DAAD dá bolsa de mestrado em planejamento urbano na Alemanha em curso em inglês

Estão abertas as inscrições para a bolsa para mestrado em planejamento urbano na Alemanha em curso em inglês focado em desenvolvimento. O curso da Universidade Técnica de Dortmund tem duração de 24 meses e o primeiro ano é feito na Alemanha e o segundo ano pode ser feito na Tanzânia, no Brasil, nas Filipinas, em Gana ou no Chile. O curso tem bolsa de estudos completa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).

Bolsas na Alemanha

O mestrado SPRING – Spatial Planning for Regions in Growing Economies – é completamente em inglês e faz parte do programa de mestrados em Desenvolvimento Sustentável (EPOS) do DAAD, que oferece bolsas para cursos em diversas áreas e a maioria em inglês.  As inscrições podem ser feitas por e-mail ou correio até o dia 1 de outubro.

>>> Cursos de alemão online gratuitos

Um ano de mestrado na Alemanha, um ano em outro país

O primeiro ano de curso é na Universidade Técnica de Dortmund, na Alemanha, e o segundo ano é feito em uma das universidades parceiras do SPRING. O país para onde o aluno vai depende da ênfase que o aluno quer dar ao segundo ano do mestrado em planejamento. As universidades parceiras e as possíveis ênfases são:

  • DoP KNUST, Kumasi, em Gana: para interessados em Regional Development Planning and Management
  • Ardhi University, Dar es Salaam, na Tanzânia: para interessados em Urban Planning and Management
  • SURP, Manila, nas Filipinas: para interessados em Regional Development Planning and Management
  • UACH, Valdivia, no Chile: para interessados em Regional Economic Development
  • Universidade Federal do ABC, no Brasil: para interessados em Planejamento, governança e políticas públicas para
    aglomeração urbana sustentável

O curso começa sempre em meados de outubro e os selecionados podem fazer um curso de alemão em Dortmund durante o mês de setembro antes do início das aulas.

Candidatos brasileiros devem encaminhar suas inscrições para a universidade parceira em São Paulo, a Universidade Federal do ABC, através do seguinte endereço físico ou e-mail:

Federal University of ABC (UFABC)
Pró-Reitoria de Pós-Graduação/SPRING
Alameda da Universidade, s/n
São Paulo
Brazil
springufabc.edubr

>>> Como é morar na Alemanha sem saber alemão

Requisitos da bolsa de mestrado na Alemanha em Regional Development Planning and Management:

  • Graduação em arquitetura ou planejamento urbano com notas acima da média (no momento da candidatura, a graduação não pode ter sido terminada a mais de seis anos)
  • Dois anos de experiência de trabalho comprovada
  • Inglês avançado comprovado por teste: TOEFL (80 pontos no internet based) ou IELTS (6,0).

Além disso, segundo Anne Weber, a coordenadora do curso, todos os anos, pelo menos um brasileiro faz parte da turma aceita para fazer o curso. “Nós ficamos muito felizes em ver o interesse de brasileiros no curso e eu faço questão de, em todas as turmas, ter pelo menos um brasileiro, porque eles trazem olhares e perspectivas muito ricas para o programa Spring”, conta.

>>> Mais oportunidades na área de arquitetura e urbanismo

Documentos necessários para aplicar para a bolsa de mestrado

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

Como é o mestrado em Planejamento Urbano na Alemanha


O SPRING é um curso de mestrado que requer trabalho intenso. O curso é focado em políticas de descentralização e nos desafios de planejadores urbanos em áreas em desenvolvimento e por isso o programa é focado em formar profissionais que sejam pontes entre a formulação e a implementação de medidas. Assim, os alunos do mestrado em planejamento urbano na Alemanha são treinados para serem profissionais qualificados para operacionalizar programas de desenvolvimento com respeito aos aspectos financeiros e atenção às restrições.

