WBG YPP: programa é oportunidade para trabalhar no Banco Mundial
YPP trabalhar no banco mundial

YPP/Divulgação

O Young Professionals Program – WBG YPP é um programa do World Bank Group que oferece bolsas para trabalhar no Banco Mundial. Ele foi lançado neste ano e é definido como o ponto de partida para uma carreira na instituição.

Bolsas para trabalho ou estágio no exterior

O foco do programa é recrutar profissionais com diferentes formações acadêmicas relevantes para três instituições do grupo: o Banco Mundial, o IFC e MIGA. Será dada preferência para interessados de países membro do WBG ou nos quais ele realiza operações – o Brasil é um deles.

>>> Bolsas para especialização ou atualização profissional na Itália

Como é o programa para trabalhar no Banco Mundial

Os selecionados para trabalhar no Banco Mundial irão participar de um programa de desenvolvimento da liderança com duração de dois anos. A experiência começa em Washington, nos Estados Unidos.

>>> Programa Humphrey: a bolsa de estudos para quem trabalha poder fazer intercâmbio nos EUA

A etapa inicial é de treinamento intensivo na prática e em sala de aula. Os jovens aprendem os fundamentos da liderança, como funcionam as operações das instituições do grupo e como identificar oportunidades de impacto conjunto.

O YPP é baseado em alguns pilares principais, entre eles estão a experiência profissional, o treinamento sobre o WBG, o conhecimento do funcionamento global do WBG, coaching e mentoria enetworking.

O que o programa oferece?

O WBG YPP oferece um salário competitivo e um pacote de benefícios como parte de um contrato de cinco anos.

Os benefícios incluem seguro saúde, seguro de vida e seguro contra acidentes, além de plano de pensão. Há também a possibilidade de se ter também benefícios relativos à realocação e mobilidade.

Requisitos para se candidatar ao YPP

As oportunidades para trabalhar no Banco Mundial são destinadas a candidatos que demonstrem paixão pelo desenvolvimento internacional, que sejam pós-graduados e tenham experiência profissional relevante, além de potencial para crescer em cargos de liderança.

Os critérios de elegibilidade do YPP são:

  • Ter nascido depois de 1º de outubro de 1988;
  • Ter mestrado ou doutorado;
  • Possuir especialização em uma área relevante para o grupo (veja aqui as YPP Business Areas);
  • Demonstrar experiência profissional relevante ou estudos continuados até o doutorado;
  • Ser fluente em inglês.

Os requisitos relacionados à formação e à experiência possuem especificidades para cada instituição do WBG.

Para ser considerado competitivo, o candidato deve ter boas credenciais acadêmicas, demonstrar conhecimento das tendências do setor e habilidades de envolvimento com o cliente, ter boa comunicação e capacidade de gestão de equipe.

Experiência profissional em mercados emergentes ou países em desenvolvimento e proficiência em um dos idiomas oficiais do WBG (árabe, mandarim, francês, português, russo e espanhol) serão considerados atributos extras.

O Banco Mundial preza pela diversidade e pela inclusão. Por isso, cidadãos da África Subsaariana, do Caribe, mulheres e pessoas com deficiência são especialmente convidados a se candidatar. Para solicitar materiais adicionais em formatos acessíveis, é possível entrar em contato por e-mail youngprofessionals@worldbankgroup.org.

Como se candidatar para trabalhar no Banco Mundial pelo YPP

As candidaturas para o WBG YPP estão abertas de 1º a 30 de junho para todos os perfis e reabrem de 17 de agosto a 21 de setembro, especificamente para o IFC e MIGA.

Os interessados devem aplicar online. Entre os documentos solicitados na inscrição para trabalhar no Banco Mundial, estão:

  • Currículo;
  • Diplomas e histórico acadêmico;
  • Duas redações breves;
  • Pequeno sumário da tese ou dissertação (apenas para candidatos do World Bank);
  • Três referências acadêmicas ou profissionais.

Os ensaios devem ter no máximo 500 palavras e tratar sobre as seguintes questões:

  1.  Conte o que inspira você a trabalhar no Banco Mundial e por que você deveria ser selecionado. É possível incluir informações sobre experiência pessoal e profissional na resposta.
  2. Compartilhe suas opiniões sobre o novo programa para jovens profissionais do Banco Mundial e por que as ações conjuntas do WBG (públicas e público-privadas) para os desafios do desenvolvimento são tão importantes.

Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados virtualmente e poderão também ter que realizar testes sobre finanças.

Saiba tudo sobre o programa
Veja informações sobre a candidatura
Leia as respostas para as dúvidas frequentes
Acesse o portal de inscrições

Todas as bolsas de estudo

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio