
O Young Professionals Program – WBG YPP é um programa do World Bank Group que oferece bolsas para trabalhar no Banco Mundial. Ele é definido como o ponto de partida para uma carreira na instituição.
Bolsas para trabalho ou estágio no exterior
O foco do programa é recrutar profissionais com diferentes formações acadêmicas relevantes para três instituições do grupo: o Banco Mundial, o IFC e MIGA. Será dada preferência para interessados de países membro do WBG ou nos quais ele realiza operações – o Brasil é um deles.
Como é o programa para trabalhar no Banco Mundial
Os selecionados para trabalhar no Banco Mundial participam de um programa de desenvolvimento da liderança com duração de dois anos. A experiência começa em Washington, nos Estados Unidos.
A etapa inicial é de treinamento intensivo na prática e em sala de aula. Os jovens aprendem os fundamentos da liderança, como funcionam as operações das instituições do grupo e como identificar oportunidades de impacto conjunto.
O YPP é baseado em alguns pilares principais, entre eles estão experiência profissional, desenvolvimento da liderança, treinamento sobre o WBG, conhecimento do funcionamento global do WBG, coaching e mentoria e eventos de networking.
O que o programa oferece?
O WBG YPP oferece um salário competitivo e um pacote de benefícios como parte de um contrato de cinco anos.
Os benefícios incluem seguro saúde, seguro de vida e seguro contra acidentes, além de plano de pensão. Há também a possibilidade de se ter também benefícios relativos à realocação e mobilidade.
>>> Bolsa de MBA na Universidade de Oxford para quem trabalha com impacto social
Requisitos para se candidatar ao YPP
As oportunidades para trabalhar no Banco Mundial são destinadas a candidatos que demonstrem paixão pelo desenvolvimento internacional, que sejam pós-graduados e tenham experiência profissional relevante, além de potencial para crescer em cargos de liderança.
Os critérios de elegibilidade do YPP são:
- Ter nascido depois de 1º de outubro de 1990;
- Ter mestrado ou doutorado;
- Possuir especialização em uma área relevante para o grupo (veja aqui as YPP Business Areas);
- Demonstrar experiência profissional relevante ou estudos continuados até o doutorado;
- Ser fluente em inglês.
Os requisitos relacionados à formação e à experiência possuem especificidades para cada instituição do WBG.
Para ser considerado competitivo, o candidato deve ter boas credenciais acadêmicas, demonstrar conhecimento das tendências do setor e habilidades de envolvimento com o cliente, ter boa comunicação e capacidade de gestão de equipe.
Experiência profissional em mercados emergentes ou países em desenvolvimento e proficiência em um dos idiomas oficiais do WBG (árabe, mandarim, francês, português, russo e espanhol) serão considerados atributos extras.
O Banco Mundial preza pela diversidade e pela inclusão. Por isso, cidadãos da África Subsaariana, do Caribe, mulheres e pessoas com deficiência são especialmente convidados a se candidatar. Para solicitar materiais adicionais em formatos acessíveis, é possível entrar em contato por e-mail [email protected].
>>> Origini Italia: programa dá bolsas para curso e estágio na Itália
Como se candidatar para trabalhar no Banco Mundial pelo YPP
O período de candidaturas para o WBG YPP será de 15 de junho até 15 de julho para todos os perfis e de 15 de agosto a 30 de setembro especificamente para o IFC e MIGA. Mas você já pode começar a reunir a documentação e se preparar.
Os interessados devem aplicar online. Entre os documentos solicitados na inscrição para trabalhar no Banco Mundial, estão:
- Currículo;
- Diplomas e histórico acadêmico;
- Um ensaio curto;
- Pequeno sumário da tese ou dissertação (apenas para candidatos do World Bank);
- Três referências acadêmicas ou profissionais.
O ensaio deve ter no máximo 4.500 caracteres e as questão a ser respondida nesta edição já foi divulgada:
- Dado o atual contexto global, como o Grupo Banco Mundial pode ajudar nossos clientes nacionais a apoiar e alcançar um desenvolvimento verde, resiliente e inclusivo? Inclua a reconstrução do progresso perdido nas metas gêmeas do WBG nos últimos anos, no que se refere à sua área de trabalho.
Os candidatos pré-selecionados serão entrevistados virtualmente. As entrevistas poderão envolver diferentes atividades, como exercícios individuais ou em grupo e testes sobre finanças.
Saiba tudo sobre o programa
Veja informações sobre a candidatura
Leia as respostas para as dúvidas frequentes
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
COMENTÁRIOS