bolsa para MBA na Alemanha Leipzig Sept DAAD EPOS

MBA na Alemanha com bolsa integral do DAAD - SEPT

Inscrições até 15/10/2024

Procurando uma bolsa para MBA na Alemanha? O Small Enterprise Promotion and Training (SEPT) é um mestrado oferecido pela Universidade de Leipzig. O curso é contemplado pelo programa EPOS do Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD), que dá bolsas para estudantes estrangeiros.

A maioria dos programas universitários e dos MBAs são focados predominantemente nas grandes corporações e suas questões. No entanto, há previsões que afirmam que o futuro da economia depende das pequenas e médias empresas. Por isso, esse curso foi criado com objetivo de transmitir conhecimentos teóricos e descobertas orientadas à experiência prática em gestão, promoção e desenvolvimento de pequenas e médias empresas.

>>> MBA nos EUA com tudo pago

Como é o MBA na Alemanha com bolsa do DAAD?

O MBA na Alemanha da Universidade de Leipzig tem a duração de dois anos foca em questões econômicas que abrangem diferentes conceitos, abordagens e aspectos, desde o apoio a pequenas empresas em situação de sobrevivência até a promoção de empresas inovadoras e dinâmicas. Um tópico específico é a identificação do potencial de crescimento e conceitos que reavaliam políticas econômicas e industriais.

Essa abordagem facilita a formação qualificada para futuros profissionais. O curso capacita os participantes a atuarem como multiplicadores em posições de tomada de decisão, a apoiarem essas empresas e a promoverem empreendedores inovadores.

O SEPT é um programa de MBA na Alemanha concebido em um ambiente internacional, uma vez que a maioria dos estudantes vem de fora da Alemanha. Por conta disso, todo o curso ministrado em inglês. O SEPT concede pontos de crédito sob o sistema ECTS (120 créditos para o curso completo).

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Como é a bolsa para MBA na Alemanha

O custo do mestrado é de 6 mil euros. No entanto, o SEPT é contemplado pelo programa EPOS do DAAD. Ele oferece ajuda financeira para os melhores candidatos provenientes de alguns países, como Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e praticamente toda América Latina.

Os candidatos à bolsa para MBA na Alemanha que forem selecionados pelo DAAD terão isenção das taxas universitárias. Os benefícios do EPOS incluem também um subsídio mensal de 934 euros, além de seguro-saúde, curso de alemão e despesas de viagem.

>> Como trabalhar na Alemanha sem passaporte europeu?

Requisitos para o MBA na Alemanha

O candidato ideal para o MBA deve ser bem qualificado academicamente e possuir alguma experiência de negócios. Os requisitos necessários para se inscrever no curso são:

  • Ter diploma de graduação;
  • Saber inglês (TOEFL iBT: mínimo 78; IELTS academic: mínimo 6.0);
  • Possuir no mínimo dois anos de experiência profissional relevante depois de formado;
  • Ter excelente conhecimento de informática (uso de software de textos, planilha e programas de análise estatística);
  • Conhecimento básico de economia e/ou questões econômicas.

O candidato só será dispensado de apresentar o certificado de inglês caso possua uma carta de proficiência de uma instituição de ensino superior onde cursou um programa em inglês.

>>> Tudo sobre estudar na Alemanha

Currículo e Estrutura do MBA com Bolsa Integral

O primeiro semestre, de outubro a fevereiro, deve ser cursado em Leipzig e inclui os seguintes módulos: Fundamentos do Desenvolvimento Econômico, Gestão de Empreendedorismo e Estratégias de Desenvolvimento de PMEs. O segundo semestre, de abril a julho, também em Leipzig, abrange os módulos de Gestão da Inovação em PMEs, Marketing em PMEs, Finanças de PMEs, Desenvolvimento de Competências em PMEs, Metodologia de Pesquisa e Gestão de Projetos (módulo obrigatório) e Estágio (mínimo de 6 semanas).

O terceiro semestre, de outubro a fevereiro, pode ser realizado fora da Alemanha e consiste em um Projeto de Pesquisa. O quarto semestre, de abril a setembro, deve ser cursado em Leipzig e inclui a defesa da sua dissertação de mestrado. A formação formal na universidade é organizada em módulos e avaliada por meio de exame escrito, ensaio, exame oral ou relatórios de projetos.

Como se candidatar para a bolsa de MBA do DAAD

O prazo de inscrição para quem deseja concorrer à bolsa para MBA na Alemanha vai até de 1 de agosto até 15 de outubro. As candidaturas devem ser feitas através do preenchimento do formulário de inscrição. Os candidatos que passarem para a próxima fase precisam enviar a documentação da candidatura para o MBA na Alemanha pelo correio.

  • Carta de motivação;
  • CV;
  • Cópia apostilada do diploma do ensino médio;
  • Cópia autenticada do diploma universitário;
  • Histórico acadêmico;
  • Certificado de inglês;
  • Carta que comprove experiência profissional;
  • Duas cartas de recomendação (uma acadêmica e outra profissional);
  • Formulário do DAAD de candidatura da bolsa.

Todos os documentos que não estiverem originalmente em inglês ou alemão devem ser traduzidos por tradutor juramentado.

>> Motivos para aprender alemão

O endereço para envio da documentação caso você recebe o convite por email para a próxima fase da seleção da bolsa do DAAD SEPT:

University of Leipzig
International SEPT Program
PF 100920
04009 Leipzig
Germany

Quem for selecionado irá começar o curso em outubro de 2025.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2024

Quanto custa o MBA na Alemanha?

Como vocês sabem, fazer mestrado na Alemanha é muito mais barato do que na maioria dos outros países da Europa e é possível achar vários mestrados gratuitos na Alemanha completamente em inglês. Se você não tem os dois anos de experiência profissional depois de formado exigidos pela bolsa EPOS do  DAAD, você pode se candidatar para o MBA na Alemanha do SEPT sem bolsa (nesse caso, o prazo da candidatura é até 15 de março pra começar em outubro do mesmo ano).

Para candidatos sem bolsa do DAAD, o curso cobra uma taxa única de 6000 euros (a ser paga somente depois da confirmação do aceite pela universidade) e mais cerca de 220 euros por semestre de taxas universitárias que incluem o ticket semestral do transporte público e acesso a cursos de idiomas e esportes na universidade. Vale a pena lembrar que quem estuda na Alemanha tem visto facilitado para trabalhar na Alemanha depois do curso. Veja mais sobre a experiência de estudar na Alemanha.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Acesse o site do curso
Saiba mais sobre as bolsas
Candidate-se

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

3 comentários em “MBA na Alemanha com bolsa integral do DAAD – SEPT”

  1. Boa noite Bruna, tudo bem?

    O link para o preenchimento do formulário de inscrição não está funcionando. Você poderia me enviar um novo, por gentileza?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais