Programa do governo dá bolsas para mestrado na Suécia
A Chalmers University of Technology é uma universidade situada em Gotemburgo focada em pesquisa e formação em tecnologia, ciência, arquitetura e engenharia marítima. Um programa do Conselho Sueco para o Ensino Superior oferece 45 bolsas para mestrado na Suécia na instituição e outra cinco bolsas de estudo por um programa da própria universidade.
A universidade tem dois programas o Adlerbert Study Scholarships, que oferece bolsas de 100% da tuition e o IPOET (International Programme Office for Education and Training), do governo sueco.
A seleção para o IPOET é baseada no desempenho acadêmico dos candidatos. Além da nota média conquistada durante a graduação, também são levadas em consideração a relevância da universidade de origem e a ordem de prioridade da inscrição nos cursos de mestrado da instituição sueca.
As bolsas para mestrado na Suécia contemplam estudantes de todos os cursos oferecidos pela universidade, sem restrições. A Chalmers oferece cerca de 40 cursos nas seguintes áreas: arquitetura e engenharia civil; biotecnologia e engenharia química; ciência da computação e engenharia elétrica; engenharia para o desenvolvimento sustentável; engenharia física e matemática; engenharia industrial e gestão; engenharia mecânica, de automação, naval e design industrial; tecnologia e aprendizagem.
>> Stipendium Hungaricum: bolsas para estudar na Hungria
Como são as bolsas para mestrado na Suécia
Podem se candidatar estudantes internacionais sem cidadania europeia. O programa IPOET oferece uma redução de 75% no valor da mensalidade durante os dois anos do curso.
Os alunos que se destacam no primeiro ano de estudos podem pleitear uma redução ainda maior (85%) no segundo ano. As bolsas para mestrado na Suécia não incluem, portanto aporte de valores, mas, sim, um desconto bem significativo no pagamento da universidade.
Já o programa Adlerbert Study Scholarships oferece bolsas de 100% da tuition pelos 2 anos do mestrado, São elegíveis para a bolsa todos os cursos da Chalmers e candidatos de mais de 140 países, incluindo o Brasil.
Candidatura às bolsas da Chalmers University
É possível tentar concorrer a uma das bolsas para mestrado na Suécia até o dia 15 de janeiro de 2024. Para se candidatar, você deve primeiro aplicar para o mestrado do seu interesse via o sistema único de candidatura para pós-graduação na Suécia, enviando toda a documentação solicitada.
Na candidatura ao programa, o interessado pode aplicar para até quatro cursos, porém deve classificá-los na sua ordem de interesse. Para aumentar as chances de receber o benefício para estudar na Chalmers, você deve escolher o curso da instituição como número 1.
Para se candidatar à universidade, é preciso escolher o curso e enviar os documentos solicitados. Entre eles:
- Diploma da graduação;
- Histórico do curso;
- Certificado de proficiência em inglês (IELTS ou TOEFL);
- Cópia do passaporte;
- Curriculum Vitae;
- Carta de motivação;
- Cartas de Recomendação (opcional).
A candidatura para as bolsas para mestrado na Suécia do IPOET ou do Adlerbert Study Scholarships
abre em novembro. É imprescindível ter feito a candidatura para o curso antes de se candidatar para a bolsa porque você vai precisar do número gerado durante a application para o curso para aplicar.
Com esse número, o primeiro passo será fazer a solicitação do formulário de candidatura à bolsa. Um link de acesso será enviado por email após alguns dias para você preenchê-lo e enviar a carta de motivação para a bolsa de estudos.
Chalmers University: cursos de mestrado oferecidos
A universidade oferece 42 cursos de mestrado. Destes, 41 são ministrados completamente em inglês. Os cursos em inglês disponíveis na Chalmers University estão abaixo:
- Applied mechanics, MSc
- Architecture and planning beyond sustainability, MSc
- Architecture and urban design, MSc
- Biomedical engineering, MSc
- Biotechnology, MSc
- Complex adaptive systems, MSc
- Computer science – algorithms, languages and logic, MSc
- Computer Systems and Networks, MSc
- Data science and AI, MSc
- Design and construction project management, MSc
- Embedded electronic system design, MSc
- Engineering mathematics and computational science, MSc
- Entrepreneurship and business design, MSc
- Environmental engineering, joint nordic MSc
- High-performance computer systems, MSc
- Industrial design engineering, MSc
- Industrial ecology, MSc
- Information and communication technology, MSc
- Infrastructure and environmental engineering, MSc
- Innovative and sustainable chemical engineering, MSc
- Innovative sustainable energy engineering, MSc
- Interaction design and technologies, MSc
- Management and economics of Innovation, MSc
- Maritime engineering, joint nordic MSc
- Maritime management, MSc
- Materials chemistry, MSc
- Materials engineering, MSc
- Mobility engineering, MSc
- Nanotechnology, MSc
- Physics, MSc
- Product development, MSc
- Production engineering, MSc
- Quality and operations management, MSc
- Software engineering and technology, MSc
- Sound and vibration, MSc
- Structural engineering and building technology, MSc
- Supply chain management, MSc
- Sustainable electric power engineering and electromobility, MSc
- Sustainable energy systems, MSc
>> Brasileira estudando com bolsa na Suécia dá dicas
O resultado da seleção das bolsas para mestrado na Suécia será divulgado entre os meses de março e maio de 2024. Vale lembrar que as inscrições para mestrado na Suécia são feitas na plataforma unificada. Você pode se candidatar para até quatro universidades ou cursos em uma candidatura e é necessário pagar uma taxa de 900 coroas cuecas. A taxa é paga uma vez, e não por cada universidade.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Leia sobre as bolsas
Como se candidatar para estudar Suécia
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.