Global-MINDS: Mestrado em psicologia na Europa com bolsa integral

Quer fazer um mestrado em psicologia na Europa? Esta pode ser a sua chance para estudar em vários países sem pagar nadinha! O Global-MINDS é mais um programa com bolsas do Erasmus+. Desta vez com possibilidade de estudar em Portugal, na Polônia, na Noruega, na Turquia e na Irlanda. As inscrições vão até o dia 20 de janeiro de 2018.

Os recentes desafios apresentados pela crise dos refugiados na Europa e o crescimento do extremismo político exigem especialistas preparados para tratar questões de mobilidade, inclusão e diversidade. É a essa necessidade que o Global-MINDS deseja responder.

O Mestrado Europeu em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (European Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society) é um curso internacional voltado a graduados em Psicologia ou equivalente. A proposta é única e fornece um treinamento de alto nível em psicologia social e cultural tanto teórico quanto prático. Os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos aprofundados sobre temas de relevância social, como diversidade e inclusão, mobilidade global e aculturação, cultura e organizações.

O Global-MINDS é mais um Erasmus Mundus Joint Master Degree e reúne universidades de cinco países:

  • Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal;
  • Universidade de Ciências Sociais e Humanas de Varsóvia-SWPS, na Polônia;
  • Universidade de Oslo-UiO, na Noruega;
  • KU Universidade de Istambul, na Turquia;
  • Universidade de Limerick, na Irlanda.

O curso tem duração de dois anos e as aulas são todas em inglês. No primeiro ano (1º e 2º semestres), as aulas são em turno integral em duas instituições diferentes (Portugal ou Polônia no 1º semestre; Noruega, Turquia ou Irlanda no 2º). No 3º semestre, os estudantes irão realizar um estágio em uma organização ou empresa associada a uma das universidades. O último semestre do mestrado em psicologia na Europa será dedicado à conclusão da dissertação e o aluno poderá escolher em qual das instituições vinculadas irá ficar.

>>> Veja todas as bolsas de mestrado do Erasmus na Europa
>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

Como são as bolsas para mestrado em psicologia na Europa

O programa Erasmus+ oferece bolsas para esse mestrado em psicologia na Europa. Os candidatos brasileiros se enquadram na categoria Partner Country (país parceiro). Para concorrer, o interessado não pode ser residente ou ter realizado sua atividade principal (estudo ou trabalho) por mais de 12 meses na Europa nos últimos cinco anos.

As bolsas são integrais e têm duração de dois anos. O programa cobre todos os custos de participação no mestrado (13.200 mil euros) e ainda dá um subsídio mensal de 1 mil euros (máx. 24 meses) e auxílio para instalação e despesas de viagem de 4 mil euros por ano.

Será oferecido um total de 58 bolsas de estudo entre os anos de 2017 e 2019: 35 para os países parceiros e 13 adicionais para regiões específicas. Nessa última categoria estão previstas duas bolsas para estudantes brasileiros e mexicanos.

Candidatura e seleção

A candidatura deve ser feita pelo site através do preenchimento do formulário de inscrição em inglês até as 8h (GMT) do dia 20 de janeiro de 2018. O interessado também precisa anexar os documentos solicitados:

  • Curriculum Vitae (de preferência no formato Europass);
  • Carta de apresentação (máx. 1.000) demonstrando a sua motivação, falando sobre formação, experiência e objetivos profissionais;
  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de residência atual;
  • Cópia certificada e devidamente traduzida do diploma de graduação;
  • Cópia certificada e devidamente traduzida do histórico escolar;
  • Duas cartas de recomendação (de acordo com modelo);
  • Certificado de proficiência em inglês (mínimo B2);
  • Publicação acadêmica (se tiver).

Também é preciso pagar uma taxa de 30 euros, que será reembolsada para aqueles que forem admitidos no programa.

A primeira fase da seleção será baseada na análise dos materiais enviados. Quem passar nessa etapa será entrevistado por Skype ou telefone.

Veja o programa do curso
Saiba tudo sobre a candidatura
Confira mais informações sobre as bolsas
Acesse as respostas para as dúvidas frequentes

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

>> Bolsas Erasmus para mestrado em Barcelona e em outras cidades da Europa nas áreas de mercados globais e criatividade
>>> Acesse todos os editais abertos para estudar no exterior
>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

COMENTÁRIOS

4 respostas para “Global-MINDS: Mestrado em psicologia na Europa com bolsa integral”

  1. Claudia Queiroz disse:

    Olá, tem programação para 2019??
    Grata
    Claudia

  2. ferreira marcos juliasse sine disse:

    estou interessado em uma bolsa de estudo na área de psicologia para mestrado.

  3. Lígia disse:

    Jacqueline, Eu queria saber se a pessoa já precisa estar formada nas datas de canditura ou pode apresentar um comprovante que vai se formar em outra data, posterior a do encerramento da inscrição.
    Obrigada

  4. Aline disse:

    Oi Bruna! Tudo bem?

    Meu nome é Aline e sou estudante de pedagogia. estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se poderia me esclarecer.

    Fiz intercâmbio de mobilidade para Portugal de janeiro de 2016 até jan.2017 através da minha universidade no Brasil – UEMG. Não houve bolsa de estudo tive que juntar dinheiro para fazer este intercâmbio.
    No seu site fala que não pode ter morado fora por 1 ano…. Quer dizer que não posso me candidatar a bolsa?? 🙁 Você sabe me informar?

    2) Por conta do intercâmbio de 1 ano ia me formar final de 2017 e agora só me formo final de 2018. Atrasou a minha formatura – a minha faculdade é por bloco, ou seja, eu elimino as disciplinas que cursei lá mas fico presa aquele periodo.

    Como faço em relação aos documentos?

    Cópia certificada e devidamente traduzida do diploma de graduação;
    Cópia certificada e devidamente traduzida do histórico escolar.

    3) Você sabe se tem como adiantar a minha formatura de dez. 2018 para julho 2018?
    Olhei na minha universidade mas eles colocam muita dificuldade, falam que o problema seria por conta da “monografia que eu tenho que fazer no tempo previsto”. Você poderia me dar uma luz? 🙂

    Amei seu site. Espero q este recado chegue até vc. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *