Tem interesse em fazer mestrado em farmácia com tudo pago? Que tal uma bolsa Erasmus Mundus para estudar em quatro países diferentes?
O Bio & Pharmaceutical materials science European Master (BIOPHAM) é um curso formado por um consórcio de universidades, que conta com o apoio do Erasmus+. Ele tem duração de dois anos e é em inglês.
Como se estrutura o curso
O mestrado em farmácia tem como objetivo atender a demanda internacional de especialistas qualificados com conhecimento teórico e prático de alto nível na área de ciência dos materiais e física e química dos materiais aplicadas a farmacêuticos.
Os alunos podem optar por dois diferentes percursos de estudo e isso definirá a sua mobilidade entre as quatro instituições de ensino superior do programa:
- 1º semestre: Universidade de Pisa, Itália;
- 2º semestre: Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha;
- 3º semestre: Universidade da Silésia em Katowice, Polônia;
- 3º semestre: Universidade de Lille, França
- 4º semestre: dissertação em instituições associadas.
O BIOPHAM tem vários parceiros em diferentes países, incluindo indústrias, ONGs, universidades e órgãos públicos.
>>> Veja nossa conversa com brasileiros bolsistas Erasmus Mundus
Como são as bolsas para mestrado em farmácia na Europa
Estão previstas bolsas Erasmus para parte dos candidatos que se inscreverem na primeira rodada de candidaturas do mestrado em farmácia.
As bolsas cobrem a matrícula no curso, seguro internacional, subsídio para despesas com viagem e instalação (3 mil anuais + 1 mil euros) e um auxílio mensal (1 mil euros).
Contudo, vale lembrar que quem quiser concorrer à bolsa Erasmus não pode ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.
Quais são os requisitos para o BIOPHAM
Para se candidatar ao BIOPHAM, os interessados devem ter graduação em uma disciplina científica relacionada ao curso. Nesse sentido, será dada prioridade aos candidatos formados em física, química ou ciência dos materiais.
Além disso, outro requisito do curso é ter fluência em inglês (nível B2 ou equivalente). Será necessário comprovar o conhecimento por meio do resultado de uma prova de proficiência como:
- TOEFL (Paper-based: nota mín. 4,5 na parte escrita e nota geral 575/Internet-based: nota mín. 20 na parte escrita e nota geral 90);
- IELTS (nota mínima 6,5 e nenhuma seção abaixo de 5,5);
- Cambridge (CAE ou CPE);
- TOEIC (785).
Como se candidatar para fazer o curso com bolsa
Todos os candidatos inscritos no mestrado em farmácia até o dia 28 de fevereiro serão automaticamente considerados para as bolsas Erasmus.
As inscrições são online e para completar a candidatura, será necessário anexar alguns documentos:
- Cópia do diploma de graduação;
- Cópia do histórico escolar;
- Certificado de proficiência em inglês;
- Currículo (conforme modelo);
- Passaporte;
- Duas cartas de recomendação;
- Declaration of Honour (conforme modelo);
- Comprovante de residência.
Todos os documentos devem estar em inglês ou acompanhados de tradução. O resultado da seleção deve ser divulgado até abril.
Quem deseja fazer o mestrado em farmácia sem bolsa de estudos pode se candidatar na segunda rodada de inscrições — de 15 de março a 15 de maio.
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. Nosso parceiro garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.
Saiba mais sobre o curso
Veja as informações sobre a bolsa
Confira os detalhes da candidatura
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Quem saiu do ensino medio pode prestar também ou tem que ter alguma faculdade?