Bolsa para mestrado em economia agrícola na Alemanha do DAAD na Universidade de Hohenheim
Como sabemos, a agricultura tende a se desenvolver ainda mais nos próximos tempos. Com uma população em expansão, o mundo precisa produzir cada vez mais alimentos. Esse desafio passa inevitavelmente pela necessidade de profissionais com conhecimento na área da sustentabilidade e do desenvolvimento. A bolsa para mestrado em economia agrícola na Alemanha (AgEcon) objetiva formar profissionais capazes de analisar as relações econômicas e políticas no âmbito da agricultura internacional.
O curso da Universidade de Hohenheim é em inglês, focado em pesquisa e tem como pilares a sustentabilidade e a justiça global. Em função disso, ele é contemplado pelo EPOS, o programa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) que dá bolsas integrais a estudantes provenientes de países em desenvolvimento.
>>> Melhores Bolsas para estudar fora com inscrições abertas
Como são as bolsas do DAAD EPOS
A bolsa para mestrado em economia agrícola inclui 904 euros mensais durante os dois anos de estudos. Além disso, o EPOS também cobre um curso intensivo de alemão de dois meses antes do mestrado. Também estão incluídos na bolsa, seguro-saúde, taxas universitárias e despesas com passagens aéreas.
Candidatura à bolsa para mestrado em economia agrícola na Alemanha
Além de ser proveniente de um país em desenvolvimento, para concorrer a bolsa para mestrado em economia agrícola na Alemanha, é preciso ter graduação, dois anos de experiência profissional relevante e estar empregado. É preferível que o candidato não tenha se formado há mais de seis anos.
Para se candidatar à bolsa para mestrado em economia agrícola, o interessado deve enviar o formulário do DAAD preenchido e escaneado junto aos outros documentos exigidos para o EPOS para [email protected]. Também é necessário realizar a inscrição para o curso pelo site da universidade. Tudo isso até o dia 15 de dezembro.
A documentação exigida pelo DAAD que deve ser enviada por email inclui:
- Formulário do DAAD;
- Currículo (modelo Europass);
- Carta de motivação (máx. 2 páginas);
- Carta de recomendação acadêmica;
- Carta de recomendação profissional;
- Comprovante da situação profissional, com cargo e período de trabalho;
- Certificado de conhecimento de inglês (TOEFL, IELTS ou outros)
>>> Veja mais oportunidades na área de agronomia
Já no site da instituição de ensino, os documentos que devem ser carregados são:
- Diploma e histórico universitário;
- Carta de recomendação acadêmica;
- Carta de referência do empregador;
- Carta de motivação (máx. 1 página);
- Resultado do exame do AgEcon (informações aqui)
- Certificado de proficiência em inglês (IELTS, TOEFL ou outros).
Os documentos devem ser traduzidos para o inglês ou alemão. As cartas de recomendação devem seguir o modelo proposto pela universidade. As aulas começam em outubro de 2023 e o curso de alemão será realizado em agosto e setembro antes do início das aulas.
>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe
Quanto custa estudar na Universidade de Hohenheim?
A bolsa do DAAD é somente para quem tem, pelo menos, dois anos de experiência profissional depois de formado. No entanto, quem não tem experiência, mas quer se candidatar, pode fazer curso sem bolsa. O único detalhe importante é que a Universidade de Hohenheim fica em Baden-Württemberg, o estado alemão que cobra taxas universitárias de estudantes internacionais. Sendo assim, o mestrado cobra apenas taxas normais da Alemanha (de até 300 euros por semestre) para estudantes com passaporte europeu e 1500 euros por semestre de estudantes que não tenham cidadania europeia. As inscrições para candidatos que não vão concorrer às bolsas do DAAD podem ser feitas até 15 de março.
Aqui no Partiu Intercâmbio temos diversos relatos de bolsistas do DAAD e de outros programas de bolsa na Europa que foram nossos mentorados. Nesta live, você pode ver nossa conversa com uma bolsista do DAAD EPOS e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Confira informações sobre o curso
Saiba tudo sobre as bolsas
Veja como se candidatar
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
2 comentários em “Bolsa para mestrado em economia agrícola na Alemanha do DAAD na Universidade de Hohenheim”
Desejo receber informações sobre intercâmbio!
Há bolsas para seniores que querem estudar? Até que ponto a idade interfere na aceitação do estudante como aluno?