A Tsinghua University (THU) é considerada uma das melhores instituições de ensino superior da China. A universidade, localizada em Pequim, tem programas de bolsas destinadas a estudantes internacionais — tanto para graduação quanto para mestrado e doutorado.
Os benefícios contemplam várias áreas de estudo, como design, arquitetura, engenharia, matemática, economia, comunicação, artes, ciências sociais, medicina e outras.
Os cursos de graduação da instituição têm duração de quatro ou cinco anos, o mestrado de dois ou três e o PhD dura de três a quatro anos.
Como são as bolsas para estudar na Tsinghua University
O Chinese Government Scholarship (CGS) é um programa do governo que contempla os três níveis de estudo. As bolsas são integrais e cobrem todas as despesas do selecionado no país, incluindo:
- Taxa de matrícula integral na Tsinghua University;
- Acomodação no campus;
- Seguro saúde;
- Subsídio mensal de 3.000 yuan para mestrado e 3.500 para doutorado.
A Tsinghua University também tem o Tuition Scholarship Benefits, como o Beijing Government Scholarship. Esse programa cobre integral ou parcialmente a taxa universitária por um ano. Contudo, o benefício pode ser estendido de acordo com o desempenho do bolsista.
Quais são os requisitos para os cursos e as bolsas
Além de atender os critérios do curso de interesse, para se candidatar ao CGS, é necessário:
- Não ter nacionalidade chinesa;
- Ter boa saúde (física e mental);
- Não estar estudando em outra universidade chinesa;
- Os candidatos aos cursos de mestrado devem ter menos de 35 anos;
- Os candidatos ao PhD devem ter menos de 40 anos.
Além disso, segundo o edital, os candidatos devem ter o nível de inglês ou chinês exigido pelo curso para o qual estão aplicando. O CSG exige certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, HSK).
Como se candidatar para estudar na Tsinghua University
A Tsinghua University possui dois rounds de candidatura. Para se candidatar para estudar na Tsinghua University, são solicitados alguns documentos:
- Personal statement (modelo da universidade);
- Diploma do ensino médio, graduação ou mestrado (de acordo com o curso de interesse);
- Histórico escolar;
- Duas cartas de recomendação;
- Passaporte.
A documentação deve ser enviada online pelo portal de inscrições e deve estar acompanhada de tradução oficial em inglês ou chinês.
>> Mentoria do Partiu Intercâmbio
As inscrições para graduação acontecem em três rodadas: o deadline do primeiro round é 15 de outubro, do segundo é 15 de novembro e o do terceiro é 10 de janeiro. Já as inscrições para mestrado e doutorado da universidade acontecem normalmente em duas rodadas, a primeira até 15 de dezembro e a segunda até 1 de março.
Para concorrer às bolsas do CGS, é possível se candidatar através da embaixada da China (entrando em contato para solicitar informações sobre prazos e procedimentos) ou diretamente pela THU. Além disso, para o programa, documentos adicionais podem ser solicitados, como atestado de antecedentes criminais.
Sobre a candidatura aos cursos de pós-graduação
Veja como aplicar para graduação
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Olá meu nome é Domingos, tenh
o 22 anos de idade sou Angolano quero tanto estudar na República Chinesa…como posso conseguir uma bolsa de estudos p’ra la?