InterMaths: mestrado em matemática na Europa com bolsa Erasmus Mundus

O InterMaths – Interdisciplinary Mathematics é um mestrado em matemática na Europa no formato Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD). Ou seja, trata-se de um curso oferecido em conjunto por diferentes universidades e com possibilidade de bolsa integral.

Todas bolsas Erasmus

O mestrado em matemática na Europa tem duração de dois anos e é focado em modelagem e simulação matemática com ênfase especial em ciências biomédicas e engenharia industrial.

O programa é desenhado para atender à demanda de pesquisa avançada em empresas europeias e oferecer uma formação única em matemática aplicada, alinhada com as inovações da ciência e tecnologia.

>>> Confira outras oportunidades na área da matemática

Como é o esquema de mobilidade do mestrado em matemática na Europa

As universidades que formam o consórcio que oferece o curso são cinco:

  • Università degli Studi dell’Aquila (UAQ), na Itália;
  • Universidade Técnica de Hamburgo (TUHH), na Alemanha;
  • Universidade Técnica de Viena (TUW), na Áustria;
  • Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), na Espanha;
  • Université Côte d’Azur (UCA), na França.

Durante o mestrado em matemática na Europa, os estudantes fazem um esquema de mobilidade que inclui o 1º semestre na UAQ e o 2º na TUHH ou na TUW. Já no 2º ano do curso, o aluno estuda em uma das cinco instituições, conforme a linha de especialização escolhida.

>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Como são as bolsas Erasmus para o InterMaths

Todos os anos, são oferecidas bolsas Erasmus para o curso, com valor máximo de 49 mil euros. Nesta edição, serão distribuídos 21 benefícios para candidatos de países parceiros (grupo do qual o Brasil faz parte).

As bolsas incluem os custos de participação (18 mil euros), contribuição para as despesas de viagem e instalação (máx. 7 mil euros) e subsídio mensal (1 mil euros por mês durante 24 meses).

Lembrando apenas que para concorrer à bolsa como estudante de um partner country, o candidato não pode ter exercido as suas principais atividades por mais de 12 meses na Europa nos últimos cinco anos.

>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

Candidatura ao mestrado em matemática na Europa

Estudantes de todas as nacionalidades podem se candidatar para o mestrado em matemática na Europa. Como requisito, é preciso ter graduação em matemática, física, engenharia ou outras áreas que forneçam um forte background em matemática.

Além disso, é preciso comprovar proficiência em inglês, com nível mínimo B2 ou C1, por meio do resultado de uma prova (TOEFL iBT, IELTS, PTE Academic etc). Os certificados não podem ter mais do que quatro anos no momento da submissão da candidatura.

Quem deseja concorrer à bolsa não precisa submeter uma inscrição separada, mas deve se candidatar até o dia 2 de março. Todas as candidaturas realizadas dentro desse prazo serão consideradas para o benefício.

>> Bolsistas Erasmus Mundus contam da burocracia e documentação

A documentação deve estar acompanhada de tradução oficial em inglês. Entre os documentos solicitados para a candidatura, estão:

No dia 15 de abril, os candidatos receberão uma notificação preliminar sobre o resultado da seleção.

>>> O que bolsistas brasileiros falam do programa Erasmus

Economize no pagamento da taxa de mestrados Erasmus

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. A nossa parceira Remessa Online garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Saiba mais sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Envie a sua candidatura

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Jaqueline Crestani

Posts Recentes

DAAD oferece bolsa para mestrado em saúde na Europa

A bolsa para mestrado em Gestão Global de Riscos à Saúde e Políticas de Higiene…

2 days atrás

Universidade em Glasgow e Londres dá bolsas de estudo

A Glasgow Caledonian Univesity (GCU) oferece bolsas para pós-graduação no Reino Unido de até 15…

2 days atrás

Bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento na Alemanha

A bolsa para mestrado em economia do desenvolvimento é mais uma oportunidade que faz parte…

3 days atrás

Mestrado em engenharia florestal na Alemanha com bolsa integral do DAAD na TU Dresden

Estão abertas as inscrições para fazer o mestrado em engenharia florestal com ênfase em florestas…

4 days atrás

Bolsas de doutorado na Itália para estudar na Toscana em diferentes áreas

Já imaginou que maravilhoso estudar em Pisa ou Florença? Pois é, esta pode ser uma…

4 days atrás

Universidade de Torino oferece bolsas de doutorado na Itália

A Universidade de Torino está com inscrições abertas para suas bolsas de doutorado na Itália!…

5 days atrás