Bolsa de mestrado sanduíche na França para brasileiros




bolsa mestrado sanduíche na frança campus france paris

A Embaixada da França no Brasil está recebendo candidaturas para um edital de auxílio para brasileiros admitidos no M2 (segundo ano do mestrado, no país). Assim o programa beneficia os selecionados com bolsas para mestrado sanduíche na França ou para mestrandos interessados em dupla diplomação. O programa destina-se a estudantes com menos de 40 anos.

Bolsas na França

O objetivo do programa é promover a mobilidade de estudantes brasileiros à França e estimular que eles façam doutorado no país. Além disso, o governo também pretende reforçar a dimensão internacional das universidades francesas.


>>> Como conseguir uma bolsa para estudar na França

Como são as bolsas para mestrado sanduíche na França

A bolsa para mestrado sanduíche na França tem duração de seis meses. O período em questão será de 1º de setembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023.

Os bolsistas do mestrado sanduíche na França terão direito à:

  • Isenção de taxas de visto, de taxas administrativas do procedimento pré-consular do Campus France e de taxas acadêmicas;
  • Pagamento da cobertura de saúde no sistema público francês;
  • Auxílio mensal de 310 euros;
  • 700 euros em subsídio de treinamento;
  • Pagamento da cobertura da previdência social na França durante a estadia;
  • Acesso a um catálogo de atividades culturais a preços preferenciais.

Visto que trata-se de um auxílio parcial, o programa exige que o estudante comprove um financiamento complementar de no mínimo mais 390 euros mensais. Os recursos podem ser pessoais ou de uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada.

No entanto, é importante notar que a bolsa não pode ser combinada com outro programa do governo francês, como a Bolsa Eiffel.

>>> Campus France tira dúvidas sobre como estudar na França

Requisitos para participar do programa

O programa de auxílio para mestrado sanduíche na França oferece financiamento a mestrandos de qualquer campo de estudo. Os candidatos devem já ter sido admitidos para o segundo ano do master (M2) em uma instituição pública de ensino francesa.

Além disso, os estudantes devem ter menos de 40 anos até o início do ano universitário (setembro de 2022).

>>> Quanto custa estudar na França

Candidatura às bolsas Bienvenue

As candidaturas à bolsa para mestrado sanduíche na França devem ser feitas até o dia 31 de maio de 2022, às 23h59 (horário de Brasília). 

Os interessados devem preencher um formulário de inscrição (link no final do post). Nesse formulário, você deve adicionar todos os documentos solicitados na forma de um único PDF nomeado “NOME_SOBRENOME_BOLSA MASTER 2”. Os documentos solicitados são:

  • RG ou passaporte;
  • Currículo (máx. 2 páginas, em francês);
  • Histórico e diploma de conclusão do ensino médio;
  • Carta de motivação em francês (máx. 1 página explicando a importância do curso para suas projeções profissionais e acadêmicas);
  • Histórico acadêmico da graduação e mestrado;
  • Diploma do ensino superior;
  • Carta de aceite ou comprovante de aceitação no segundo ano de Master (M2) na França para o ano acadêmico 2022-2023;
  • Diploma de proficiência do idioma no qual o mestrado será conduzido (francês ou inglês);
  • Prova dos seus recursos financeiros para comprovar que você terá como se sustentar durante o período na França (servem contracheques, declaração de imposto de renda, extrato bancário da conta corrente ou poupança, etc)

>>> Bolsas para estudar em Paris na Université Paris-Saclay

Seleção para as bolsas de mestrado sanduíche na França

A seleção das bolsas para mestrado sanduíche na França levará em consideração dois critérios: a excelência acadêmica do candidato e a consistência do curso escolhido com os objetivos profissionais do candidato.

A previsão é de que os nomes dos selecionados sejam divulgados no dia 10 de junho de 2022. Em caso de dúvidas, é possível enviar um e-mail para [email protected]

Veja mais informações sobre as bolsas
Acesse o edital do programa

Faça a sua candidatura

Todas as bolsas abertas

 

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio