doutorado sanduíche nos Estados Unidos partiu intercambio fulbright brasil

Bolsa de doutorado sanduíche nos Estados Unidos da Fulbright recebe inscrições

Procurando bolsa de doutorado sanduíche nos Estados Unidos? A bolsa para doutorado sanduíche nos EUA da Comissão Fulbright Brasil, apenas um dos programas de intercâmbio mais antigos e prestigiados do mundo, está com inscrições abertas! Estudantes de doutorado de qualquer área do conhecimento podem se candidatar.

Para poder participar da seleção é necessário ter projetos de pesquisa para serem desenvolvidos, parcialmente, nos EUA, já que a bolsa tem duração de nove meses. As inscrições podem ser feitas até 30 de julho. Serão concedidas até 30 bolsas de nove meses de duração, com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte.

>>> Fellowship: o que é e como conseguir

Requisitos da bolsa de doutorado sanduíche da Fulbright:

Podem se candidatar para a Bolsa de doutorado nos Estados Unidos da Fulbright Brasil é necessário:

  • Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Estar matriculado em curso de doutorado no Brasil;
  • Ter proficiência em inglês comprovada com TOEFL IBT (mínimo 71) ou ITP (mínimo 527),  IELTS (mínimo 6,0) ou Duolingo (mínimo 100) realizados após 27 de julho de 2022;
  • Possuir carta convite/aceite, em inglês, do supervisor do estágio nos EUA;
  • Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
  • Não acumular esta bolsa com outras para doutorado no exterior com o intuito de estender o período de estágio.

É bem importante descatar que a Fulbright está aceitando também a versão online dos testes de proficiência.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Além disso, a Comissão, poderá, a seu critério, oferecer um curso de aperfeiçoamento de inglês nos EUA sem custos, conforme o resultado dos candidatos nos testes de proficiência. O objetivo é que os bolsistas possam acompanhar adequadamente as atividades acadêmicas nas universidades americanas.

>>> Como ganhar uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

Benefícios do doutorado sanduíche Fulbright

A bolsa da Fulbright cobre todas as despesas dos selecionados:

  • Bolsa mensal de acordo com a região dos Estados Unidos;
  • Auxílio-instalação de US$ 2.000;
  • Auxílio para participação de eventos acadêmicos/científicos nos EUA, após aprovação, de até US$ 1.000;
  • Passagens aéreas;
  • Treinamento intensivo de inglês (se necessário);
  • Seminário de orientação;
  • Seguro-saúde;
  • Visto J1.

Para tirar as dúvidas, é só entrar em contato pelo [email protected] ou pela página da Fulbright Brasil no Facebook.

Candidatura para as bolsas de doutorado sanduíche

A candidatura é online e deve ser submetida até 30 de julho de 2023, juntamente com a documentação exigida pelo edital:

  • Passaporte;
  • Personal statement;
  • Projeto de pesquisa (conforme orientações do edital);
  • Histórico acadêmico;
  • Formulários DS-2019 anteriores e vistos J-1 no passaporte, caso o candidato já tenha recebido um visto J-1;
  • CV;
  • CV do orientador brasileiro;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Carta-convite ou aceite da universidade americana;
  • Três cartas de recomendação.

Os documentos devem ser enviados em inglês. Os candidatos também devem gravar um vídeo de 30s em inglês e enviá-lo através da plataforma da Fulbright Brasil. No vídeo, é preciso explicar por que deseja ir para os EUA e qual é o impacto da bolsa na dissertação.

Em outubro serão realizadas entrevistas com os candidatos pré-selecionados. Em novembro serão anunciados os selecionados do programa, que deverão iniciar as atividades entre agosto e setembro de 2024.

>>> Sobre as bolsas da Fulbright

Dúvidas sobre o doutorado sanduíche nos EUA?

As dúvidas sobre este programa são muuuuitas. Para ajudar vocês na seleção, conversamos com o bolsista de doutorado sanduíche da Fulbright Brasil, Aloisio Euclides Orlando Junior. Ele é doutorando em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Tecnologias de Processos Químicos e Bioquímicos (UFRJ) e Bacharel em Engenharia Química (UFRJ). Aloísio também foi pesquisador visitante na Dalhousie University, no Canadá, pelo Emerging Leaders of Americas Program (ELAP) e ficou em Iowa nos EUA fazendo o doutorado sanduíche com bolsa Fulbright de agosto de 2018 a maio de 2019.

Na live que está disponível para membros do Partiu Intercâmbio, ele contou tudo que é preciso saber sobre a seleção e sobre o estágio doutoral no EUA. No vídeo abaixo, o Aloisio dá dicas para quem quer se candidatar:

>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas em 2023

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Inscreva-se e veja mais informações

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Bolsa de doutorado sanduíche nos Estados Unidos da Fulbright recebe inscrições”

  1. Olá! Eu já fui aprovado em um doutorado aqui no Brasil, mas ainda não o iniciei? Ainda assim posso participar da seleção da Fullbright? Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais