bolsa para mestrado em políticas públicas erasmus mundus europa

Bolsa Erasmus Mundus para mestrado em políticas públicas na Europa com foco no setor ambiental e agrícola

bolsa para mestrado em políticas públicas erasmus mundus europa
AFEPA/Divulgação

Muitos dos cursos do programa Erasmus Mundus Joint Masters Degrees (EMJMD) procuram responder à necessidade de profissionais capazes de entender e antecipar complexos fenômenos sociais, políticos e econômicos do mundo atual. É também o caso desta oportunidade de mestrado em políticas públicas na área de agricultura e meio ambiente na Europa.

Bolsas Erasmus

 

O curso de Análise de Políticas Agrícolas, Alimentares e Ambientais (Agricultural, Food and Environmental Policy Analysis – AFEPA) objetiva proporcionar educação de alta qualidade no que se refere à avaliação de políticas voltadas especificamente para esses setores.

>> 5 bolsas para estudar na Europa de graça

 

Como é o curso de mestrado em políticas públicas

São dois anos de estudos teóricos, metodológicos e empíricos em três áreas: ciências sociais e econômicas, agricultura e engenharia florestal e geografia. O mestrado em políticas públicas é organizado por quatro universidades europeias:

  • Università Cattolica del Sacro Cuore (Itália);
  • Universidade Sueca de Ciências Agrárias (Suécia);
  • Universidade de Bonn (Alemanha);
  • Universidade Católica de Louvain (Bélgica).

O programa também inclui quatro instituições parceiras: Pontifícia Universidade Católica do Chile, Universidade de Alberta (Canadá), Universidade Politécnica da Catalunia (Espanha), e o Consórcio de Pesquisa Econômica da África (Quênia).

A língua oficial do mestrado é o inglês e ele é organizado em três blocos. O estudante deve estudar pelo menos dois semestres em uma primeira universidade organizadora e dois semestres em uma segunda universidade do primeiro grupo.

>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio em 2021

 

Além disso, deve fazer dois cursos de verão nas instituições parceiras. Alguns dos créditos também podem ser obtidos em uma das parceiras durante o segundo ano do curso. Há também oportunidade de estágio em organizações parceiras não-acadêmicas.

Se você está pensando em se inscrever para uma bolsa Erasmus Mundus, não deixe de assistir o bate-papo que tivemos com brasileiros que já participaram do programa:

>> Como validar mestrado do Exterior no Brasil

 

Sobre os requisitos e as bolsas de estudo

Para ser admitido no curso do programa Erasmus Mundus, é preciso ter uma graduação com um número mínimo de créditos em economia. Pode ser em administração, matemática ou estatística. É recomendável ainda que o aluno tenha cursado matérias introdutórias relacionadas às ciências agrárias, ambientais ou de alimentos.

Como o curso é em inglês, é preciso ter um certificado de proficiência na língua. São aceitos TOEFL e IELTS. No caso de outras provas, é preciso confirmar a sua validade com a organização do mestrado em políticas públicas.

>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

 

O EMJMD oferece bolsas de 24 mil euros (1 mil euros mensais por dois anos) para candidatos de países europeus e parceiros (partner countries). Os bolsistas também recebem uma ajuda anual de custos para viagem e instalação no valor de aproximadamente 4 mil euros. Além disso, esses estudantes também são isentos das taxas universitárias, ganham seguro-saúde e têm acesso a cursos gratuitos de línguas.

Brasileiros com cidadania europeia podem se candidar com europeu e pagam taxas menores pelo curso. Mais abaixo, damos dicas de como economizar no pagamento de taxas de cursos no exterior.

>> Bolsas para mestrado em políticas públicas na Europa

 

Candidatura às bolsas Erasmus para mestrado em políticas públicas

Os interessados nas bolsas para mestrado em políticas públicas devem se candidatar até o dia 31 de janeiro de 2022. A inscrição é realizada no site do programa e o candidato precisa preencher um formulário e fazer o upload da documentação.

Entre os documentos solicitados, estão diploma e histórico universitário, carta de motivação, currículo, certificado de inglês e duas referências que serão contatadas para envio das respectivas cartas. Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e também confira o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio.

 

Saiba tudo sobre o curso
Leia mais sobre as bolsas
Informe-se sobre a candidatura
Inscreva-se agora

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

 

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Eramus pagando taxas muito menores. Nosso parceiro garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso no exterior fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Bolsa Erasmus Mundus para mestrado em políticas públicas na Europa com foco no setor ambiental e agrícola”

  1. Pena que cancelaram a bolsa para a próxima edição. “Erasmus Mundus Joint Master Degree Scholarships will not be available for the 2020-22 edition of the program.” 🙁

    1. Oi, Onde que está essa informação? No site tudo segue igual como se fosse ter. Inclusive, postaram isso: “Application platform opening on Oct. 15th 2019
      We are happy to announce that the newly designed application platform will be accessible as of Oct. 15th for applications to programme admission AND Erasmus Mundus scholarships for the academic intake 20/21.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais