Bolsa para mestrado em direito e economia para estudar em vários países

bolsa para mestrado em direito e economia erasmus

Mais uma oportunidade do programa Erasmus Mundus Joint Masters Degrees: desta vez, trata-se de uma bolsa para mestrado em direito e economia com possibilidade de escolher estudar no mínimo em duas entre dez universidades.

Bolsas de Mestrado

O Mestrado Europeu em Direito e Economia (European Master in Law and Economics – EMLE) visa formar advogados e economistas equipados com uma base interdisciplinar preparados para enfrentar os desafios dos negócios e do direito europeu e internacional. É possível escolher uma das três opções de especializações: Análise Econômica de Mercados, Corporações e Reguladores, Análise Econômica de Direito Público e Internacional e  Análise Econômica de Inovação e Propriedade Intelectual.

>>>Bolsistas Erasmus dão dicas para ganhar bolsa

Sobre a estrutura do curso

O curso é resultado de uma parceria entre 11 universidades:

  • Aix Marseille Université (França);
  • Universidade Pompeu Fabra (Espanha);
  • Universidade de Bolonha (Itália);
  • Universidade de Ghent (Bélgica);
  • Universidade de Haifa (Israel);
  • Universidade de Hamburgo (Alemanha);
  • Universidade de Mumbai (Índia);
  • Universidade de Roma LUMSA (Itália);
  • Erasmus University Rotterdam (Holanda);
  • Universidade de Viena (Áustria);
  • Escola de Economia de Varsóvia (Polônia).

Todos os alunos devem estudar em pelo menos duas universidades, de acordo com as regras gerais de mobilidade do programa. No primeiro semestre, os cursos são os mesmos em todas as áreas e universidades. A especialização começa no segundo semestre com duas matérias especializadas e três disciplinas comuns e universidades parceiras. A terceira parte do curso é composta por duas matérias escolhidas pelo aluno em uma das universidades parceiras.

>>> Como validar mestrado do Exterior no Brasil

Como é a bolsa do programa Erasmus

O curso faz parte do programa Erasmus+, que contempla diferentes cursos e irá contemplar estudantes interessados na bolsa para mestrado em direito e economia. No último ano acadêmico, 60 alunos do curso tiveram bolsas, sendo 27 de países europeus e 22 de países parceiros (partner countries) – este último grupo do qual os brasileiros fazem parte.

Os bolsistas recebem uma generosa ajuda para cobrir as mensalidades, os custos de viagem e um auxílio mensal para subsistência durante toda a duração do curso. Além disso, também está incluído na bolsa para mestrado em direito e economia um seguro-saúde vigente durante todo o master.

>>>  Dicas sobre documentação e burocracia dos mestrados Erasmus

Candidatura à bolsa para mestrado em direito e economia

Para concorrer à bolsa para mestrado em direito e economia do Erasmus+, é preciso ter graduação em uma das duas áreas. Também podem se candidatar, graduados em administração, ciências sociais ou outro campo que tenha um número considerável de créditos em direito e economia.  Os candidatos também precisam comprovar que tem conhecimento da língua inglesa – idioma oficial do curso.

A seleção é baseada em quatro critérios: qualidade da carreira universitária (40%); qualidade da carta de motivação (25%); afinidade dos estudos anteriores (25%) e cartas de recomendação (10%).

>>> Confira outras oportunidades na área do direito

Para se candidatar, é preciso preencher o formulário online e enviar até metade de dezembro cópias certificadas e oficialmente traduzidas dos seguintes documentos:

  • Diploma de graduação e histórico acadêmico;
  • CV;
  • Carta de motivação;
  • Cartas de recomendação;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de pagamento da taxa (de 24 ou 30 euros para brasileiros – dicas para economizar estão abaixo).

O certificado de inglês será solicitado somente em um segundo momento. No entanto, quem não possui TOEFL, IELTS, Cambridge Certificate of Proficiency in English ou Cambridge Certificate in Advanced English não pode participar do programa. Para dicas sobre documentação, vale a pena ver nossa live com brasileiros do programa Erasmus.

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Eramus pagando taxas muito menores, o EMLE também oferece desconto nas taxas para quem aplica até o deadline de dezembro. A Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Saiba tudo sobre o curso
Leia sobre as bolsas de estudo
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Inscreva-se agora

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

2 respostas para “Bolsa para mestrado em direito e economia para estudar em vários países”

  1. Solange Maria Nunes Fernandes disse:

    olá sou cabo-verdiana estou interessada na bolsa para fazer mestrado em direito, sempre foi o meu desejo de fazer mestrado fora do país gostaria de saber si nós os caboverdianos poderia-mos participar.obrigada

  2. Babi disse:

    Ainda não tenho o TOEFL nem nenhum dos outros, mas ja posso me aplicar antes de obter o certificado? (Por exemplo, fazer o exame dps de realizar a inscrição)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.