A Embaixada da França no Brasil está recebendo candidaturas para um edital de auxílio para brasileiros admitidos no M2 (segundo ano do mestrado, no país). Assim o programa beneficia os selecionados com bolsas para mestrado sanduíche na França ou para mestrandos interessados em dupla diplomação. O novo programa destina-se a estudantes com menos de 40 anos.
O objetivo do “Bienvenue” é promover a mobilidade de estudantes brasileiros à França e estimular que eles façam doutorado no país. Além disso, o governo também pretende reforçar a dimensão internacional das universidades francesas.
Como são as bolsas para mestrado sanduíche na França
A bolsa para mestrado sanduíche na França tem duração de seis meses. O período em questão será de 1º de setembro de 2020 a 8 de fevereiro de 2021.
Os bolsistas do mestrado sanduíche na França terão direito à:
- Isenção de taxas de visto, de taxas administrativas do procedimento pré-consular do Campus France e de taxas acadêmicas;
- Pagamento da cobertura de saúde no sistema público francês;
- Auxílio mensal de 310 euros;
- 700 euros em subsídio de treinamento;
- Pagamento de até dois terços do aluguel em uma residência privada (se o estudante não estiver alojado em uma estrutura já subsidiada pelo governo);
- Acesso a um catálogo de atividades culturais a preços preferenciais.
Visto que trata-se de um auxílio parcial, o programa exige que o estudante comprove um financiamento complementar de no mínimo mais 390 euros mensais. Os recursos podem ser pessoais ou de uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada.
No entanto, é importante notar que a bolsa não pode ser combinada com outro programa do governo francês, como a Bolsa Eiffel.
Requisitos para participar do programa
O programa de auxílio para mestrado sanduíche na França oferece financiamento a mestrandos de qualquer campo de estudo. Os candidatos devem já ter sido admitidos para o segundo ano do master (M2) em uma instituição pública de ensino francesa.
Além disso, os estudantes devem ter menos de 40 anos até o início do ano universitário (setembro de 2020).
Candidatura às bolsas Bienvenue
As candidaturas à bolsa para mestrado sanduíche na França devem ser feitas até o dia 31 de maio, às 23h59 (horário de Brasília).
Os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] com os documentos solicitados. Entre eles, estão:
- RG ou passaporte;
- Currículo (máx. 2 páginas em francês, português ou inglês);
- Histórico e diploma de conclusão do ensino médio;
- Carta de motivação (máx. 1 página explicando a importância do curso para suas projeções profissionais e acadêmicas);
- Histórico acadêmico da graduação e mestrado;
- Diploma do ensino superior;
- Carta de aceite ou comprovante de aceitação no segundo ano de Master (M2) na França para o ano acadêmico 2020-2021.
Os estudantes que se candidatarem por meio da plataforma “Études en France” (procedimento de candidatura Campus France Brasil), devem incluir o e-mail de finalização do procedimento de candidatura onde conste o identificador do dossiê.
É possível já enviar também o comprovante de que você possui os recursos extras exigidos pelo programa. A comprovação pode ser feita por meio de contracheque, declaração do imposto de renda, DECORE, extrato de investimentos ou aplicações, extrato bancário conta corrente ou poupança. Se for o caso, há também a opção de enviar a carta de concessão de auxílio de uma instituição.
Seleção para as bolsas de mestrado sanduíche na França
A seleção das bolsas para mestrado sanduíche na França levará em consideração dois critérios: a excelência acadêmica do candidato e a consistência do curso escolhido com os objetivos profissionais do candidato.
A previsão é de que os nomes dos selecionados sejam divulgados no dia 12 de junho. Em caso de dúvidas, é possível enviar um e-mail para o mesmo endereço da candidatura ([email protected]).
Veja mais informações sobre as bolsas
Acesse o edital do programa
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
COMENTÁRIOS