Fundação Carolina oferece 648 bolsas para estudar na Espanha

bolsas para estudar na Espanha partiu intercambio

Se você está buscando bolsas para estudar na Espanha, essa é a sua chance. A convocatória para bolsas da Fundação Carolina 2018/2019 está abertaNesta chamada, a fundação oferece 648 bolsas de estudo (no ano passado foram 529). Ou seja é um dos maiores e melhores editais de bolsas de estudos para diversos tipos de curso na Espanha.

Bolsas na Espanha

Para quais áreas são as bolsas para estudar na Espanha

Esse é um edital que deixa quase todo mundo feliz porque as oportunidades são nas mais diversas áreas e incluem: ciência e novas tecnologias; energia, meio ambiente, sustentabilidade e infra-estrutura; ciências da saúde; economia e finanças, negócios e desenvolvimento organizacional; ciências Sociais e JurídicasArtes, Humanidades e Comunicação; engenharia e análise de dados. Ou seja, tem bolsa de estudos para todo mundo de todas as áreas. Além disso, as cidades e regiões onde os cursos são ministrados variam bastante também. Separei os posts no blog por tipo de bolsa para poder explicar melhor sobre cada um e a lista com os links pelo tipo de bolsa tá um pouquinho mais abaixo.

>>> Erasmus: bolsas para estudar na Europa e graça

Aí, é só clicar no tipo de bolsas para estudar na Espanha que vocês vão encontrar detalhes sobre os cursos, tipos de bolsa (parcial ou completa) e informações sobre inscrições e prazos específicos para cada programa. Siiiiim, me dei ao trabalho de ler chamada por chamada para colocar tudo bonitinho e mastigadinho aqui para vocês no Partiu Intercâmbio. Aproveitem e dividam esse conhecimento com os amigos.

>>> Veja dicas de uma bolsista para ganhar uma bolsa da Fundação Carolina

Quais bolsas para estudar na Espanha estão disponíveis:

  • São 376 bolsas para estudar na Espanha durante por toda a pós-graduação: para graduados de países da América Latina com capacidade acadêmica/profissional e um currículo excelente. Os cursos de mestrado e pós desta chamada são para diversas áreas e no post específico, detalhei tudo bonitinho pra vocês por área do conhecimento.
  • bolsas de empreendedorismo: são cursos de mestrado bem focados no mercado profissional porque são combinados com curso de empreendedorismo e estágio na área de desenvolvimento de games.
  • 195  bolsas para doutorado e pós-doutorado: nesta modalidade, o programa é realizado parceria com uma instituição educacional na América Latina para facilitar a obtenção do diploma de doutoramento na Espanha e para ajudar a aperfeiçoar os professores de formação de pós-doutorado de universidades da América Latina.
  • 24 bolsas de mobilidade para professores brasileiros: o programa permite estadia de pesquisa na Espanha para professores ou técnicos de universidades e pesquisadores de instituições públicas de pesquisa no Brasil.
  • 36 bolsas para estudos institucionais: essas bolsas são para oficiais superiores da América Latina para Estudos Estratégicos no Centro Ibero- Americano de Estudos Avançados de Defesa Nacional (CESEDEN).

O que as bolsas para estudar na Espanha da Fundação Carolina cobrem

O valor e tipo das bolsas (completa ou parcial) varia bastante de curso para curso, então, tem que ler tudo bem direitinho no edital da bolsa para estudar na Espanha que você quer ganhar.  Para vocês terem uma ideia, algumas bolsas cobrem tudo, outras o valor do curso e mais alguns custos como seguro saúde e outras são parciais e cobrem só parte do valor do curso. Então, por favor, leiam muito atentamente o edital do curso específico que vocês querem fazer.

>>> Bolsas para cursos de idioma no Exterior

Sobre os prazos das bolsas na Espanha

No site, tem uma área com respostas para as perguntas mais frequentes dos candidatos para tirar todas as dúvidas sobre os programa. Os prazos de solicitação vão até 20 de março (pós-graduação, empreendedorismo e estudos institucionais) ou 7 de abril (doutorado, programas breves, mobilidade para professores). Então é bom ir se organizando para não perder a oportunidade. É importante frisar que nem todas as bolsas para estudar na Espanha exigem prova de proficiência oficial, o que é uma alegria pra muita gente. Mas isso varia de edital para edital, então, tem que prestar bastante atenção.

