doutorado em ciência política na europa parlamento europeu bolsa

Doutorado em Ciência Política na Europa com bolsa integral

O continente europeu possui tradição em estudos no campo político. Por isso, fazer um doutorado em ciência política na Europa certamente é um grande diferencial no currículo. Isso tanto para quem quer seguir na área acadêmica quanto para quem deseja ter uma carreira profissional internacional.

Neste artigo, falamos sobre duas oportunidades de bolsas para programas de PhD em ciência política, um em Dublin no Trinity College, na Irlanda, e outro na Universidade de Uppsala, na Suécia.

> Bolsas para Estudar em Londres

Doutorado em Ciência Política na Europa do Trinity College

O Trinity College Dublin está recebendo inscrições para um programa de bolsas de doutorado em ciência política na Europa. O curso tem duração de quatro anos. A bolsa é válida para todo o período.

A bolsa de doutorado na Irlanda compreende um bom salário anual, além de orientação para ensino e pesquisa e suporte para conferências e viagens de investigação. Normalmente, seis estudantes são contemplados com a bolsa de estudos.

O Departamento de Ciência Política do Trinity College é um dos principais centros de pesquisa política da Europa. Depois de passar por lá, os estudantes costumam conduzir carreiras como professores ou pesquisadores em importantes universidades, trabalhar no governo ou em grandes empresas.

>>> Melhores bolsas para estudar no exterior

Requisitos para o doutorado no Trinity College

Os candidatos ao doutorado em ciência política na Europa devem ter um bom diploma na área ou em uma disciplina relacionada. O departamento procura selecionar estudantes com diferentes formações educacionais e culturais.

Além disso, é preciso cumprir os requisitos para admissão de estudantes internacionais, que incluem ter conhecimento de inglês comprovado.

Antes de se candidatar, a universidade aconselha os interessados a verificarem se o seu projeto se encaixa com as áreas e temas de pesquisa do departamento.

> Como fazer doutorado em Portugal com bolsa de estudos?

Como se candidatar ao doutorado em ciência política na Irlanda

A solicitação de apoio financeiro é automaticamente considerada, como parte do processo normal de admissão ao doutorado em ciência política na Europa. O prazo para inscrições para começar o doutorado em setembro deste ano é 1º de abril de 2024.

As candidaturas devem ser feitas através do site da universidade.

Dúvidas gerais sobre o doutorado em ciência política na Europa do Trinity College podem ser enviadas para o Coordenador do Ph.D. Dr. Jesse Dillon Savage ([email protected]). Algumas respostas você pode encontrar no FAQ do curso.

>> Veja outras bolsas para estudar na Irlanda

Documentação pro PhD na Trinity College Dublin

Os candidatos devem fazer upload da seguinte documentação através do portal de inscrição on-line (todos os documentos devem ser fornecidos em inglês ou o documento original mais a tradução oficial devem ser enviados):

  • Cópia do histórico acadêmico do mestrado e da graduação
  • Cópia do diploma da graduação e do mestrado
  • Proposta de pesquisa
  • CV detalhado
  • Duas cartas referência acadêmicas
  • Prova de proficência em inglês válida (TOEFL, IELTS ou outras)

>>> Como trabalhar na ONU

PhD em Ciência Política na Irlanda: temas

O Trinity College Dublin possui uma série de temas de pesquisa que são o foco da escola de Ciência Política. O programa recomenda que os candidatos confiram os temas e a compatibilidade dos orientadores com o seu interesse de pesquisa. Os temas de pesquisa para doutorado em ciência política na Irlanda são:

  • Instituções Políticas
  • União Europeia
  • Relações internacionais e segurança
  • Democratização e desenvolvimento
  • Política Irlandesa
  • Políticas Públicas
  • Psicologia Política
  • Teoria Política
  • Política Judicial

Doutorado em Ciência Política na Europa na Universidade de Uppsala

A Universidade de Uppsala, na Suécia, também está recebendo inscrições para bolsas de doutorado em ciência política na Europa. O departamento responsável pelo curso é reconhecido como um dos principais da região nórdica nesse campo de estudos.

O programa prevê um subsídio mensal fixo para todos os alunos selecionados. O salário para os doutorandos do primeiro ano é de 27.700 SEK (cerca de R$ 17 mil).

Os bolsistas deverão se dedicar principalmente a sua pesquisa de doutorado. Porém, outras funções também pode ser incluídas nas suas obrigações, como atividades de ensino ou administrativas. Essas, contudo, não podem ocupar mais do que 20% do seu tempo.

>>> 5 mitos sobre doutorado nos EUA

Requisitos para o doutorado na Suécia

Ter a formação universitária necessária e um bom desempenho acadêmico são requisitos para participar do programa. A Universidade de Uppsala procura ser inclusiva e promover a igualdade de oportunidades. Por isso, busca atrair candidatos de todas as origens que contribuam com a diversidade da instituição.

Para fazer o doutorado em ciência política na Europa na Suécia, os estudantes devem ter pelo menos 90 ECTS (créditos) de estudos na área. Além disso, precisam comprovar proficiência em inglês e/ou sueco.

Neste caso, as bolsas não estão relacionadas a áreas específicas e determinadas de pesquisa. Todas as informações sobre os requisitos gerais de admissão na universidade podem ser encontrados na página do programa.

>> Todas bolsas para estudar na Suécia

Candidatura ao programa da Universidade de Uppsala

Todos os selecionados para o doutorado em ciência política da Universidade de Uppsala recebem bolsa de estudos. Portanto, neste programa também é necessária apenas uma candidatura. O prazo para se inscrever se encerra no dia 31 de Janeiro.

Diferentemente do outro curso, neste não é preciso apresentar o projeto de pesquisa na candidatura. Ele será desenvolvido no primeiro ano de doutorado.

A application é online e deve ser feita através do portal da instituição. Para saber detalhes sobre como se candidatar, é possível acessar esta página.

Para ver as respostas para as dúvidas frequentes sobre o curso, você pode acessar o FAQ. O contato disponibilizado pela universidade para informações sobre o doutorado é o da diretora Elin Bjarnegård ([email protected]).

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja informações sobre o programa na Irlanda
Saiba tudo sobre o doutorado em Uppsala

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Doutorado em Ciência Política na Europa com bolsa integral”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais