
Estão abertas até 6 de abril as inscrições para as bolsas de mestrado em Administração no Exterior do Instituto Ling. O Programa Start MBA e MPA oferece bolsas de estudo parciais para MBA (Mestrado em Administração de Empresas) e MPA (Mestrado em Administração Pública). A bolsa para Mestrado em Administração do Instituto Ling abrange cursos em universidades de primeira linha nos Estados Unidos e na Europa.
A bolsas para MBA e MPA do Instituto Ling
Para concorrer às bolsas, o candidato precisa já ter sido aprovado para um mestrado de tempo integral na universidade desejada. O valor de cada bolsa concedida varia de acordo com a classificação dos candidatos no processo seletivo e com a necessidade individual de apoio financeiro. O objetivo do Instituto Ling é auxiliar o estudante a complementar seus recursos, diminuindo a necessidade de recorrer a empréstimos bancários ou de sacrificar suas economias pessoais.
>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos EUA
Para concorrer às bolsas para mestrado em administração no Exterior é necessário:
- Já ter sido aprovado para um curso de MBA ou MPA nos Estados Unidos ou na Europa (lista dos cursos abaixo);
- Ser brasileiro;
- Comprovar a necessidade de apoio financeiro para realizar seu mestrado (situação familiar é critério de desempate – daremos sempre preferência ao candidato com menos alternativas para viabilizar seu projeto de estudo no exterior);
- Realizar a inscrição dentro do prazo estabelecido;
- Nunca ter participado da etapa das dinâmicas de processos seletivos anteriores do Instituto Ling;
- Enviar a documentação de inscrição completa;
- Garantir que o curso para o qual foi aprovado seja:
1. Um mestrado full time;
2. Um programa de excelência reconhecida;
3. Tenha como data limite para início das aulas o dia 1º de fevereiro do ano imediatamente posterior ao de concessão da bolsa.
Os selecionados serão comunicados no fim de julho. Os valores das bolsas variam de acordo com a classificação dos candidatos. Os valores são depositados aos vencedores em conta corrente no Brasil após a conclusão de 50% do curso. Caso você tenha dúvidas sobre o processo, é possível entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
Inscrição na bolsas para mestrado em administração no Exterior
Para inscrever-se no processo seletivo para bolsa de mestrado em administração nos Estados Unidos e na Europa, o candidato deve preencher um formulário e encaminhar toda a documentação requisitada pelo portal de inscrições.
>>> Brasileira que estuda em Yale dá dicas para ser aprovado
Documentos para inscrição na bolsa Ling
- Foto de rosto recente e colorida, tamanho passaporte;
- Currículo em uma página (em português ou inglês);
- Cópia da declaração de renda completa mais recente, discriminando a relação de bens móveis e imóveis e o comprovante de entrega: a. do candidato; b. dos seus pais; e c. o seu cônjuge (quando houver);
- Histórico Acadêmico;
- Cópia dos resultados do GMAT ou, na ausência deste, do GRE;
- Cópia do application, incluindo essays;
- Carta de aceite da Universidade;
- Carta de apresentação pessoal, em português, na qual expressará as razões pelas quais está solicitando uma bolsa de estudos e por que é merecedor de receber uma bolsa do Instituto Ling (limite de extensão: 2 páginas);
- Carta de recomendação, preferencialmente do empregador ou liderança imediata;
- Mapa geral de custos para o período do curso pretendido (veja exemplo), contendo as seguintes informações (em US$):
- Despesas anuais do curso (tuition, fees, pre-term, material, etc.);
- b. Despesas anuais pessoais (moradia, alimentação, seguro-saúde, lazer, etc.);
- c. Despesas de viagem;
- d. Descrição dos recursos disponíveis (poupança, empréstimos, ajuda financeira dos pais, venda de bens, etc.);
- e. Valor da bolsa pretendida.
- Termo de Participação no Processo Seletivo.
Os candidatos para MPA também devem elaborar um texto respondendo à questão: “Que reformas institucionais seriam necessárias para tornar o Brasil um país mais justo e progressista?”. O ensaio deve ter no mínimo uma página e no máximo duas, considerando 30 linhas por página e fonte Arial, tamanho 12.
Cursos de MBA e MPA aceitos para o programa
Programas de MBA
- University of California, Berkeley (Haas)
- University of Chicago (Booth)
- Columbia University
- Cornell University
- Dartmouth University (Tuck)
- Duke University (Fuqua)
- Harvard University
- University of Michigan (Ross)
- Massachusetts Institute of Technology – MIT (Sloan)
- Northwestern University (Kellogg)
- New York University – NYU (Stern)
- University of Pennsylvania (Wharton)
- Stanford University
- The University of Virgina (Darden)
- Yale University
- IE University – Espanha
- INSEAD Business School – França
- London Business School – Reino Unido
>>> Isenberg School of Management: bolsa integral de MBA
Programas de Mestrado em Políticas Públicas (MPA/MPP)
- University of California, Berkeley
- Columbia University
- Georgetown University
- Harvard University
- New York University – NYU
- Stanford University
- London School of Economics – LSE – Reino Unido
- University of Oxford – Reino Unido
>>> Como estudar na Universidade de Oxford
Como são as bolsas do Instituto Ling
As bolsas do Instituto Ling são parciais, mas os candidatos aprovados podem concorrer a outras bolsas de parceiros do instituto para que possam conseguir financiar o total do curso. No caso do programa de mestrado em direito, as bolsistas mulheres Ling aceitas na IE Business School (em Madrid, na Espanha) poderão pleitear, junto à universidade, uma bolsa de estudos adicional complementar. Candidatos admitidos para o full time MBA da SC Johnson College of Business, em Cornell, e aprovados no processo de seleção do Instituto Ling, e tem valor mínimo de US$ 20.000,00.
Além disso, todos os bolsistas Ling concorrem a bolsa Person of the Year Fellowship Program, concedida em parceria com a Brazilian-American Chamber of Commerce de Nova Iorque (BACC) e adicional à bolsa recebida.
Precisa de ajuda para candidatar?
A mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Veja o edital completo
Faça sua inscrição
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Boa noite, uma vez que que um dos requisitos para se beneficiar das bolsas de estudos para frequentar o mestrado em Administração Publica e ser brasileiro, eu estou interressado em frequentar um mestrado na area acima mencionada e nao sou brasileiro, sou moçambicano, pobre e muito carrente.
Preciso uma ajuda por favor, oque faço para ganhar uma bolsa por favor.
Bruna, boa tarde! Essas bolsas que levam em consideração a renda familiar acabam realmente sendo destinadas para população de baixa renda? Pergunto porque tenho vontade de me candidatar, mas minha família não pode ser considerada como baixa renda. Por outro lado, acredito que a população de baixa renda tenha dificuldade a ter acesso a esse tipo de informação e que as bolsas acabem indo pra população que tem condições melhores. Mas isso é puro achismo. Qual a sua experiência sobre isso? Obrigada!