Estudar em Lyon: bolsas para mestrado na França

estudar em Lyon mestrado França

A Escola Normal Superior de Lyon possui dois programas de bolsas de estudo para estrangeiros interessados em mestrados da universidade. Estudar em Lyon pode ser uma opção para quem sonha em fazer pós-graduação na França.

Bolsas na França

O prazo para enviar a candidatura aos dois programas se encerra no dia 8 de janeiro.

Ampère Scholarships of Excellence

O Ampère Scholarships of Excellence é um dos programas da universidade. Ele contempla todos os cursos de mestrado em ciências exatas, artes e ciências humanas e sociais (com exceção dos cursos FEADéP).

>>> Bolsa Eiffel: bolsas de mestrado e doutorado na França

O programa oferece um subsídio mensal de 1 mil euros durante um ano. Além disso, a bolsa é renovável por 12 meses para o segundo ano. Isso depende, porém, de o bolsista ser selecionado pelo diretor do curso.

MILYON Scholarship

Também é possível estudar em Lyon com bolsa do MILYON Scholarship. No entanto, ele é um pouco mais restrito. Os cursos contemplados são Matemática Avançada e Fundamentos de Ciência da Computação.

>>> Como é fazer mestrado na França: dicas de uma brasileira

O projeto é financiado pelo governo francês através do programa “Investissement d’avenir”. Ele também oferece um subsídio de 1 mil euros mensais. Se o estudante já tiver outro benefício, o valor será o adicional necessário para que tenha 1 mil euros por mês.

A duração do MILYON é de 5 ou 10 meses – o tempo de duração de um semestre ou um ano acadêmico, respectivamente. A bolsa pode ser renovada para mais 10 meses para o segundo ano. Para renovar, o bolsista precisa ser selecionado por um comitê.

Requisitos para estudar em Lyon com bolsa

Na França, os cursos de mestrado são divididos em dois anos independentes. Ambos os programas para estudar em Lyon com bolsa podem contemplar tanto o Master 1 quanto o Master 2.

Se o candidato estiver se inscrevendo para o Master 1, deve apresentar diploma de graduação. Se estiver aplicando para o Master 2, precisa apresentar provas de que cursou o Master 1.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar na França

No Ampère, há uma restrição de idade para se candidatar: é preciso ter nascido depois de 1º de janeiro de 1994. O MILYON não tem requisito referente à idade.

Os dois programas, contudo, não aceitam estudantes que já tenham estudado ou desenvolvido pesquisa no exterior. Ambos também não permitem estágios que não estejam sob a supervisão da universidade.

Quem estudar em Lyon com a bolsa Ampère não pode ter outro benefício simultâneo. Essa restrição não existe para o MILYON, mas o benefício deve ser de no máximo 1 mil euros.

Como se candidatar para as bolsas de mestrado

Para se candidatar aos programas da Escola Normal Superior de Lyon, é preciso completar um formulário e enviar a application online. Todos os candidatos devem enviar os seguintes documentos:

  • Carta de motivação;
  • Currículo;
  • Diplomas obtidos;
  • Histórico acadêmico;
  • Dois formulários preenchidos por professores que conhecem bem a sua trajetória acadêmica.

Os candidatos a cursos de artes, humanidades, letras ou ciências sociais devem enviar também um resumo do projeto de pesquisa em francês (máx. 3 páginas) e o certificado de proficiência em francês (DALF, DELF, TCF).

>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

Além do certificado de francês, os candidatos dos cursos das ciências exatas devem ter um certificado de proficiência em inglês (IELTS ou TOEFL). Se não falar francês, o candidato deve anexar uma carta informando esse ponto.

O resultado das seleções será divulgado em fevereiro por e-mail. Quem for aceito, irá receber uma carta de aceite e orientação sobre as próximas etapas.

Saiba tudo sobre os programas
Veja a descrição das bolsas
Acesse o formulário de candidatura

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.