Chevening: bolsas para fazer mestrado no Reino Unido com tudo pago
Bolsas para fazer mestrado no Reino Unido é o que você está procurando, afinal, Mestrado no Reino Unido não é lá muito barato e qualquer ajuda financeira para poder fazer pós-graduação por lá é sempre muito bem-vinda? Pois essa é A oportunidade se você quer estudar na Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte: de 6 de agosto até 5de novembro estão abertas as inscrições das bolsas para fazer mestrado no Reino Unido do Programa Chevening.
O que a bolsa Chevening cobre
As bolsas para fazer mestrado no Reino Unido do Chevening são pagas pelo Ministério das Relações Exteriores britânico e outras organizações e cobrem absolutamente tudo. Elas incluem o pagamento de todas as taxas universitárias, gastos com passagens e visto, e uma quantia mensal durante a duração do programa.
É nada menos que um dos programas de bolsas mais generosos que existem por três razões: a bolsa cobre todos os gastos, não tem limite de idade para ganhar a bolsa e você só precisa gastar com prova de proficiência e tradução de documentos se passar para a segunda fase do programa, já que esses documentos não precisam ser entregues até o final das inscrições em novembro.
>>> Mulher, negra, criada numa comunidade no RJ e Chevener
O Chevening já beneficiou mais de 1800 brasileiros de diferentes regiões, idades e classes sociais nos mais de 35 anos do programa no Brasil. Todos os anos, são cerca de mais de 1.500 bolsas de estudo oferecidas globalmente, demonstrando o contínuo compromisso do Reino Unido em desenvolver os líderes do futuro.
Requisitos das bolsas de estudos no Reino Unido
Para poder participar e concorrer às bolsas de mestrado no Reino Unido é necessário ter
- graduação completa;
- dois anos de experiência de trabalho (estágio durante a faculdade e na sua área de formação contam como experiência de trabalho);
- escolhido três cursos de mestrado em qualquer área no Reino Unido
- não ter cidadania britânica;
- não ter estudado no Reino Unido com bolsa.
- Desde 2020, a candidatura da bolsa Chevening não exige comprovação proficiência em inglês com TOEFL, IELTS ou outras provas, mas você ainda precisa apresentar a prova para as universidades na hora da candidatura pro seu curso.
>>> Bolsas de mestrado na Europa
Importante ressaltar sobre o Chevening
- Não tem limite de idade;
- Aceita cursos de todas as áreas do conhecimento.
O programa foca em profissionais que demonstrem potencial de liderança, habilidade de networking, plano de estudo concreto no Reino Unido e plano de carreira profissional. O embaixador britânico no Brasil, Peter Wilson, destaca ainda que não há UM perfil de bolsistas do Chevening:
“Neste período observamos a importância de poder contar com profissionais que demonstrem habilidades de liderança e que ajudem a construir pontes e gerar soluções inovadoras. O Chevening é uma oportunidade única para pessoas que têm vontade de se tornar agentes de impacto positivo em suas comunidades. Buscamos líderes ambiciosos, com visão a longo prazo e que tenham planos concretos de estudo e carreira. O Reino Unido continua comprometido em abordar os principais desafios globais e o Chevening é, com certeza, parte deste esforço. Esperamos que os escolhidos para receber a bolsa tenham experiências valiosas de aprimoramento pessoal e profissional e que possam voltar com uma bagagem que permita a criação de novas soluções para o Brasil.”
> Como ser fluente em inglês sem fazer intercâmbio
Animou? Então, fique ligado porque as inscrições devem ser feitas no site do programa Chevening de 6 de agosto até 5 de novembro às 11h59min (no Reino Unido). Aqui no Partiu Intercâmbio também tem um FAQ lindo cheio de respostas paras dúvidas que eu recebo de vocês todos os anos. Também prestamos consultoria para quem quer ajuda se inscrever no programa. Em 2020, fizemos um bate-papo com James Phillips, program manager do Chevening no Brasil, para tirar dúvidas e vale MUITO ASSISIR.
>>> Cursos em inglês online gratuitos
Dicas dos bolsistas da Chevening Brasil
Se você está atrás de dicas sobre o processo de seleção da bolsa, confira o depoimento do Luís Pedroso, que ganhou a bolsa em 2015. Nesta live apenas SENSACIONAL, a Priscila Bordon, bolsista do programa em 2017, fala de todo o processo de application dela e também dá dicas maravilhosas para quem acha que não tem o perfil para o programa. Já o Adam, foi selecionado para o Chevening 2019/2020 e deu todas as dicas para arrrasar na entrevista do programa do governo britânico neste post. O Vini França contou tudo sobre a experiência dele com a bolsa Chevening neste vídeo. a Nathália Ribeiro e a Louise Felix foram bolsistas 2020/2021 e falaram sobre as experiências delas e sobre o mito de precisar ter uma trajetória perfeita para poder candidatar pra bolsa de estudos nessa live. Dicas mais gerais sobre candidatura vocês encontram aqui.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Inscreva-se
Veja as dúvidas mais frequentes sobre o programa
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram.
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
34 comentários em “Chevening: bolsas para fazer mestrado no Reino Unido com tudo pago”
qual o procedimento para concorrer para a bolsa?
Eu vi gente comentando que é exigido bacharelado mas na lista de pré requisitos não diz isso, diz apenas graduação completa. A pergunta é: quem tem licenciatura pode se candidatar ??
