bolsas integrais para mestrado erasmus + portugal

Erasmus dá bolsas integrais para mestrado em Portugal, Bélgica e Alemanha em engenharia de alimentos

Um programa financiado pelo Erasmus está oferecendo bolsas integrais para mestrado em Portugal, Bélgica e Alemanha. Interessados em se especializar na área de engenharia de alimentos, sustentabilidade, tecnologia e negócios podem se inscrever até o dia 1º de março.

Sobre o BiFTec-FOOD4S do Erasmus Mundus

O Master in Sustainable Food Systems Engineering, Technology and Business (BiFTec-FOOD4S) tem duração de dois anos e é organizado por um consórcio de universidades europeias formado por:

  • KU Leuven, na Bélgica;
  • Hochschule Anhalt, na Alemanha;
  • Universidade Católica Portuguesa, em Portugal;
  • University College Dublin, na Irlanda.

Além disso, o master tem parceria com outras universidades pelo mundo, onde o estudante poderá se apoiar para cursar módulos de competência profissional ou para desenvolver a dissertação.

O curso tem o objetivo de promover inovação no setor com a finalidade de lidar com as necessidades futuras e a sustentabilidade no contexto global. O foco é formar profissionais e pesquisadores competentes para atuar nas áreas de de produção sustentável de alimentos, processamento e agronegócio.

>>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio em 2024

Como são as bolsas em engenharia de alimentos

O programa em engenharia de alimentos, sustentabilidade, tecnologia e negócios inclui:

  • 8 mil euros por ano como contribuição com os custos de participação no mestrado (taxa de matrícula, seguro, etc);
  • 1,4 mil euros por mês para subsidiar os estudos.

O valor total dos benefícios pode chegar a 47 mil euros durante os dois anos de curso.

Requisitos e candidatura para as bolsas integrais para mestrado

Para se candidatar na bolsa de mestrado em engenharia de alimentos, é necessário possuir graduação na área científica (engenharia de alimentos, nutrição, biotecnologia ou outros cursos relacionados) e ter um bom desempenho acadêmico. Além disso, é necessário comprovar fluência em inglês com nota em prova de proficiência no TOEFL ou IELTS.

A candidatura ao mestrado e às bolsas são feitas simultaneamente. O candidato deve preencher a application online e enviá-la juntamente com os documentos solicitados em PDF, além de pagar uma taxa de 75 euros. Tudo até o dia 1º de março.

>> Brasileiros bolsistas do programa Erasmus dão dicas

Os documentos que deverão ser enviados como anexos à candidatura são: cópias do diploma e do histórico acadêmico e cópias das respectivas traduções; o certificado de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS); comprovante do pagamento da taxa; cópia do passaporte; carta de motivação; cartas de recomendação e currículo.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

>> Visto para trabalhar na Alemanha

Conheça a estrutura do curso
Saiba mais sobre as bolsas
Veja o passo a passo sobre a candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

17 comentários em “Erasmus dá bolsas integrais para mestrado em Portugal, Bélgica e Alemanha em engenharia de alimentos”

  1. Bom dia! Existe limite de idade para quem tem interesse em conseguir bolsa de pós ou mestrado na Alemanha? Tem alguma previsão de ofertas para a área de Psicologia?

  2. Sou bacharel em contabilidade e gostaria de candidatar me no Mestrado em Portugal e obter uma bolsa. Como proceder para conquista uma vaga?

  3. Francisco Jose Toalha

    boa noite embaixador de Portugal sou moçambicano e licenciado em matemática na universidade pedagógica gostaria de dar continuidade com mestrado na areia de estatística ,por via de bolsa de estudo,porque não tenho condicies suficiente para estarem em Portugal ,vivo com meu avo que tem 5 netos e e camponês ele não conseguem sustentar nos todos.

  4. Eu estou me inscrevendo pra esse mestrado, porém eu nao sei se devo me inscrever somente no site da faculdade ou se preciso me inscrever pelo site do Erasmus tambem.
    To meio perdida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais