Quer fazer um mestrado em psicologia na Europa? Esta pode ser a sua chance para estudar em vários países sem pagar nadinha! O Global-MINDS é mais um programa com bolsas do Erasmus+. Desta vez com possibilidade de estudar em Portugal, na Polônia, na Noruega, na Turquia e na Irlanda. As inscrições vão até o dia 20 de janeiro.
Os recentes desafios apresentados pela crise dos refugiados na Europa e o crescimento do extremismo político exigem especialistas preparados para tratar questões de mobilidade, inclusão e diversidade. É a essa necessidade que o Global-MINDS deseja responder.
O Mestrado Europeu em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (European Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society) é um curso internacional voltado a graduados em Psicologia ou equivalente. A proposta é única e fornece um treinamento de alto nível em psicologia social e cultural tanto teórico quanto prático. Os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos aprofundados sobre temas de relevância social, como diversidade e inclusão, mobilidade global e aculturação, cultura e organizações.
O Global-MINDS é mais um Erasmus Mundus Joint Master Degree e reúne universidades de cinco países:
- Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal;
- Universidade de Ciências Sociais e Humanas de Varsóvia-SWPS, na Polônia;
- Universidade de Oslo-UiO, na Noruega;
- KU Universidade de Istambul, na Turquia;
- Universidade de Limerick, na Irlanda.
O curso tem duração de dois anos e as aulas são todas em inglês. No primeiro ano (1º e 2º semestres), as aulas são em turno integral em duas instituições diferentes (Portugal ou Polônia no 1º semestre; Noruega, Turquia ou Irlanda no 2º). No 3º semestre, os estudantes irão realizar um estágio em uma organização ou empresa associada a uma das universidades. O último semestre do mestrado em psicologia na Europa será dedicado à conclusão da dissertação e o aluno poderá escolher em qual das instituições vinculadas irá ficar.
Como são as bolsas para mestrado em psicologia na Europa
O programa Erasmus+ oferece bolsas para esse mestrado em psicologia na Europa. Os candidatos brasileiros se enquadram na categoria Partner Country (país parceiro). Para concorrer, o interessado não pode ser residente ou ter realizado sua atividade principal (estudo ou trabalho) por mais de 12 meses na Europa nos últimos cinco anos.
As bolsas são integrais e têm duração de dois anos. O programa cobre todos os custos de participação no mestrado (13.200 mil euros) e ainda dá um subsídio mensal de 1 mil euros (máx. 24 meses) e auxílio para instalação e despesas de viagem de 4 mil euros por ano.
Será oferecido um total de 58 bolsas de estudo entre os anos de 2017 e 2019: 35 para os países parceiros e 13 adicionais para regiões específicas. Nessa última categoria estão previstas duas bolsas para estudantes brasileiros e mexicanos.
Candidatura e seleção
A candidatura deve ser feita pelo site através do preenchimento do formulário de inscrição em inglês até as 8h (GMT) do dia 20 de janeiro de 2018. O interessado também precisa anexar os documentos solicitados:
- Curriculum Vitae (de preferência no formato Europass);
- Carta de motivação (máx. 1.000) demonstrando a sua motivação, falando sobre formação, experiência e objetivos profissionais;
- Cópia do passaporte;
- Comprovante de residência atual;
- Cópia certificada e devidamente traduzida do diploma de graduação;
- Cópia certificada e devidamente traduzida do histórico escolar;
- Duas cartas de recomendação (de acordo com modelo);
- Certificado de proficiência em inglês (mínimo B2);
- Publicação acadêmica (se tiver).
Também é preciso pagar uma taxa de 30 euros, que será reembolsada para aqueles que forem admitidos no programa.
A primeira fase da seleção será baseada na análise dos materiais enviados. Quem passar nessa etapa será entrevistado por Skype ou telefone.
Veja o programa do curso
Saiba tudo sobre a candidatura
Confira mais informações sobre as bolsas
Acesse as respostas para as dúvidas frequentes
Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.
Precisa de ajuda na candidatura?
Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.
Olá! Tenho interesse para 2020.
oi eu sou Munete, já sou licenciado em psicologia social mais estou muito interessado com a bolsa de mestrado.
Bom dia
Gostaria de receber mais informações e me preparar para este mestrado … este ano creio estar muito em cima da hora … mas para 2020 …. tenho intenções de ir … gostaria de receber mais informações para me preparar durante este ano …
Grata …
É necessário ser ja licenciada ou não.
Estou interessada.
O curriculo a gente faz em ingles? Assim como as cartas de motivacao e de recomendacao?
Bom dia!
Preciso fazer mestrado, me cadastrei para receber informações sobre mestrado com bolsa integral.
Gostei do curso
Olá, tem programação para 2019??
Grata
Claudia
estou interessado em uma bolsa de estudo na área de psicologia para mestrado.
Jacqueline, Eu queria saber se a pessoa já precisa estar formada nas datas de canditura ou pode apresentar um comprovante que vai se formar em outra data, posterior a do encerramento da inscrição.
Obrigada
Oi Bruna! Tudo bem?
Meu nome é Aline e sou estudante de pedagogia. estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se poderia me esclarecer.
Fiz intercâmbio de mobilidade para Portugal de janeiro de 2016 até jan.2017 através da minha universidade no Brasil – UEMG. Não houve bolsa de estudo tive que juntar dinheiro para fazer este intercâmbio.
No seu site fala que não pode ter morado fora por 1 ano…. Quer dizer que não posso me candidatar a bolsa?? 🙁 Você sabe me informar?
2) Por conta do intercâmbio de 1 ano ia me formar final de 2017 e agora só me formo final de 2018. Atrasou a minha formatura – a minha faculdade é por bloco, ou seja, eu elimino as disciplinas que cursei lá mas fico presa aquele periodo.
Como faço em relação aos documentos?
Cópia certificada e devidamente traduzida do diploma de graduação;
Cópia certificada e devidamente traduzida do histórico escolar.
3) Você sabe se tem como adiantar a minha formatura de dez. 2018 para julho 2018?
Olhei na minha universidade mas eles colocam muita dificuldade, falam que o problema seria por conta da “monografia que eu tenho que fazer no tempo previsto”. Você poderia me dar uma luz? 🙂
Amei seu site. Espero q este recado chegue até vc. Bjs