Olá
Gostaria de verificar se a entrevista da Chevening será em inglês, no calendário diz que a entrevista será em Março porém eu teria até julho para enviar o exame de proficiência
Obrigada
Olá, Bruna! Gostaria de saber se, no meu ÚLTIMO semestre da graduação, eu posso me candidatar ao Chevening ou no ato da inscrição do programa já devo estar formado?
Queria entender melhor,Póspós-graduação e Mestrado
Boa noite. Fiquei triste ao ler que um dos requisitos mínimos é ter um curso bacharelado, e o meu curso é licenciatura 🙁
Olá Bruna! Primeiramente, parabéns e obrigada pelo Partiu Intercâmbio ♥
Gostaria de saber se a TRADUÇÃO em inglês dos documentos (diploma, cartas de recomendação, histórico escolar e etc) precisam ter as ASSINATURAS que os documentos originais têm, ou se podem ser enviadas apenas como uma tradução – junto aos documentos originais em português, claro.
Caraca.. Eu mega empolgada lendo isso aih! E vem o requisito “cursos de bacharelado”. Sou formada em licenciatura. 🙁 🙁 Arrasada.
Inglaterra é super meu sonho, passei seis meses ano passado e adoraria voltar.
O mestrado pode ser em qualquer universidade do Reino Unido? Não entendi essa questão de ter de se inscrever para três bolsas de mestrado, a inscrição é direto com as universidades?
Bom dia, estou começando a pesquisar sobre as bolsas no exterior, e me interessei bastante por essa bolsa, porém fiz graduação MBA de 2 anos e pos graduação de 1 ano e meio. Será que conta? pois nenhuma era bacharel .
Ótimas dicas….
Quando estarão abertas as inscrições para 2020?
Em agosto!
Ótimas dicas…
Bruna,
Só para confirmar, hoje (13/02/19), as inscrições para chevening para a aplicação para setembro/2019 já encerraram, certo? Você sabe informar quando reabrem para 2020? Muito obrigada!
Agosto de 2019
Bom dia Bruna, gostaria de saber se após o fim da bolsa é obrigatório ficar 2 anos fora do reino unido ou ficar 2 anos no Brasil (país de origem)?
É obrigatório ficar no país de origem!
Bruna, antes de me inscrever para a bolsa eu devo estar inscrita para o mestrado, correto? Me corrija se eu estiver errada mas para me inscrever para o mestrado eu precisaria da nota do exame de proficiência não?
Adoro suas dicas flor, trazem muita esperança pra gente e motivam muito! Trabalho expendido, abraços!
Luíza, não necessariamente. Você precisa apresentar um aceite de um mestrado e a prova de proficiência até julho de 2019. O aceite do mestrado só vem depois de você mandar a prova de proficiência, isso é correto. Fazer a proficiência o quanto antes é uma boa, mas algumas universidades até aceitam que você se inscreva só com o comprovante de inscrição na prova de proficiência e entregue os resultados depois.
Onde acho a lista de universidades para me candidatar de acordo com o meu curso?
Oi Bruna,
Eu sei que já passou a data, mas quero preparar-me para a bolsa desse ano. Conta como dois anos de trabalho, os dois anos que fiz de estágios extracurriculares?Obrigada.
Olá, fiquei muito confusa a respeito da aplicação nas três universidades. Isso a gente faz por fora ou na aplicação do programa apenas citar as três que a gente quer?
Olá! Gostaria de entender melhor o Chevening. A bolsa ofertada é para pagar o curso ou para custos com moradia? Queria entender se o valor da bolsa é para ajudar a pagar parte do curso escolhido pelo participante ou se o valor da bolsa é para cobrir custos com moradia, transporte, alimentação, etc?
Uma pena que eles pedem data dos testes de proficiência a partir de 1 de outubro. Eu fiz o IELTS esse ano, tirei uma nota boa, mas não poderia usar esse resultado pelo que diz. 🙁
Eliaaaaaaane, por favor, claro que a data do teste é de 1 de outubro de 2015 em diante. Te inscreve! Botei isso grandão no texto agora! beijo
Obrigada!!! 😀
Bom dia Bruna!
De acordo com a matéria: “O resultado do teste de inglês pode ser enviado até 14 de julho de 2016”
Significa que quem não enviou o resultado não pode mais participar da seleção?
Estou adorando o site, obrigada por compartilhar tantas oportunidades legais!
Gabriela, acho que eu estava com muito sono quando postei isso. Claro que o deste deve ser enviado até 2017 😉 te inscreve. Beijo
Os dois anos de experiencia de trabalho são exclusivamente para carteira assinada ou estágios (que podem ser comprovados pela faculdade) valem?
Nenhuma das áreas tem relação direta com artes e cinema? Pena.
João, as áreas descritas são as áreas de preferência. Você pode se inscrever mesmo não sendo destas áreas, a bolsa é aberta a todas áreas do conhecimento.
Opa! Obrigado pelo esclarecimento, Bruna!
Bruna, bom dia. Gostaria de saber se importa o fato de que a experiência de trabalho não seja da mesma área (ou deve ser) que pretendo um mestrado?
Sou da área da saúde/esportes mas trabalhei por maior tempo registrada dentro da área corporativa.
Outra pergunta, existe uma “preferência” ou limite máximo de idade para se inscrever ao mestrado? Não sou assim ‘jovenzinha’…rs