O curso quer que os mestrandos saibam moderar o processo participatório para implementar medidas importantes nos centros urbanos das economias em desenvolvimento.  Assim, mestrado da TU Dortmund tem sua ênfase em gestão do desenvolvimento em um nível intermediário entre macro regiões e planejamento baseado na comunidade.

> Como encontrar cursos de graça e em inglês na Alemanha

Segundo a bolsista Ana Beatriz Nestlehner, o curso oferece um aprendizado técnico muito diferente do que se aprender em uma faculdade de arquitetura no Brasil. “É um exercício de pensar problemas, de pensar relações e interconexões e isso é muito válido para qualquer outro tipo de trabalho que vá se fazer. É entender os problemas como um todo e organizá-los de maneira que isso funcione”, conta a Ana que já terminou o primeiro ano do mestrado.

>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

A bolsa de mestrado em planejamento urbano na Alemanha

Os candidatos que receberem a bolsa EPOS do DAAD para o mestrado na Alemanha em planejamento urbano recebem todo o auxílio financeiro e estrutural para fazer o curso. Na bolsa, estão incluídos: seguro-saúde, bolsa mensal de 860 euros, taxas e passagem de ida e volta para o Brasil.

Em caso de dúvida sobre a candidatura, é só entrar em contato com o curso pelo email: application.spring@tu-dortmund.de

Não tenho dois anos de experiência depois de formado posso me candidatar?

A bolsa do DAAD é somente para quem tem, pelo menos, dois anos de experiência profissional depois de formado. No entanto, quem não tem experiência, mas quer se candidatar, pode fazer curso sem bolsa. No site do curso, eles descrevem bem os custos para o primeiro e para o segundo ano de curso. Para o primeiro ano o custo fica em 12 mil euros. No entanto, esse custo não é de tuition, mas sim o custo TOTAL de estudar, morar, viver e se alimentar na Alemanha durante o mestrado. O custo só do curso pro primeiro ano é de cerca de 1180 euros. Então, todo o resto que eles calculam já inclui, moradia, visto, alimentação, passagem. Os custos do segundo ano dependem muito de onde os alunos vão fazer o segundo ano e estão descritos aqui. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As inscrições para candidatos que não vão concorrer às bolsas do DAAD podem ser feitas até 1 de maio do mesmo ano em que você começa o curso.

>>> Tudo sobre estudar na Alemanha

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Para juntar dinheiro em moeda estrangeira do Brasil ou fazer pagamento em moeda estrangeira, aconselhamos usar o a conta bancária multimoedas do Wise . A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Formulário de candidatura do DAAD
Veja instruções para a candidatura
Veja mais informações sobre o curso

Todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora do Partiu Intercâmbio, já pesam nove intercâmbios - dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia - e passeios por 30 países.

Ver Comentários

  • Me formei em maio/2013 Ou seja, 6 anos e 3 meses atrás. A restrição de tempo se aplicaria, correto?

Posts Recentes

Programa Jovens Embaixadores dá viagem aos Estados Unidos para jovens de escolas públicas

O edital do programa Jovens Embaixadores 2023 já foi publicado. As inscrições vão ser até…

10 hours atrás

Yenching Academy at Peking University: bolsas para mestrado na China

Yenching Academy/Divulgação O programa Yenching Academy oferece bolsas para mestrado na China a interessados de…

13 hours atrás

Programa do governo dá bolsas para pesquisa e doutorado na Suíça

A Embaixada da Suíça anunciou no início de agosto a abertura do edital do programa…

15 hours atrás

Emory University oferece bolsas para graduação nos EUA

Emory University/Divulgação A Emory University é uma universidade norte-americana localizada em Atlanta. A instituição está…

16 hours atrás

Programa seleciona professores para dar aulas de português no Exterior

O programa Leitorado, uma parceria da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)…

5 days atrás

Bolsa para mestrado em direito da propriedade intelectual na Alemanha

Para quem se interessa pelas questões referentes à propriedade intelectual e afins, a Universidade de…

5 days atrás