
Bolsa para doutorado em Música na Dublin City University
A Dublin City University está recebendo inscrições para um programa que dá bolsa para doutorado em música na Irlanda. A instituição está entre as 100 melhores universidades com menos de 50 anos do mundo, segundo o Times Higher Education. O edital teve inscrições prorrogadas até 23 de abril por conta do coronavirus.
O curso é oferecido pela Escola de Teologia, Filosofia e Música da universidade irlandesa. O ambiente de aprendizado é dinâmico e criativo e tem um forte compromisso com o engajamento social e cultural e a pesquisa.
O estudo acadêmico de música proposto pela instituição envolve uma pluralidade de gêneros, estilos, práticas criativas e contextos musicais. Os professores são internacionalmente reconhecidos pelos seus trabalhos em pesquisa e ensino de música.
>>> Doutorado em música e produção criativa no Reino Unido com bolsa
Sobre a bolsa para doutorado em música
Atualmente, a universidade oferece bolsa para doutorado em música nas áreas de musicologia, musicologia Aplicada e pesquisa baseada em prática.
O programa está interessado em receber projetos no âmbito da Musicologia (em uma ampla variedade de gêneros, práticas e períodos). Especificamente, interessam os seguintes temas:
- Música contemporânea;
- Estudos sobre coral;
- Música popular e música no cinema;
- Processos eletroacústicos;
- Música, sociedade e cultura.
O valor da bolsa para doutorado em música é 16 mil euros por ano, além das taxas universitárias. A duração do benefício é de quatro anos. Contudo, a progressão anual é avaliada de acordo com o desempenho do estudante.
Requisitos para se candidatar
O programa é voltado para estudantes irlandeses, europeus e internacionais no geral. Os candidatos devem ter diploma de graduação mestrado em Música ou área afim. Quem está concluindo o mestrado também pode se inscrever.
Além disso, para concorrer ao benefício também é preciso ter proficiência em língua inglesa.
Como se inscrever na bolsa para doutorado em música
O prazo para se candidatar à bolsa para doutorado em música foi prorrogado até 23 de abril por conta da pandemia do coronavirus. Para se inscrever, é necessário enviar e-mail para Mary Hayes ([email protected]) com o assunto: Music PhD scholarships. Em anexo, é preciso enviar os seguintes documentos:
- Currículo com nomes e informações de contato de duas referências acadêmicas;
- Cópia dos diplomas de graduação e mestrado;
- Cópia do histórico acadêmico da graduação e mestrado;
- Carta descrevendo a adequação à bolsa;
- Projeto de pesquisa com bibliografia (3 mil palavras – excluindo a bibliografia);
- Comprovante de proficiência em inglês.
Os candidatos são incentivados a entrar em contato com um docente cuja área de pesquisa seja a mesma do seu projeto antes de se candidatar. Para ser direcionado para um professor, você pode enviar e-mail para [email protected].
Depois de notificados, os selecionados deverão fazer uma inscrição no portal de pós-graduação das universidades irlandesas.
Saiba mais sobre a bolsa
Conheça o departamento de pesquisa
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.