Neste ano, infelizmente, não foram abertas as bolsas para escola de verão da Universidade Complutense de Madrid. A modalidade era destinada profissionais e graduados. Os cursos de verão me Madrid ofereciam a oportunidade de expandir conhecimentos em áreas como artes, comunicação, direito, informática, meio ambiente, política, relações internacionais e outras áreas afins durante um curso de até um mês em julho. Se qualquer coisa nova sobre esses cursos surgir, eu vou avisar 🙂

>>> Como estudar em Portugal?

Como se inscrever para as bolsas para estudar na Espanha

O processo de inscrição para as bolsas para estudar na Espanha da Fundação Carolina é bem simples comparado com outros editais de bolsa. Todo o processo de inscrição é feito online no site da própria Fundación Carolina. A Fundação também disponibiliza uma página bem completa com informações e explicações sobre como solicitar a bolsa. As aulas devem ter início entre julho e outubro de 2018 para os cursos mais longos. Não percam  a oportunidade e, se alguém aí ganhar, podem me escrever pra conta. Adoro ficar sabendo esse tipo de coisa :)

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter 🙂 Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

>>> Carta de motivação: como fazer a sua

COMENTÁRIOS

15 respostas para “Fundação Carolina oferece 648 bolsas para estudar na Espanha”

  1. Edson Nharote disse:

    Bom dia, sou Moçambicano gostaria de saber se tenho oportunidade de concorrer para essas bolsas ou não. ..edsonharote@gmail.com

  2. Janivaldo disse:

    Existe um suporte de orientação inicial sobre translado, estadia, alimentação?

    Parabéns pelo trabalho!

  3. Talvez a fundacao Carolina! Nao pode proceder bolsas para licenciatura? Visto que é bom apoiar a planta nova do que a planta velha gostaria que por outras vezes procede bolsas para licenciatura.

  4. Gisele disse:

    OI. Minha pergunta é a mesta da Leticia….
    Para concorrer a bolsa precisa aplicar também no programa da Unviersidade. Por exemplo para concorrer a bolsa de Mestrado em Saúde Pública (Univ. Publica de Navarra), preciso entrar no site da universidade e participar do processo de seleção do mestrado lá também?
    Obrigada.

  5. Shelton disse:

    Quero muito ter essa oportunidade, e acho que agora é hora, but how to apply?

  6. Letícia Moreira Machado disse:

    Para concorrer a bolsa precisa aplicar também no programa da Unviersidade. Por exemplo para concorrer a bolsa de Mestrado em Saúde Pública (Univ. Publica de Navarra), preciso entrar no site da universidade e participar do processo de seleção do mestrado lá também?

  7. Laura Resende disse:

    Eu não entendi o porquê que algumas bolsas (a maioria relacionada a jornalismo) pede como requisito que o candidato seja formado em arquitetura ou engenharia…
    A “Máster Oficial en Edición Producción y Nuevas Tecnologías Periodísticas. El Mundo” precisa, a “Máster de Periodismo de Agencia. Agencia EFE (GAS NATURAL FENOSA)”, “Master de Periodismo. El País” e outras também.

  8. Tânia disse:

    Essas bolsas são exclusivas para latino-americanos ?

  9. Saudações
    Foi bom ter me informado, e gostaria que um dia estudasse no exterior.
    Tenho uma compaixão com o curso de economia.

  10. Joao Nasseco disse:

    Interessa-me a candidatura ao Doutorado em Ciências da Educação.

  11. Inoque Brito Bande disse:

    Como faço para ter acesso ao site da Fundação Carolina?

  12. Inoque Brito Bande disse:

    Como faço para aater acesso ao site da fundação Carolina?

  13. Hérida disse:

    Não há bolsas para graduação? Nem como fazer uma pós antes da conclusão do curso superior aqui?

  14. Pedro Bichehe disse:

    como posso alcançar o meu sonho?sera que pode ser possivel?

  15. Sarah Benício disse:

    A inscrição é paga?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *