Mestrado em agronomia na Alemanha com bolsa do DAAD
O programa de bolsas EPOS do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) contempla um curso de mestrado em agronomia na Alemanha. As inscrições vão até 15 de setembro.
O curso Ciências Agrícolas e Gestão de Recursos nos Trópicos e Subtrópicos (Agricultural Sciences and Resource Management in the Tropics and Subtropics — ARTS, no nome original) é oferecido pela Universidade de Bonn.
O mestrado em agronomia na Alemanha tem uma abordagem multidisciplinar. O objetivo é formar os alunos na gestão aplicada de recursos naturais para pesquisa e desenvolvimento agrícola em ambientes tropicais.
São dois anos de aulas, seminários, treinamento e experiência de campo. O curso é todo em inglês.
Como são as bolsas do programa EPOS do DAAD
A bolsa para mestrado em agronomia na Alemanha do DAAD inclui 850 euros mensais durante os dois anos de estudos. Além disso, o EPOS também cobre um curso intensivo de alemão de dois meses antes do mestrado. Também estão incluídos na bolsa, seguro-saúde, taxas universitárias e despesas com passagens aéreas.
Requisitos para o mestrado em agronomia na Alemanha
Para se candidatar ao mestrado em agronomia na Alemanha e às bolsas EPOS, é preciso ter os seguintes requisitos:
- Graduação em ciências agrícolas ou em um campo relacionado ao curso;
- Último diploma acadêmico não pode ter mais de 6 anos;
- Dois anos de experiência profissional na área da agricultura;
- Proficiência em inglês (TOEFL IBT 60 ou IELTS 6);
- Menos de 36 anos.
Candidatura às bolsas para mestrado em agronomia na Alemanha
O prazo para se inscrever no mestrado em agronomia na Alemanha e concorrer a uma bolsa é 15 de setembro. É possível aplicar online.
Os documentos solicitados para a candidatura são:
- Formulário de inscrição à bolsa;
- Carta de motivação;
- Currículo;
- Projeto de pesquisa (2 a 3 páginas);
- Certificado de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS);
- Duas cartas de recomendação de empregadores ou professores;
- Diploma de graduação (cópia impressa e autenticada);
- Histórico escolar (cópia impressa e autenticada).
Todos os documentos devem ser em inglês ou alemão ou estarem acompanhados de tradução autenticada em inglês. É preciso anexar à documentação uma explicação sobre o sistema de avaliação da universidade de origem.
A candidatura deve ser recebida pela Universidade de Bonn antes do prazo de inscrição.
Não tenho dois anos de experiência depois de formado posso me candidatar?
A bolsa do DAAD é somente para quem tem, pelo menos, dois anos de experiência profissional depois de formado. No entanto, quem não tem experiência, mas quer se candidatar, pode fazer curso sem bolsa. O mestrado em agronomia cobre apenas taxas normais da Alemanha, neste caso de 300 euros por semestre. As inscrições para candidatos que não vão concorrer às bolsas do DAAD podem ser feitas até 15 de março. Caso você queira receber alertas gratuitos sobre bolsas de estudos integrais no exterior, entre no nosso canal no Telegram.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem dia 6 de janeiro e são poucas vagas.
No dia 5 de janeiro, às 17h (horário de Brasília) vamos conversar ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e mandar suas perguntas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Confira informações sobre o curso
Veja detalhes sobre os requisitos
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.