mestrado em estudos latino-americanos erasmus

Bolsa Erasmus para mestrado em estudos latino-americanos e europeus

Tem vontade de fazer um mestrado em estudos latino-americanos? É claro que o Erasmus Mundus — que tem programas nas mais diversas áreas — também tem um curso sobre isso. E o melhor: você pode estudar sem pagar nada em três países da Europa!

O LAGLOBE (Erasmus Mundus Master Latin America and Europe in a Global World), mestrado em América Latina e Europa em um mundo global, em português, é multidisciplinar e internacional. A sua duração é de dois anos e os alunos passam por três universidades diferentes.

>> Tire suas dúvidas sobre as bolsas Erasmus Mundus

Como funciona a mobilidade no mestrado em estudos latino-americanos

  • Universidade de Salamanca (Espanha): 1º semestre;
  • Universidade de Estocolmo (Suécia): 2º semestre;
  • Sorbonne Nouvelle (França): 3º semestre.

No último semestre, os estudantes podem escolher entre um percurso acadêmico ou profissional. No primeiro, ficam em uma dessas instituições para realizar a sua pesquisa de dissertação. Já o segundo consiste em fazer um estágio de três meses na América Latina ou na Europa.

>> Mentorada do Partiu Intercâmbio conta como é estudar na Suécia

Sobre os requisitos linguísticos

Diferentemente da maioria dos cursos Erasmus, que tem inglês como língua oficial, no mestrado em estudos latino-americanos os alunos estudam em três línguas: espanhol, inglês e francês.

Sendo assim, é exigido que os candidatos sejam fluentes nos três idiomas e apresentem certificado de proficiência em todos eles. Os níveis mínimos exigidos de conhecimento em cada um e os certificados aceitos são:

  • Inglês: C1 (TOEFL iBT, IELTS, Michigan English Language Assessment Battery, Pearson Test of English ou University of Cambridge ESOL Examinations);
  • Espanhol: C1 (DELE);
  • Francês: B2 (DELF ou TCF).

>>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio em 2024

Como são as bolsas Erasmus para o LAGLOBE

O LAGLOBE oferece cerca de 15 bolsas Erasmus+ para os melhores candidatos que se inscreverem na primeira rodada de candidaturas, que tem como deadline o dia 11 de fevereiro.

Os selecionados ganham a matrícula no curso (que custa 8.640 euros por ano para não europeus), seguro internacional, subsídio para despesas com viagem e instalação (3 mil anuais + 1 mil euros) e um auxílio mensal (1 mil euros).

Confira dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus

Como se candidatar para fazer mestrado em estudos latino-americanos com bolsa

Todos os candidatos inscritos até 11 de fevereiro serão considerados para as bolsas. As inscrições são online e os documentos devem ser enviados em inglês, espanhol ou francês ou acompanhados de tradução em uma dessas línguas.

  • Carta de motivação (até 600 palavras);
  • Carta de recomendação;
  • Currículo;
  • Certificados de proficiência em inglês, espanhol e francês;
  • Diploma de graduação em ciências sociais, direito ou humanidades;
  • Histórico escolar;
  • Cópia do passaporte;
  • Projeto de pesquisa (máximo 1.800 palavras).

Após a análise das candidaturas, os pré-selecionados serão chamados para uma entrevista online.

Em caso de dúvidas em relação ao mestrado em estudos latino-americanos, é possível entrar em contato por e-mail: [email protected].

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja os detalhes sobre as bolsas
Confira como se inscrever

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Bolsa Erasmus para mestrado em estudos latino-americanos e europeus”

  1. Muito legal, mas a exigência de fluência com certificado em 3 idiomas já seleciona os candidatos de maneira não lá muito justa…. Gente, quem tem dinheiro para pagar 3 certificações tão caras ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais