mestrado em economia na europa partiu intercambio erasmus

EPOG: mestrado em economia na Europa do programa Erasmus

Mais uma oportunidade de fazer mestrado na Europa em, pelo menos, dois países diferentes pelo programa Erasmus Mundus Joint Masters Degrees! O mestrado em economia na Europa com foco em políticas econômicas  (EPOG) recebe inscrições até 30 de janeiro e oferece bolsas integrais.

O Mestrado em economia na Europa (Economic Policies for the Global transition – EPOG) visa repensar competências da macroeconomia, inovação e desenvolvimento econômico através das lentes da transição ecológica necessária para que possamos viver em economias com baixas emissões de carbono.

>>> Melhores bolsas para mestrado na Europa

O mestrado em economia na Europa do Erasmus

O mestrado em Economic POlicies for the Global transition é resultado de uma parceria entre diferentes universidades:

  • Sorbonne (França)
  • Berlin School of Economics and Law (Alemanha)
  • University of the Witwatersrand (África do Sul)
  • Université Paris (França)
  • Université de Technologie de Compiègne
  • Università degli Studi Roma Tre (Itália)
  • Università degli studi di Torino (Itália)
  • Wirtschaftsuniversität Wien (Áustria)

Todos os alunos devem estudar em pelo menos duas universidades, de acordo com as regras gerais de mobilidade do programa.

Os estudantes podem optar por se especializar em:  Knowledge, innovation and the digital transition,  Macroeconomics, finance and the socioeconomic transition ou Development, sustainable development and the ecological transition.

>>> Como validar mestrado do Exterior no Brasil

Candidatura ao mestrado em economia na Europa

Para concorrer às vagas mestrado em direito e economia do Erasmus+, é preciso ter graduação em economia. Os candidatos também precisam comprovar que tem conhecimento da língua inglesa – idioma oficial do curso e ter proficiência nos outros idiomas conta pontos mas não é obrigatório.

>>> Como estudar de graça na Alemanha

A seleção é baseada em quatro critérios: qualidade da carreira universitária; qualidade da carta de motivação e recomendação; afinidade dos estudos anteriores e proficiência em inglês e outros idiomas do curso.

Para se candidatar, é preciso preencher o formulário online e enviar a documentação abaixo:

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2023

O mestrado em economia na Europa vale a pena?

Em fevereiro de 2018, conversamos com a Luisa, ela é formada em Economia na UFRJ e é bolsista do programa EPOG. O mestrado da Luisa foca em Macroeconomia e Desenvolvimento. O primeiro semestre foi em Berlim, na Hochschule fur Wirtschaft und Recht Berlin, o segundo semestre foi em Joanesburgo, na Wits University, o terceiro semestre na Université Paris 13 (que é a universidade sede do programa)

Quanto custa o mestrado em Economia na Europa?

O curso de mestrado em economia na Europa tem bolsas generosas do programa Erasmus Mundus que cobrem tuition, custo de vida, passagem e seguro saúde. Mas vale lembrar que este curso oferece uma vantagem em comparação com outros cursos Erasmus Mundus de mestrado: o mestrado em economia na Europa do EPOG tem taxas bem menores que os outros mestrados do programa. A maioria dos cursos Erasmus Mundus tem preços por volta dos 10 mil euros só de tuition fees. No caso do EPOG, as taxas anuais variam de acordo com a sua necessidade financeira e podem ser de 1000 a 4000 mil euros pos ano. Você pode fazer o calculo pro seu caso aqui.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Inscreva-se agora

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

1 comentário em “EPOG: mestrado em economia na Europa do programa Erasmus”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais