Parceria entre CAPES e DAAD vai dar bolsas de doutorado na Alemanha

A CAPES e o DAAD lançaram recentemente o edital do Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha. O objetivo da parceria é oferecer suporte a docentes e pesquisadores de alto nível e consolidar a cooperação científica entre os dois países.

O programa irá conceder uma série de bolsas de doutorado na Alemanha em três modalidades distintas: doutorado pleno, doutorado sanduíche e doutorado sanduíche com cotutela.

Veja as bolsas na Alemanha

Os benefícios oferecidos pelo DAAD incluem: bolsa mensal de 1.200 euros (valor pode mudar); ajuda para passagem aérea (1.550 euros) e seguro-saúde. Nos casos de doutorado sanduíche e sanduíche com cotutela, também é oferecido o financiamento de uma viagem para cada orientador. A duração da bolsa varia por categoria: doutorado pleno – até 48 meses; doutorado sanduíche – de 7 a 24 meses; doutorado sanduíche com cotutela – até 18 meses.

Além do auxílio financeiro, o edital prevê a oferta de curso de alemão antes do início da pesquisa. A duração depende do nível de conhecimento do candidato. Durante o período do curso de idioma, o bolsista terá alojamento, seguro-saúde e auxílio mensal.

As bolsas do DAAD também incluem – se for o caso – pagamento mensal de auxílio para filhos e plano de saúde para a família do bolsista.

>>> Veja outras oportunidades para fazer doutorado com bolsa fora do Brasil
>>> Como fazer doutorado no Exterior

Requisitos para participar do programa

Para concorrer a uma das bolsas de doutorado na Alemanha, é preciso apresentar a pesquisa científica e ter a confirmação de orientação na Alemanha. Para fazer os dois tipos de doutorado sanduíche, é necessário estar regularmente matriculado no doutorado em uma universidade brasileira. Também é requisito a comprovação no exame de qualificação antes da implementação da bolsa.

Para o doutorado sanduíche em cotutela, o candidato também irá precisar da confirmação das universidades brasileira e alemã de que o regulamento da pós-graduação permite a dupla titulação.

Outros detalhes importantes a serem levados em consideração: no momento da inscrição, o doutorando não pode ter entrado no curso há mais de três anos. Ele também não pode ter conseguido o último título de estudos há mais de seis anos. Os candidatos também não podem estar morando na Alemanha há mais de 15 meses.

Outras restrições: não ter recebido anteriormente bolsa das agências brasileiras para realização de estudos no mesmo nível pretendido e não ter título de doutor.

>>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

Como é morar na Alemanha sem saber alemão?

>>> Motivos para aprender alemão

Como se candidatar às bolsas de doutorado na Alemanha

As inscrições para as bolsas de doutorado na Alemanha devem ser feitas pelo site da CAPES até as 23h59 do dia 20 de julho. A documentação que precisa ser anexada em PDF à candidatura é a seguinte:

  • Cópia do documento de identidade e comprovante de residência no Brasil;
  • Formulário online;
  • Currículo resumido (máx. 3 páginas) com lista de publicações (máx. 10 páginas) ou Currículo Lattes;
  • Projeto de pesquisa (doutorado sanduíche e com cotutela: todas as etapas do projeto a serem realizadas no Brasil e na Alemanha, também as viagens de orientadores);
  • Cópia simples do diploma e histórico de graduação e mestrado;
  • Comprovante de aceitação do orientador ou da faculdade;
  • Currículo do orientador alemão;
  • Certificado de alemão e/ou inglês;
  • Duas cartas de recomendação de docentes de ensino superior (modelo recomendado).

Para quem vai concorrer em uma das duas categorias de doutorado sanduíche, também é preciso enviar:

  • Cópia simples do histórico de doutorado
  • Comprovante de matrícula regular no curso de doutorado em uma universidade brasileira;
  • Declaração da coordenação do programa de pós-graduação, devidamente assinada, informando o prazo regulamentar do aluno para defesa de tese e que os créditos já obtidos no doutorado são compatíveis com a perspectiva de conclusão, em tempo hábil, após a realização do estágio no exterior;
  • Carta de apoio do orientador brasileiro.

No caso do doutorado sanduíche com cotutela, o candidato deverá anexar também um documento que confirme a possibilidade de dupla titulação.

A primeira fase da seleção será baseada na análise dos documentos e dos méritos dos candidatos. Os pré-selecionados serão convocados para uma entrevista presencial ou por videoconferência. Os nomes dos candidatos que irão ser contemplados com as bolsas de doutorado na Alemanha serão divulgados até março de 2019.

Leia o edital do programa
Saiba mais sobre as bolsas
Acesse o site da Capes e inscreva-se

Ver todas as bolsas 

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “Parceria entre Capes e DAAD vai dar bolsas de doutorado na Alemanha”

  1. Daiane Dias Curvello disse:

    Bem legal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *