Bolsas de graduação na Coreia do Sul para brasileiros

Início » Bolsas de Estudo » Bolsas de graduação na Coreia do Sul têm inscrições abertas de 25 a 29 de setembro

bolsa de graduacao na coreia do sul embaixada governo

 

O governo da Coreia do Sul está oferecendo através do Programa de Bolsa de Estudos para Alunos de Graduação 2017 três bolsas para brasileiros estudarem no país asiático. A embaixada sul-coreana receberá as candidaturas no período entre 25 e 29 de setembro. As bolsas de graduação na Coreia do Sul são para fazer toda a graduação e têm duração de 5 anos.

>>> Bolsas para estudar na Coreia do Sul na área de gestão e políticas públicas
> > OEA oferece bolsas parciais para graduação na Coreia do Sul
>>> Universidade da Colúmbia Britânica oferece bolsas para graduação no Canadá

Como funciona o programa

As bolsas incluem passagens aéreas, isenção de taxas na universidade, seguro médico, um subsídio mensal de cerca de 2.300 reais (800.000 won sul-coreano), além de um auxílio de custo específico para moradia. Além disso, o governo oferece um curso gratuito de língua coreana no primeiro ano do estudante no país e concede um prêmio para proficiência na língua (um valor mensal para estudantes com nível 5 e 6).

Portanto, dos cinco anos de duração do programa, um é voltado para o estudo da língua coreana no National Institute for Internacional Education (NIIED) e os outros quatro para frequentar o curso de graduação escolhido. Depois deste ano de estudo de coreano, para entrar na universidade o estudante deverá atingir o nível 3 no teste de proficiência TOPIK. Em função da duração, alguns cursos não entram no programa, como é o caso de medicina, odontologia, farmácia e arquitetura.

Como validar no Brasil diploma obtido no Exterior?

 

Como se candidatar para as bolsas de graduação na Coreia do Sul

Entre os requisitos para aplicar no programa de bolsas de graduação na Coreia do Sul estão: ter cidadania brasileira e ter pais brasileiros, ter menos de 25 anos de idade (ter nascido após 1º de março de 1992), ter um diploma do Ensino Médio até 01/03/2018, ter uma média de pelo menos 80% de aproveitamento durante o Ensino Médio, possuir excelente domínio da língua inglesa e não ter recebido nenhuma bolsa do governo da Coreia.

Para se candidatar, é necessário enviar preenchidos em inglês alguns formulários disponíveis no site da embaixada, além de entregar alguns certificados:

  • Application form (formulário do site)
  • NIIED Pledge (formulário do site)
  • Redação (formulário do site)
  • Plano de estudo (formulário do site)
  • Duas cartas de recomendação (formulário do site)
  • Certificado de Saúde (formulário do site)
  • Cópia autenticada com tradução juramentada do certificado de conclusão do Ensino Médio
  • Tradução juramentada do histórico escolar do Ensino Médio (incluindo uma descrição do sistema e grade curricular da escola)
  • Cópia autenticada e tradução juramentada dos certificados de cidadania do candidato e de seus pais (Certidão de Nascimento, um certificado indicando relação de parentesco, passaporte dos pais, etc)
  • Cópia do certificado de proficiência de inglês (se couber)
  • Cópia do certificado de proficiência em coreano (se couber)

É importante notar que além dos originais, o candidato deve enviar 3 cópias de toda documentação. Além disso, os documentos tem de ser entregues (em mãos ou pelo correio) na Embaixada da Coreia do Sul entre 25 e 29 de setembro. Esse período se refere à data limite de chegada dos papéis na embaixada e não da sua postagem. O endereço para entrega dos documentos é:

A/C Elton Pacheco
Assessor de Relações Públicas
Embaixada da República da Coreia
SEN – Av. das Nações, Lote 14 – Asa Norte
Brasília – DF CEP: 70800-915

Dicas fundamentais sobre o envio da documentação

No release de divulgação do programa, o governo sul-coreano esboça algumas dicas sobre a “preparação” dos documentos. Não custa nada tentar segui-las à risca:

  • Preencha todos os formulários em inglês.
  • Na redação escreva sobre seus estudos, atividades, interesse pela Coreia e tudo aquilo que possa ajudar em sua candidatura.
  • No plano de estudo pesquise sobre a grade curricular da universidade de sua escolha e demonstre que está informado sobre o curso e as matérias que deseja cursar.
  • Organize os formulários e documentos em ordem.
  • Faça três cópias simples da documentação. Envie as originais (autenticadas) em um envelope juntamente com as duas cartas de recomendação que devem vir seladas pelos próprios professores.
  • Coloque as outras 3 cópias simples em 3 envelopes separados na mesma ordem. Coloque tudo (4 envelopes) em um envelope maior e envie para a Embaixada.

Segundo a embaixada, o candidato pode tirar dúvidas sobre o programa de bolsas de graduação na Coreia do Sul pelos emails: coreiabrasil@gmail.com e niied@moe.go.kr.

Veja informações sobre os cursos e as universidades participantes do programa
Saiba mais sobre as bolsas
Acesse os formulários para a candidatura

 

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. Lá eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post.

>>> Veja todas as bolsas para intercâmbio na Coreia do Sul
>> Duas bolsas em dois anos: relato sobre intercâmbio nos EUA e na China

>>> Encontre outras bolsas de graduação no exterior

COMENTÁRIOS

  • Lasty Dance

    Devido a alguns problemas tive que optar pela a conclusão do ensino medio por meio do Enem(tenho o certificado de conclusão do ensino médio),eu posso concorrer a essa vaga ja que não tenho Histórico escolar do ensino médio?

  • Kyvia Hyuuga

    Com relação aos cursos… Onde eu poderia ver quais estão dentro dessas bolsa?