mestrado em matematica na europa

InterMaths: mestrado em matemática na Europa com bolsa Erasmus Mundus

O InterMaths – Interdisciplinary Mathematics é um mestrado em matemática na Europa no formato Erasmus Mundus Joint Master. Ou seja, trata-se de um curso oferecido em conjunto por diferentes universidades e com possibilidade de bolsa integral.

O mestrado em matemática na Europa tem duração de dois anos e é focado em modelagem e simulação matemática com ênfase especial em ciências biomédicas e engenharia industrial.

O programa é desenhado para atender à demanda de pesquisa avançada em empresas europeias e oferecer uma formação única em matemática aplicada, alinhada com as inovações da ciência e tecnologia.

>>> Confira outras oportunidades na área da matemática

Como é o esquema de mobilidade do mestrado em matemática na Europa

As universidades que formam o consórcio que oferece o curso são cinco:

  • Università degli Studi dell’Aquila (UAQ), na Itália;
  • Universidade Técnica de Hamburgo (TUHH), na Alemanha;
  • Universidade Técnica de Viena (TUW), na Áustria;
  • Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), na Espanha;
  • Université Côte d’Azur (UCA), na França.

Durante o mestrado em matemática na Europa, os estudantes fazem um esquema de mobilidade que inclui o 1º semestre na UAQ e o 2º na TUHH ou na TUW. Já no 2º ano do curso, o aluno estuda em uma das cinco instituições, conforme a linha de especialização escolhida.

>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Como são as bolsas Erasmus para o InterMaths

Todos os anos, são oferecidas bolsas Erasmus para o curso, com valor máximo de 49 mil euros. Nesta edição, serão distribuídos 21 benefícios para candidatos de países parceiros (grupo do qual o Brasil faz parte).

As bolsas incluem os custos de participação (18 mil euros), contribuição para as despesas de viagem e instalação (máx. 7 mil euros) e subsídio mensal (1 mil euros por mês durante 24 meses).

Lembrando apenas que para concorrer à bolsa como estudante de um partner country, o candidato não pode ter exercido as suas principais atividades por mais de 12 meses na Europa nos últimos cinco anos.

>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

Candidatura ao mestrado em matemática na Europa

Estudantes de todas as nacionalidades podem se candidatar para o mestrado em matemática na Europa. Como requisito, é preciso ter graduação em matemática, física, engenharia ou outras áreas que forneçam um forte background em matemática.

Além disso, é preciso comprovar proficiência em inglês, com nível mínimo B2 ou C1, por meio do resultado de uma prova (TOEFL iBT, IELTS, PTE Academic etc). Os certificados não podem ter mais do que quatro anos no momento da submissão da candidatura.

Quem deseja concorrer à bolsa não precisa submeter uma inscrição separada, mas deve se candidatar até o dia 29 de fevereiro. Todas as candidaturas realizadas dentro desse prazo serão consideradas para o benefício.

>>> Melhores bolsas para estudar fora

A documentação deve estar acompanhada de tradução oficial em inglês. Entre os documentos solicitados para a candidatura, estão:

Em abril, os candidatos receberão uma notificação preliminar sobre o resultado da seleção.

>>> O que bolsistas brasileiros falam do programa Erasmus

Precisa de ajuda para candidatar no Erasmus

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Envie a sua candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais