MFA: Fulbright oferece bolsa para curso de roteiro nos Estados Unidos

Estão abertas as inscrições para a bolsa para curso de roteiro nos Estados Unidos. O programa MFA (Master in Fine Arts) da Comissão Fulbright em cooperação com a Capes oferece bolsa para pós-graduação em cursos de formação de roteiristas em renomadas escolas e universidades dos EUA.  Neste ano, são oferecidas quatro bolsas para essa oportunidade única de formação específica da área de cinema e audiovisual, que não encontra similar no Brasil. As inscrições estão abertas até 3 de junho.

 

>>Erasmus + dá bolsa para mestrado em cinema em Portugal

As bolsas para curso de roteiro nos Estados Unidos têm duração máxima de 21 meses. As bolsas podem ser, desde que haja uma justificativa acadêmica, estendidas por mais três meses. Candidatos precisam de experiência na área e também ótimo nível de inglês.

>> Veja todas as bolsas de estudos com  seleção aberta

 

Requisitos para a candidatura à bolsa para curso de roteiro nos Estados Unidos:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Não possuir nacionalidade norte-americana;
  • Residir no Brasil no momento da candidatura;
  • Ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas;
  • Ter diploma de nível superior até o encerramento das inscrições;
  • Ter proficiência em inglês – pontuação mínima de 100 pontos no TOEFL iBT  ou de 7 no IELTS; Só valem provas feitas depois de 1 de junho de 2017.
  • Não possuir título de mestrado ou superior, nacional ou estrangeiro, em qualquer área do conhecimento.

>>Bolsas de mestrado em cinema em Budapest, Dublin e Tallin do Erasmus+

 

O que o programa MFA da Fulbright cobre

A bolsa para curso de roteiro nos Estados Unidos tem a intenção de formar roteiristas profissionais de cinema e TV para desenvolver a área no Brasil. A oportunidade cobre todas as despesas relativas à passagem aérea, à instalação nos EUA (1 mil dólares), à manutenção (valor do subsídio mensal depende da cidade), ao seguro-saúde e às taxas universitárias.  Ou seja, a bolsa cobre tudinho que você precisa para fazer seu curso de roteiro nos Estados Unidos tranquilão sem se preocupar com mais nada. As aulas nos EUA se iniciam em agosto/setembro de 2019.  

> Saiba como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

 

curso de roteiro nos Estados Unidos rita toledo fulbright MFA

Rita Toledo, bolsista Fulbright do programa MFA

A carioca Rita Toledo foi bolsista do programa de bolsa para curso de roteiro nos Estados Unidos e concluiu seu mestrado no American Film Institute Conservatory em 2017.  A bolsista se focou na construção das personagens durante o curso: “O cinema e a TV americanas são muito focados no desenvolvimento das personagens. Essa é uma ferramenta poderosa e que os americanos dominam como ninguém, pude trabalhar muito nisso durante o curso”, relata. Rita relata também que as vantagens da bolsa para cursar roteiro de cinema nos Estados Unidos do programa MFA vão além da questão acadêmica e econômica: “no Brasil, não entendemos a importância do programa Fulbright nos Estados Unidos. Chegar nos EUA como Fulbrighter faz com que você seja acolhido e muito bem-vindo.”

Como se candidatar para a bolsa para curso de roteiro nos Estados Unidos

Para se candidatar, é necessário preencher um formulário online em inglês no qual o interessado deverá anexar os documentos solicitados. Entre eles, estão currículo, o certificado de proficiência em inglês e um documento de identificação. Além disso, é preciso enviar a sinopse de um filme longa-metragem (uma página) e as primeiras páginas do respectivo roteiro (5 a 7 páginas), ambos em inglês, de acordo com a formatação especificada no edital.

Para mais informações, é possível entrar em contato através do email: mfa@fulbright.org.br.

Acesse o edital
Leia as instruções para realizar a inscrição
Inscreva-se

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no canal no YouTube do Partiu IntercâmbioAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

Veja também:

>>>Bolsa do DAAD para estudar cinema na Alemanha recebe inscrições

COMENTÁRIOS

2 respostas para “Fulbright oferece bolsa para curso de roteiro nos Estados Unidos com tudo pago”

  1. Marize disse:

    Poxa… Meu inglés nao é avançado… Achei que conseguiria fazer meu tão sonhado mestrado, em que tentei na UFRJ e “misteriosamente desapareceu” dos arquivos da universidade. Segundo professores, me fora roubado meu projeto de pesquisa!!! =[

  2. Bruna disse:

    Pode ser um roteiro de documentário ou o mestrado é focado em ficção?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *