mestrado em economia circular erasmus graz austria

CIRCLE: mestrado em economia circular em vários países com bolsa Erasmus

O CIRCLE é um mestrado em economia circular no formato Erasmus Joint Master Degree. Sendo assim, é organizado por um consórcio de universidades europeias e tem possibilidade de bolsas Erasmus Mundus.

O curso forma profissionais aptos a criar soluções e estratégias para contribuir para o crescimento econômico sustentável. Oito universidades são parceiras no mestrado em economia circular:

>>> Melhores bolsas de estudo de 2022

Como funciona a mobilidade durante o curso

Os estudantes iniciam o 1º ano do curso em uma universidade europeia. No 2º ano, devem obrigatoriamente realizar uma mobilidade em uma outra instituição da Europa.

Contudo, é também possível se inscrever para uma mobilidade adicional em uma das universidades parceiras não europeias durante o 2º ano. Para isso, será preciso aplicar de forma separada após a aprovação no mestrado em economia circular.

>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

Requisitos para se candidatar ao CIRCLE

Para se inscrever no curso, é necessário ter graduação em engenharia, ciências naturais, ambientais, econômicas ou sociais, matemática ou estatística. Além disso, o estudante deverá ter conquistado uma média mínima equivalente a B (conforme o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos — ECTS) durante a faculdade.

Será preciso também comprovar proficiência em inglês por meio de um certificado (TOEFL, IELTS, Cambridge Certificate of Proficiency English ou Cambridge Certificate in Advanced English). Outra possibilidade de comprovação é ter feito graduação ou mestrado em um país de língua inglesa.

Ainda, existem alguns requisitos específicos de algumas universidades do consórcio. Nesse caso, para estudar nessas instituições, será preciso cumpri-los também.

>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

Como são as bolsas Erasmus para o mestrado em economia circular

Quando o candidato se inscreve no CIRCLE, ele se candidata automaticamente para uma bolsa de estudos. Assim, o benefício será concedido aos candidatos com maior pontuação na seleção do curso.

As bolsas Erasmus incluem o valor do curso, seguro saúde, auxílio para despesas com viagem e instalação e subsídio mensal.

Não são elegíveis estudantes que já tenham recebido uma bolsa Erasmus Mundus ou que sejam beneficiários de outro programa financiado pela União Europeia.

Além disso, a comissão do mestrado em economia circular seleciona no máximo três candidatos do mesmo país. Os candidatos devem, ainda, respeitar a regra dos 12 meses: não ter morado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

>>Erasmus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Candidatura ao mestrado em economia circular do programa Erasmus

A candidatura ao mestrado em economia circular é online e deve ser feita até 15 de janeiro. No site, os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos solicitados:

  • Currículo;
  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de proficiência em inglês;
  • Histórico acadêmico;
  • Diploma de graduação;
  • Duas cartas de recomendação;
  • Lista de disciplinas cursadas em matemática/estatística e ciências ambientais (é preciso baixar o arquivo e enviá-lo preenchido);
  • Resumo do TCC;
  • Informações adicionais e/ou certificados que você considerar importantes.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem encontrar em contato por e-mail: [email protected]. As inscrições precisam ser feitas até 17 de janeiro. Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e também confira o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. O Pedro, do vídeo abaixo, foi nosso mentorado e

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos


Entenda como são as bolsas
Acesse o portal de inscrições

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais