Programa financiado por Bill Gates dá bolsas de pós-graduação em Cambridge

Foto: Gates Cambridge Scholarships/Divulgação

Se fazer pós-graduação na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, deve ser bem interessante, imagine estudar lá como bolsista de um programa financiado por ninguém menos que Bill Gates! O Gates Cambridge Scholarships, custeado pela Bill&Melinda Gates Foundation, abriu as inscrições para bolsas de pós-graduação em Cambridge em setembro.

Todos os anos, são oferecidas 55 bolsas integrais para estudantes estrangeiros interessados em fazer cursos de pós-graduação (cursos de 1 ano, como o MBA), mestrado (2 anos) ou PhD (3 anos) em diversas áreas de estudo da renomada instituição.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Como são as bolsas de pós-graduação em Cambridge

O Gates Cambridge Scolharship se autodefine como “um dos mais generosos programas internacionais de bolsas de estudo”. Isso porque ele cobre todas as taxas da universidade e todos os gastos relacionados ao visto e ao seguro saúde necessários para a permanência no país, além de dar uma ajuda de custo de 18.848 libras por 12 meses e passagens aéreas.

Além disso, o estudante também pode solicitar subsídios adicionais para participar de congressos e realizar a pesquisa ou até uma ajuda específica para quem possui filhos, por exemplo.

>> Mestrado no Reino Unido: como se inscrever e quais as bolsas existem

Como se inscrever nas bolsas para estudar em Cambridge

O período das inscrições das bolsas em Cambridge para mestrado e doutorado da Fundação Bill&Melinda Gates para estudantes internacionais deve ir até o início de dezembro de 2022 para alguns cursos e até o início de janeiro de 2023 para outros. Em fevereiro e março, serão realizadas as entrevistas online com os candidatos pré-selecionados. A Universidade de Cambridge oferece mais de 100 cursos de doutorado e mais de 200 cursos de mestrado.

>> Melhores bolsas de Estudo de 2022 para estudar fora

Como se candidatar à universidade de Cambridge

O formulário para a candidatura às bolsas de pós-graduação em Cambridge é o mesmo que deve ser preenchido para a inscrição no curso escolhido. Para se inscrever, cada curso exige documentação diferente, mas de forma geral, são necessários:

  • Formulário;
  • histórico acadêmico;
  • Carta de motivação;
  • Duas referências acadêmicas;
  • Uma recomendação profissional;
  • Comprovante de proficiência em inglês;
  • Em alguns casos, podem ser exigidos também um projeto de pesquisa.

>>> Programa Chevening dá bolsas para fazer mestrado no Reino Unido

Entre os pontos avaliados para entrar no programa estão a excelência acadêmica, o potencial de liderança e o comprometimento do candidato com a melhoria da vida das pessoas, além da correspondência entre as aspirações e as qualificações do estudante e o curso por ele escolhido.

>>> As melhores bolsas para estudar na Europa

Com as bolsas de pós-graduação em Cambridge, o Gates Cambridge Scholarship tem como objetivo criar uma rede global de futuros líderes empenhados pelo bem comum.

De acordo com a fundação, atualmente existem ex-bolsistas do programa espalhados por todo o mundo estudando ou trabalhando em diversos setores, assumindo papéis importantes e aplicando seus conhecimentos e habilidades pela melhoria da vida das pessoas.

Precisa de ajuda para candidatar na Universidade de Cambridge?

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiros estudando na Europa com bolsa integral e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes. Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e assista nossa live com mentorados aprovados em programas de bolsa de estudos nas melhores universidades da Europa:

Economize no pagamento da taxa de candidatura

Recomendamos fazer o pagamento da sua taxa usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Veja como se inscrever no programa
Saiba mais sobre as bolsas
Veja o calendário com os prazos relativos à candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora do Partiu Intercâmbio, já pesam nove intercâmbios - dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia - e passeios por 30 países.

Ver Comentários

  • Boa tarde. Gostaria de fazer mestrado ou doutorado em Cambridge. É o meu sonho. Sou formada e posso graduação em artes e tenho um filho. Tenho inglês intermediário. Mas não tenho condições de pagar por isso. Quero me especializar para formar professores. Como devo proceder neste caso?

  • Sou jovem Moçambicano, mestre em Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos, graduado pela Universidade Zambeze. Gostaria de saber os cursos oferecidos pela Universidade de Cambridge.

    Atenciosamente

    Leonardo

  • Boa tarde, só um jovem moçambicano formado em psicologia clinica e assistência social e procuro oportunidades pra ter uma bolsa de estudo para fazer mestrado em alguma área de psicologia.
    a quem souber de alguma coisa aqui esta o meu endereço eletrotécnico. ferremaju@gmail.com

  • Sou aluno do curso de licenciatura em física na Universidade Católica de Pernambuco onde estarei concluindo a graduação no primeiro semestre de 2019 e faço licenciatura em matemática na UFPE. Tenho muita vontade de estudar na Cambridge University mas não temho poder aquisitivo para isso.

    Gostaria de saber se a bolsa Gates é oderecida anualmente.

    Desde já, fico grato pela atensão.

  • Eu gostaria tanto de estudar como bolsista nessa grade universidade.

  • Bruna, desculpa, você já fez muito mesmo, mas é que eu não estou encontrando resposta.
    Essa oportunidade é também pra área de letras inglês, quem trabalha com educação, na área de ensino?
    Obrigade querida.

Posts Recentes

DAI: bolsa para professores de inglês nos Estados Unidos recebe inscrições

Você é professor de inglês da rede pública de ensino e quer se aperfeiçoar nos…

8 hours atrás

Universidade de Valladolid e Santander têm bolsas para mulheres das áreas STEM

Além do programa Iberoamérica + Asia de bolsas para mestrado, a Universidade de Valladolid e…

1 day atrás

Fundação para Ciência e Tecnologia dá bolsas para doutorado em Portugal

A Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) portuguesa publicou o aviso de abertura do seu…

1 day atrás

Universidade de La Rioja: bolsa de espanhol na Espanha recebe inscrições

Tá precisando de uma bolsa de espanhol na Espanha, mas não pode passar tempo demais…

2 days atrás

AMIR: mestrado Erasmus em materiais avançados e reciclagem na Europa

O mestrado AMIR (Advanced Materiais: Innovative Recycling – Materiais Avançados: Reciclagem Inovadora, em tradução livre)…

4 days atrás

Bolsa para mestrado em cartografia em três países europeus

Mais uma oportunidade do Erasmus Mundus: bolsa para mestrado em cartografia em quatro instituições de…

4 days atrás