Bolsas de estudo na Espanha fundação Carolina

Bolsas de estudo na Espanha: Fundação Carolina oferece 669 bolsas em 2024

Se você está buscando bolsas de estudos na Espanha, essa é a sua chance. A convocatória para bolsas da Fundación Carolina 2024/2025 está aberta! Nesta chamada, a fundação oferece 669 bolsas de estudo (56 a mais do que no ano passado!) e incorpora programas que incentivam a inovação acadêmica e científica orientada ao desenvolvimento. Esse é o maior e mais abrangente edital de bolsas de estudos para estudar na Espanha.

O que é a Fundação Carolina?

A Fundação Carolina é uma instituição público-privada da Espanha sem fins lucrativos. Seu objetivo é promover as relações culturais e a cooperação em matéria educacional e científica entre a Espanha e os países da Comunidade Ibero-Americana de Nações, bem como com outros países de especial interesse histórico, ligações culturais ou geográficas.

A atividade da Fundación Carolina gira em torno da concessão de bolsas de estudos na Espanha e a organização de seminários, exposições, publicações ou similares. Para isso, possui mais de 300 convênios com instituições públicas e privadas.

A finalidade das bolsas de estudo é gerar valor social para as pessoas beneficiárias para contribuir com uma resposta diante dos atuais desafios da transição digital, ecológica e social.

Ainda, neste ano, o edital consolida o seu compromisso com as bolsas centradas no impacto social e na igualdade de gênero. E, nesse sentido, a Fundação introduziu algumas medidas a fim de corrigir desigualdades de gênero que se observam tanto no âmbito mais geral da educação superior, quanto em alguns programas ou âmbitos específicos nos quais as medidas eram necessárias.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Para quais áreas são as bolsas para estudar na Espanha em 2024

Este é um edital que deixa quase todo mundo feliz porque as oportunidades costumam ser nas mais diversas áreas e incluir: ciência e novas tecnologias; energia, meio ambiente, sustentabilidade e infra-estrutura; ciências da saúdeeconomia e finanças, negócios e desenvolvimento organizacional; ciências sociais e jurídicasartes, humanidades e comunicaçãoengenharia e análise de dados. Ou seja, tem bolsa de estudos para todo mundo de todas as áreas!

As bolsas continuam a enfatizar especialmente campos como a sustentabilidade urbana, segurança alimentar, saúde mental e estudos de gênero. Nesta edição, segue a colaboração com a Escola Complutense de Verão.

Além disso, a convocatória segue com os programas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), destinados particularmente às mulheres, e com os programas bicentenários, voltados a estudantes de países da América Central. Ademais, a Fundação Carolina segue apostando na importância dos estudos de doutorado para incentivar a cooperação ibero-americana.

Quais bolsas de estudo na Espanha estão disponíveis

Confira mais detalhes sobre toda as modalidades de bolsas disponíveis nesta edição:

251 bolsas de estudos na Espanha para pós-graduação

Para graduados de países da Comunidade Ibero-americana de Nações com capacidade acadêmica/profissional, um currículo excelente e uma trajetória de compromisso com a sociedade. O programa oferece duas modalidades de apoio: bolsas e ajudas de estudos, combinadas com mestrado, títulos próprios e cursos de especialização.

Os cursos de mestrado e pós desta chamada são para diversas áreas e no post específico, detalhei tudo bonitinho pra vocês por área do conhecimento.

100 bolsas de estudo na Espanha para doutorado e pós-doutorado + 106 de renovação de doutorado

Nesta modalidade, o programa é realizado parceria com uma instituição educacional na América Latina para facilitar a obtenção do diploma de doutoramento na Espanha e para ajudar a aperfeiçoar os professores de formação de pós-doutorado de universidades da América Latina.

Neste ano, o Brasil está de novo na lista, com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Mais informações no post sobre essa modalidade.

36 bolsas de mobilidade para professores

As bolsas para mobilidade de professores contemplam diferentes iniciativas, entre as quais um projeto específico para candidatos brasileiros. Este permite estadia de pesquisa na Espanha para professores, pesquisadores e doutorandos em fase de pesquisa de instituições no Brasil na Universidade de Cádiz ou na Universidade de Sevilha.

Ao todo, neste projeto, serão concedidas sete bolsas de curta duração para brasileiros – mínimo um e máximo três meses. As bolsas incluem passagem área ed ida e volta, seguro saúde e 1.200€ mensais.

Além disso, sao oferecidas bolsas de mobilidade do Grupo Tordesilhas para estadias curtas com o objetivo de completar a formação de pós-doutorado de professores de centros brasileiros e portugueses integrantes do Grupo Tordesilhas.

176 bolsas para estudos institucionais

As bolsas para estudos institucionais são concebidas como uma ajuda para o financiamento de planos de treinamento em centros espanhóis que tendem a fortalecer a estrutura institucional das administrações públicas da América Latina.

Em alguns casos, compete às instituições latino-americanas e espanholas associadas, o trabalho de candidatar-se à Fundação Carolina.

>>> Existe um limite de idade para ganhar bolsa de estudos?

O que as bolsas da Fundação Carolina cobrem

O valor e tipo das bolsas (completa ou parcial) varia bastante de curso para curso, então, tem que ler tudo bem direitinho no edital da bolsa para estudar na Espanha que você quer ganhar. 

Para vocês terem uma ideia, algumas bolsas cobrem tudo, outras o valor do curso e mais alguns custos como seguro saúde e outras são parciais e cobrem só parte do valor do curso. Então, por favor, leiam muito atentamente o edital do curso específico que vocês querem fazer.

>>> Bolsas para cursos de idioma no Exterior

Sobre os prazos das bolsas de estudo na Espanha

No site, tem uma área com respostas para as perguntas mais frequentes dos candidatos para tirar todas as dúvidas sobre os programa.

Os prazos de solicitação vão até 14 de março para pós-graduação e estudos institucionais, 21 de fevereiro para alguns programas de estudos institucionais (da ECV) e 4 de abril para as outras mobilidades – doutorado e pós-doc.

Então, é bom ir se organizando para não perder a oportunidade. É importante frisar que nem todas as bolsas para estudar na Espanha exigem prova de proficiência oficial, o que é uma alegria pra muita gente.

Mas isso varia de edital para edital, então, tem que prestar bastante atenção e, como esse é um edital disputadíssimo, se seu curso for em espanhol, ter o DELE pode fazer uma grande diferença.

>>> Erasmus: bolsas para estudar na Europa e graça

Em quais universidades espanholas posso estudar com a bolsa da Fundación Carolina

Diversas universidades espanholas oferecem cursos com bolsa da Fundación Carolina. As cidades e regiões onde os cursos são ministrados variam bastante também.

Aí, é só clicar no tipo de bolsas para estudar na Espanha que vocês vão encontrar detalhes sobre os cursos, tipos de bolsa (parcial ou completa) e informações sobre inscrições e prazos específicos para cada programa.

>>> Melhores bolsas no exterior em 2024

Como se inscrever para as bolsas de estudo na Espanha

O processo de inscrição para as bolsas para estudar na Espanha da Fundação Carolina é bem simples comparado com outros editais de bolsa. Todo o processo de inscrição é feito online no site da própria Fundación Carolina. A Fundação também disponibiliza uma página bem completa com informações e explicações sobre como solicitar a bolsa.

Os membros do comitê de seleção não se limitam a reconhecer exclusivamente o mérito acadêmico ou profissional das candidatura. A ideia é considerar adicionalmente a geração de valor social por parte das pessoas beneficiárias. Por isso, foi incorporado um critério relacionado à variável socioecônomica de origem dos candidatos.

Além disso, também são levados em consideração aspectos como a participação em incitiavas ou projetos orientados a promover o bem comum. Nesse sentido, serão avaliados fatores como o envolvimento em iniciativas sociais, os objetivos dos candidatos a médio prazo e o que oferecem à sociedade, o impacto social de cada projeto e o nível de escolaridade dos cuidadores.

As aulas devem ter início entre julho e outubro de 2024 para os cursos mais longos.

Não percam  a oportunidade e, se alguém aí ganhar, podem me escrever pra contar! Aqui no Partiu Intercâmbio também tem dois posts: um com dicas da Clara e outro com as dicas da Anna, ambas foram bolsistas da Fundación Carolina. A Anna também deu uma entrevista no canal do Partiu Intercâmbio no YouTube  dando dicas.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre as bolsas
Veja como se candidatar
Leia as respostas para as dúvidas frequentes

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube.  A gente também está no Instagram. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

47 comentários em “Bolsas de estudo na Espanha: Fundação Carolina oferece 669 bolsas em 2024”

  1. Margarida Cumbane

    Bom dia. Gostaria de saber se oferecem bolsas de estudo para cursos de licenciatura. Agradecia que tivesse o retorno a esta questão.

  2. Boa noite, sou um cidadão Moçambicano, nascido neste país muito rico em recursos minerais mas sem oportunidades de emprego.
    Sou licenciado em gestão de recursos humanos mas não consigo ter emprego pois as organizações que exploram recursos minerais querem pessoas formadas em geologia ou em gestão de projectos, não tenho fundo para iniciar algum negócio, portanto, peco a quem poder me ajudar para ganhar uma bolsa de estudo para cursar gestão de projectos, pois desejo tanto contribuir no desenvolvimento da economia mundial atravez de exploração e comercialização de diversos recursos abundantes no meu país.

  3. bom dia.
    espero que estejam bem na vossa prestiada instituicao.
    quero desta pedir a V.Excia uma bolsa de estudo completa para fazer o curso de mestrado. sou licenciado em ensino de Historia e Geografia na universidade pedagogica de mocambique

  4. Helder de Sousa Cardoso

    Muito bom dia!
    Eu sou estudante de Enfermagem e venho de uma família pobre e humilde, o meu desejo é de me formar e ajudar a salvar vidas e dar uma vida digna a minha família e não só.
    Venho por esta pedir um grande favor, que me concedam uma bolsa de estudo para poder concretizar os meus sonhos!

  5. gostei muito para fazer o meu mestrado neste Pais, licenciado em cienciaia agrarias, e estou encarrando deficuldade como avancar com os meus estudos, saindo de Mozambique para Espanha apenas sei sei lingua portuguesa.
    Nb.
    pesso ajuda para que meu sonho seja concretizado, ser melhor lideranca para escola na machamba de campones o que problema hoje. o que faco.

  6. Sílvio Edmar Santos

    Boa tarde, sou angolano Licenciado em Direito e como não tenho possibilidade de pagar uma formação em mestrado, pretendo candidatar-me a uma bolsa.

  7. Parece que Deus vai e já está operar maravilhas
    Estou muito interessado na bolsa de estudos da fundação Carolina… É um desejo enorme concluir a minha formação
    Pelo que estou vendo a fundação Carolina está a me dar a oportunidade.

  8. Oi, Bruna! Parece que saiu o edital para a escola de verão da Universidade Complutense de Madrid! Dá uma olhada no site! Mas eu não entendi bem, acho que não vai ter bolsas… Explica pra gente, por favor?

  9. Rodolfo Fernando Antero Mutoa

    Saudacoes! Sou moçambicano e licenciado em turismoEu
    . Assim sendo, gostaria de me candidatar para uma bolsa de estudos no grau de mestrado em turismo.

  10. Bom dia, estou a frequentar a 12 classe numa Escola privada, 17 anos de idade, e com certeza vou concluir. Pretendo cursar Engenharia Civil na Espanha o que devo fazer para ter uma bolsa completa.

  11. OI. Minha pergunta é a mesta da Leticia….
    Para concorrer a bolsa precisa aplicar também no programa da Unviersidade. Por exemplo para concorrer a bolsa de Mestrado em Saúde Pública (Univ. Publica de Navarra), preciso entrar no site da universidade e participar do processo de seleção do mestrado lá também?
    Obrigada.

  12. Letícia Moreira Machado

    Para concorrer a bolsa precisa aplicar também no programa da Unviersidade. Por exemplo para concorrer a bolsa de Mestrado em Saúde Pública (Univ. Publica de Navarra), preciso entrar no site da universidade e participar do processo de seleção do mestrado lá também?

  13. Eu não entendi o porquê que algumas bolsas (a maioria relacionada a jornalismo) pede como requisito que o candidato seja formado em arquitetura ou engenharia…
    A “Máster Oficial en Edición Producción y Nuevas Tecnologías Periodísticas. El Mundo” precisa, a “Máster de Periodismo de Agencia. Agencia EFE (GAS NATURAL FENOSA)”, “Master de Periodismo. El País” e outras também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais