratuita nos EUA? Então, comece sua candidatura hoje mesmo. Caso, você tenha alguma dúvida ou alguma dificuldade, só preciso entrar em contato com a universidade por e-mail [email protected] Caso você queira ajuda do Partiu Intercâmbio para sua candidatura, é só marcar um horário para conversar conosco.

Saiba mais sobre o Berea College
Veja informações sobre as bolsas
Acesse a página sobre as inscrições

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

One response to “Berea College: a faculdade nos EUA gratuita e que dá bolsa de estudos”

  1. Lottus says:

    O que é questionário financeiro internacional e
    formulário de recomendação financeira internacional? E como eu consigo ambos os documentos?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio