cursos online gratuitos

Cursos online gratuitos de universidades como Harvard, Yale e outras instituições

cursos online gratuitos

Está entediado, quer aprender sobre novos assuntos, se especializar na sua área, aprender um idioma ou até mesmo treinar o inglês? Sabia que a web tá cheia de cursos online gratuitos para você fazer sem sair de casa?

Pois é, várias universidades e outras instituições ao redor do mundo têm plataformas de ensino à distância que você pode acessar sem pagar nadinha! A gente trouxe uma lista bem grande de oportunidades desse tipo neste artigo!

>>> Melhores bolsas de estudo de 2021 para intercâmbio gratuito

Curso online da Universidade da Califórnia Berkeley

Uma das universidades que oferece cursos online gratuitos é a Universidade da Califórnia Berkeley. As aulas são inglês e em diferentes temáticas — de bitcoins a mindfulness, de marketing e jornalismo a data science.

As inscrições são pela plataforma edX e não há prazo definido. Normalmente é possível começar o curso no dia em que você se inscrever e a duração varia conforme a matéria escolhida.

>>> Cursos de inglês online e gratuitos para fazer em casa

Curso online da Universidade de Adelaide na Austrália

A Universidade de Adelaide é uma das principais instituições de ensino superior da Austrália e oferece uma série de cursos online gratuitos em diversas áreas. Música, vinhos, big data, business e reprodução humana são algumas das temáticas oferecidas.

Não existe um deadline para se inscrever e as inscrições são online por meio do portal AdelaideX. Os cursos costumam durar em média cinco semanas e as aulas são em inglês.

SDG Academy

A SDG Academy é a principal plataforma de educação da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável (SDG), uma iniciativa global da ONU. Assim, o projeto oferece cursos online gratuitos sobre temáticas relacionadas a desenvolvimento sustentável, direitos humanos, saúde, mudanças climáticas, globalização, meio ambiente etc.

O tempo de duração varia e as aulas costumam ser em inglês. Para se inscrever, basta acessar o edX e criar uma conta.

Cursos online gratuitos de Harvard

A famosa Harvard University oferece mais de 100 cursos online gratuitos para candidatos de todo o mundo. As áreas de estudo são bem variadas: artes e design, direito, negócios, ciência da computação, educação, saúde e medicina, matemática, ciências sociais e outras.

A duração dos cursos não é padrão, alguns podem ter, por exemplo, uma semana, enquanto outros duram meses. Em relação às inscrições, a maioria está disponível e aqueles que não estão indicam uma data de abertura para aplicar.

>>> Bolsas de intercâmbio nos EUA

Cursos online gratuitos da USP

A Universidade de São Paulo também é uma das instituições de ensino superior que tem cursos online gratuitos para fazer em casa. Os temas são bem diversificados: gestão de projetos, econometria, startups, origens da vida, marketing digital e outros.

As aulas são oferecidas através da plataforma Coursera e é possível se inscrever a qualquer momento.

Cursos do Governo do México online

Isso mesmo, o governo do México também oferece cursos online gratuitos. Algumas temáticas oferecidas são mais voltadas à gestão pública, mas há oportunidades em diversas áreas, como educação, saúde, artes, literatura e gênero.

Os cursos têm datas específicas de início e fim ao longo do ano. As inscrições devem ser feitas via MexicoX.

>>> Veja oportunidades de bolsa para estudar no México

Cursos online Universidade de Boston

Outra opção para quem quer aprender coisas novas ou se aperfeiçoar em alguma área são os cursos online gratuitos da Universidade de Boston. Eles também abordam os mais variados assuntos, como inovação, saúde global, mídias sociais, liderança, finanças, religião e conflitos. Tem até curso de espanhol para quem deseja se aperfeiçoar no idioma.

Os interessados devem fazer as inscrições no site. Alguns cursos têm datas disponíveis e outros devem anunciá-las em breve.

>>> Cursos online gratuitos para aprender alemão

Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB)

Para quem busca cursos online gratuitos em campos relacionados à economia, política, desenvolvimento sustentável e governança, os seminários do Banco Asiático de Desenvolvimento são uma ótima oportunidade.

Diferentemente dos outros casos, os cursos são breves, com duração de 50 minutos, por exemplo. Ou seja, você pode assistir vários em um mesmo dia, basta se inscrever na plataforma de e-learning do ADB.

>>> Como fazer o TOEFL com desconto

Universidade Yale

Seguindo o exemplo das outras universidades americanas que já mencionamos, a Universidade Yale oferece mais de 40 cursos online em vários campos e especialidades. Um dos diferenciais da instituição é que as aulas têm legendas em várias línguas, inclusive em português.

Candidatos de qualquer nacionalidade podem se inscrever no site e os deadlines costumam ser flexíveis.

>>> Quais universidades americanas dão bolsas de estudo?

Lund University

A instituição de ensino superior da Suécia também oferece cursos e especializações online gratuitos para alunos do mundo inteiro. Os assuntos são diversos e tem alguns bem interessantes, como natureza urbana, economia circular, negócios digitais, cidades sustentáveis e outros.

Assim como a Universidade Yale, a Lund University também oferece essas aulas por meio da plataforma Coursera. Portanto, elas também têm legendas em português.

>>> Material grátis para estudar para o TOEFL

Cursos online gratuitos do Instituto Federal do RS

Além da USP, outra oportunidade para quem não domina o inglês são os cursos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Além de aulas de idiomas — espanhol e inglês —, há possibilidades nas áreas de ambiente, saúde, exatas, humanas, educação, negócios, literatura, informática, turismo etc.

Para se inscrever, é necessário criar uma conta no moodle do IFRS e pronto: você já pode começar a assistir.

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais