mestrado direto europa mestrado direto europa bolsa para mestrado em direito e economia erasmus

Bolsa para mestrado em direito e economia na Europa

Mais uma oportunidade do programa Erasmus Mundus Joint Masters Degrees: desta vez, trata-se de uma bolsa para mestrado em direito e economia na Europa com possibilidade de escolher estudar no mínimo em duas entre nove universidades.

O mestrado em direito e economia na Europa (EMLE)

O Mestrado Europeu em Direito e Economia (European Master in Law and Economics — EMLE) visa formar advogados e economistas equipados com uma base interdisciplinar preparados para enfrentar os desafios dos negócios e do direito europeu e internacional. É possível escolher uma das três opções de especializações: Análise Econômica de Mercados, Corporações e Reguladores, Análise Econômica de Direito Público e Internacional e Análise Econômica de Inovação e Propriedade Intelectual.

>>>Bolsistas Erasmus dão dicas para ganhar bolsa

Sobre a estrutura EMLE do Erasmus Mundus

O curso de mestrado em direito e economia na Europa é resultado de uma parceria entre nove universidades:

  • Aix Marseille Université (França);
  • Universidade Pompeu Fabra (Espanha);
  • Universidade de Ghent (Bélgica);
  • Universidade de Haifa (Israel);
  • Universidade de Hamburgo (Alemanha);
  • Universidade de Mumbai (Índia);
  • Universidade de Roma LUMSA (Itália);
  • Erasmus University Rotterdam (Holanda);
  • Escola de Economia de Varsóvia (Polônia).

Todos os alunos devem estudar em pelo menos duas universidades, de acordo com as regras gerais de mobilidade do programa. No primeiro semestre, os cursos são os mesmos em todas as áreas e universidades. A especialização começa no segundo semestre com duas matérias especializadas e três disciplinas comuns e universidades parceiras. A terceira parte do curso é composta por duas matérias escolhidas pelo aluno em uma das universidades parceiras.

>>> Como validar mestrado do Exterior no Brasil

A bolsa de mestrado em direito e economia na Europa

O mestrado em direito e economia na Europa faz parte do programa Erasmus+, que contempla diferentes cursos e irá beneficiar estudantes interessados na bolsa para mestrado em direito e economia. A cada ano cerca de 10 alunos costumam ser selecionados, a maior parte provenientes de países parceiros (partner countries) — categoria à qual o Brasil pertence.

Os bolsistas recebem uma generosa ajuda para cobrir as mensalidades, os custos de viagem e um auxílio mensal de 1400 euros para subsistência durante toda a duração do curso. Além disso, também está incluído na bolsa para mestrado em direito e economia um seguro-saúde vigente durante todo o mestrado.

Quanto custa um mestrado em direito na Europa

O programa Erasmus Mundus possui valores diferentes para estudantes internacionais e europeus. O valor do curso de mestrado em direito em economia na Europa fica em 6,500 para estudantes europeus e 11,000 euros para estudantes internacionais.

Esses valores cobrem apenas o custo do curso (tuition fee) bem como algumas atividades sociais relacionadas com o EMLE. Os custos adicionais para livros e materiais de estudo variam de acordo com o curso e a universidade parceira. A responsabilidade de arcar com os custos de subsistência e despesas de viagem é dos alunos.

O custo de vida nas universidades parceiras do EMLE podem variar bastante, mas o curso estima que os estudantes sem bolsa precisam arcar com valores mensais de custo de vida que ficam entre 750 e 1300 euros por mês depenendo do estilo de vida de cada aluno.

>>> Melhores bolsas para mestrado na Europa

Candidatura à bolsa Erasmus Mundus em direito

Para concorrer à bolsa para mestrado em direito e economia na Europa do Erasmus+, é preciso ter graduação em uma das duas áreas. Também podem se candidatar, graduados em administração, ciências sociais ou outro campo que tenha um número considerável de créditos em direito e economia.  Os candidatos também precisam comprovar que tem conhecimento da língua inglesa — idioma oficial do curso.

A seleção é baseada em quatro critérios: qualidade da carreira universitária (40%), qualidade da carta de motivação (25%), afinidade dos estudos anteriores (25%) e cartas de recomendação (10%).

>>> Confira outras oportunidades na área do direito

Para se candidatar, é preciso preencher o formulário online e enviar até 15 de janeiro de 2025 cópias certificadas e oficialmente traduzidas dos seguintes documentos:

O certificado de inglês será solicitado somente em um segundo momento. No entanto, quem não possui TOEFL, IELTS, Cambridge Certificate of Proficiency in English ou Cambridge Certificate in Advanced English não pode participar do programa.

>>> Tire suas dúvidas sobre o Erasmus Mundus

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes. Caso você precise de ajuda na candidatura.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Leia sobre as bolsas de estudo
Veja as respostas para as dúvidas frequentes

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

3 comentários em “Bolsa para mestrado em direito e economia na Europa”

  1. Solange Maria Nunes Fernandes

    olá sou cabo-verdiana estou interessada na bolsa para fazer mestrado em direito, sempre foi o meu desejo de fazer mestrado fora do país gostaria de saber si nós os caboverdianos poderia-mos participar.obrigada

  2. Ainda não tenho o TOEFL nem nenhum dos outros, mas ja posso me aplicar antes de obter o certificado? (Por exemplo, fazer o exame dps de realizar a inscrição)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais