EPOG: mestrado em economia na Europa do programa Erasmus
Mais uma oportunidade de fazer mestrado na Europa em, pelo menos, dois países diferentes pelo programa Erasmus Mundus Joint Masters Degrees! O mestrado em economia na Europa, EPOG-JM (Economic Policies for the Global bifurcation) recebe inscrições até 29 de janeiro e oferece bolsas integrais.
O Mestrado em economia na Europa visa repensar competências da macroeconomia, inovação e desenvolvimento econômico através das lentes da transição ecológica necessária para que possamos viver em economias com baixas emissões de carbono.
>>> Melhores bolsas para mestrado na Europa
O mestrado em economia na Europa do Erasmus
O mestrado em Economic Policies for the Global bifurcation é resultado de uma parceria entre diferentes universidades:
- Sorbonne (França)
- Berlin School of Economics and Law (Alemanha)
- University of the Witwatersrand (África do Sul)
- University of Geneva
- Università degli Studi Roma Tre (Itália)
- Università degli studi di Torino (Itália)
- Vienna University of Economics and Business (Áustria)
Todos os alunos devem estudar em pelo menos duas universidades, de acordo com as regras gerais de mobilidade do programa.
O curso oferece uma ampla gama de áreas de especialização, organizadas em três Majors e diversos Minors que abordam os desafios contemporâneos nas interseções entre economia, sociedade, tecnologia e sustentabilidade.
O Major A foca em inovação, economia digital e a bifurcação sociotécnica, explorando as transformações tecnológicas e seus impactos sociais. O Major B concentra-se em macroeconomia, finanças e a bifurcação socioeconômica, com Minors que aprofundam temas como macroeconomia internacional, governança e sustentabilidade (B1), economia socioeconômica e ecológica (B2), e economia política, capitalismo e sustentabilidade (B3).
Já o Major C trata do desenvolvimento sustentável e a bifurcação socioecológica, com Minors que investigam tecnologia e desenvolvimento sustentável (C1), macroeconomia internacional e sustentabilidade (C2), economia socioecológica e políticas públicas (C3), além de questões de desenvolvimento sustentável no Sul Global (C4).
>>> Como validar mestrado do Exterior no Brasil
Candidatura ao mestrado em economia na Europa
Para concorrer às vagas mestrado em direito e economia do Erasmus, é preciso ter graduação em economia. Os candidatos também precisam comprovar que tem conhecimento da língua inglesa – idioma oficial do curso e ter proficiência nos outros idiomas conta pontos mas não é obrigatório.
>>> Como estudar de graça na Alemanha
A seleção é baseada em quatro critérios: qualidade da carreira universitária; qualidade da carta de motivação e recomendação; afinidade dos estudos anteriores e proficiência em inglês e outros idiomas do curso.
Para se candidatar, é preciso preencher o formulário online e enviar a documentação abaixo:
- Diploma de graduação e histórico acadêmico traduzidos e apostilados;
- CV;
- Carta de motivação;
- Cartas de recomendação;
- Comprovante de residência;
- Certificado de proficiência em inglês válido
- Certificado de proficiência o idioma das universidades parceiras (não é obrigatório, mas conta pontos)
>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2025
O mestrado em economia na Europa vale a pena?
Em fevereiro de 2018, conversamos com a Luisa, ela é formada em Economia na UFRJ e é bolsista do programa EPOG. O mestrado da Luisa foca em Macroeconomia e Desenvolvimento. O primeiro semestre foi em Berlim, na Hochschule fur Wirtschaft und Recht Berlin, o segundo semestre foi em Joanesburgo, na Wits University, o terceiro semestre na Université Paris 13 (que é a universidade sede do programa)
Quanto custa o mestrado em Economia na Europa?
O curso de mestrado em economia na Europa tem bolsas generosas do programa Erasmus Mundus que cobrem tuition, custo de vida, passagem e seguro saúde.
Mas vale lembrar que este curso oferece uma vantagem em comparação com outros cursos Erasmus Mundus de mestrado: As taxas de matrícula para o programa de dois anos EPOG-JM Erasmus Mundus Joint Master são reduzidas para cerca de 1000 euros por ano (600 euros/ano + aproximadamente 400–500 euros/ano para o seguro de saúde e acidentes, atendendo aos requisitos mínimos da Comissão Europeia).
Essa redução é aplicável a estudantes com uma renda pessoal inferior a 26.400 euros/ano (incluindo bolsas esperadas ou outras fontes de renda pessoal durante os estudos no EPOG+). Vale destacar que o suporte financeiro dos pais ou o uso de poupanças pessoais não são considerados como renda pessoal do estudante. Essas regras refletem a política social que o consórcio deseja implementar: embora o programa EPOG precise de recursos para operar, a educação é vista como um bem comum que não deve ser mercantilizado.
A maioria dos estudantes matriculados no programa, que não recebem bolsa Erasmus Mundus, terá acesso à bolsa de mobilidade Erasmus no segundo ano (exceto aqueles no Minor C4 ou matriculados no programa de um ano).
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba tudo sobre o curso
Inscreva-se agora
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
1 comentário em “EPOG: mestrado em economia na Europa do programa Erasmus”
Ótimas dicas…