summer job cern suíça estágio

CERN oferece summer job (online) na Suíça para estudantes

summer job cern suíça estágio
Divulgação/CERN

Você já ouviu falar em summer job? Pois então, esta é uma oportunidade de trabalho em um programa desse tipo na Suíça oferecido por nada menos que a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.

programas de estágio

Para quem não sabe o que significa, summer job é um espécie de “emprego de verão”. No caso do Summer Student Programme, se trata mais especificamente de um estágio na CERN (sigla em francês da instituição).

A organização que fica em Genebra reúne físicos e engenheiros que estudam a estrutura fundamental do universo. Os pesquisadores investigam os componentes básicos da matéria e como essas partículas interagem e fornecem insights sobre as leis fundamentais da natureza.

Como uma das principais missões da CERN é a educação, eles possuem um programa de treinamento prático durante o verão europeu (de junho a setembro). Durante o summer job, os participantes terão oportunidade de trabalhar com renomados profissionais em um centro de excelência científica.

>>> Veja outra oportunidade de estágio na CERN

Sobre o estágio na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear

O estágio tem duração de 8 a 13 semanas e os selecionados irão se envolver com projetos avançados. Eles terão também oportunidade de assistir a seminários, visitar as instalações da organização e participar de workshops e debates.

Será possível começar o summer job em qualquer segunda-feira do início ao fim do mês de junho. Em 2021, por conta da pandemia de Covid-19, o estágio será todo online.

>>> Dicas para quem quer trabalhar no Exterior

Em troca o estagiário vai receber:

  • Contrato de associação de até três meses para realização de projeto técnico.
  • Um extenso programa de palestras de física online (você também poderá assistir a uma série de palestras de TI organizadas pelo CERN openlab).
  • Uma bolsa modesta (a ser definida)
  • Eventos sociais virtuais para todos os participantes para criar  manter a comunidade de alunos de 2021
  • Workshops online

Requisitos para o summer job no CERN

O summer job na CERN é voltado a jovens que estejam fazendo graduação ou mestrado em física, engenharia, ciência da computação ou matemática. Os candidatos devem ter estudado na universidade por no mínimo três anos em tempo integral.

>>> Conheça a mentoria do Partiu Intercâmbio

São aceitos no programa estudantes de todas as nacionalidades. A diversidade tem sido parte integral da missão da CERN desde a sua fundação e representa um grande valor para a organização.

Para participar, é preciso ter um bom conhecimento de inglês. Por outro lado, saber francês não é fundamental, mas conta pontos na seleção.

Não são elegíveis candidatos que já tenham participado do programa ou que tenham trabalhado na CERN anteriormente por mais de três meses.

>>> YLA: programa de liderança dá bolsas de estudos para ir a Nova York

Como se candidatar para o estágio no Exterior

A application para o summer job é online e deve ser enviada até o dia 31 de janeiro. A documentação necessária para se candidatar é composta por:

O candidato deve se certificar de possuir todos os documentos solicitados no momento da candidatura. Com exceção das cartas de recomendação, eles não poderão ser enviados após a conclusão. Além disso, é importante também estar preparado para escrever sobre as suas motivações para fazer o estágio.

>>> Como fazer estágio no Mercosul

Após o envio da application, o estudante irá receber um e-mail de confirmação com um link. Este deve ser encaminhado para as referências, que irão enviar as cartas através desse link. Esse envio também deve ser feito até o dia 31 de janeiro.

O resultado final do processo de seleção do summer job será divulgado até o final do mês de abril.

Saiba tudo sobre o programa
Conheça CERN e a sua missão

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

1 comentário em “CERN oferece summer job (online) na Suíça para estudantes”

  1. Oii Bruna, adoro seus conteúdos. Primeiramente quero agradecer por você compartilhar essas oportunidades incríveis com a gente de forma gratuita. Incrível mesmo. Em segundo lugar gostaria de pedir que você compartilhasse mais sobre Summer e Winter Job. Nunca achei como aplica para esses estágios remunerados lá fora. Minha área por exemplo é a Veterinária. Desde já agradeço a atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais