
CIRCLE: mestrado em economia circular em vários países com bolsa Erasmus

O CIRCLE é um mestrado em economia circular no formato Erasmus Joint Master Degree. Sendo assim, é organizado por um consórcio de universidades europeias e tem possibilidade de bolsas Erasmus Mundus.
O curso forma profissionais aptos a criar soluções e estratégias para contribuir para o crescimento econômico sustentável. Oito universidades são parceiras no mestrado em economia circular:
- Universidade de Graz (Áustria);
- Chalmers University of Technology (Suécia);
- Delft University of Technology — TU Delft (Holanda);
- Universidade de Leiden (Holanda);
- Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia — NTNU (Noruega);
- Universidade Curtin (Austrália);
- Universidade Tsinghua (China);
- Universidade de Waseda (Japão)
Como funciona a mobilidade durante o curso
Os estudantes iniciam o 1º ano do curso em uma universidade europeia. No 2º ano, devem obrigatoriamente realizar uma mobilidade em uma outra instituição da Europa.
Contudo, é também possível se inscrever para uma mobilidade adicional em uma das universidades parceiras não europeias durante o 2º ano. Para isso, será preciso aplicar de forma separada após a aprovação no mestrado em economia circular.
Requisitos para se candidatar ao CIRCLE
Para se inscrever no curso, é necessário ter graduação em engenharia, ciências naturais, ambientais, econômicas ou sociais, matemática ou estatística. Além disso, o estudante deverá ter conquistado uma média mínima equivalente a B (conforme o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos — ECTS) durante a faculdade.
Será preciso também comprovar proficiência em inglês por meio de um certificado (TOEFL, IELTS, Cambridge Certificate of Proficiency English ou Cambridge Certificate in Advanced English). Outra possibilidade de comprovação é ter feito graduação ou mestrado em um país de língua inglesa.
Ainda, existem alguns requisitos específicos de algumas universidades do consórcio. Nesse caso, para estudar nessas instituições, será preciso cumpri-los também.
>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo
Como são as bolsas Erasmus para o mestrado em economia circular
Quando o candidato se inscreve no CIRCLE, ele se candidata automaticamente para uma bolsa de estudos. Assim, o benefício será concedido aos candidatos com maior pontuação na seleção do curso.
As bolsas Erasmus incluem o valor do curso, seguro saúde, auxílio para despesas com viagem e instalação e subsídio mensal.
Não são elegíveis estudantes que já tenham recebido uma bolsa Erasmus Mundus ou que sejam beneficiários de outro programa financiado pela União Europeia.
Além disso, a comissão do mestrado em economia circular seleciona no máximo três candidatos do mesmo país. Os candidatos devem, ainda, respeitar a regra dos 12 meses: não ter morado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.
Candidatura ao mestrado em economia circular do programa Erasmus
A candidatura ao mestrado em economia circular é online e deve ser feita até 15 de janeiro. No site, os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos solicitados:
- Currículo;
- Cópia do passaporte;
- Comprovante de proficiência em inglês;
- Histórico acadêmico;
- Diploma de graduação;
- Duas cartas de recomendação;
- Lista de disciplinas cursadas em matemática/estatística e ciências ambientais (é preciso baixar o arquivo e enviá-lo preenchido);
- Resumo do TCC;
- Informações adicionais e/ou certificados que você considerar importantes.
Em caso de dúvidas, os candidatos podem encontrar em contato por e-mail: [email protected]. As inscrições precisam ser feitas até 17 de janeiro. Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e também confira o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. O Pedro, do vídeo abaixo, foi nosso mentorado e
Saiba mais sobre o programa
Entenda como são as bolsas
Veja os requisitos
Acesse o portal de inscrições
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.