Bolsas Erasmus para mestrado em economia circular em vários países

mestrado em economia circular erasmus graz austria

O CIRCLE é um mestrado em economia circular no formato Erasmus Joint Master Degree. Sendo assim, é organizado por um consórcio de universidades europeias e tem possibilidade de bolsas Erasmus Mundus.

Bolsas de Mestrado

O curso forma profissionais aptos a criar soluções e estratégias para contribuir para o crescimento econômico sustentável. Oito universidades são parceiras no mestrado em economia circular: 

  • Universidade de Graz (Áustria);
  • Chalmers University of Technology (Suécia);
  • Delft University of Technology — TU Delft (Holanda);
  • Universidade de Leiden (Holanda);
  • Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia — NTNU (Noruega);
  • Universidade Curtin (Austrália);
  • Universidade Tsinghua (China);
  • Universidade de Waseda (Japão).

>>> Veja mais bolsas de mestrado Erasmus Mundus

Como funciona a mobilidade durante o curso

Os estudantes iniciam o 1º ano do curso em uma universidade europeia. No 2º ano, devem obrigatoriamente realizar uma mobilidade em uma outra instituição da Europa. 

Contudo, é também possível se inscrever para uma mobilidade adicional em uma das universidades parceiras não europeias durante o 2º ano. Para isso, será preciso aplicar de forma separada após a aprovação no mestrado em economia circular.

>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

Requisitos para se candidatar ao CIRCLE

Para se inscrever no curso, é necessário ter graduação em engenharia, ciências naturais, ambientais, econômicas ou sociais, matemática ou estatística. Além disso, o estudante deverá ter conquistado uma média mínima equivalente a B (conforme o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos — ECTS) durante a faculdade.

Será preciso também comprovar proficiência em inglês por meio de um certificado (TOEFL, IELTS, Cambridge Certificate of Proficiency English ou Cambridge Certificate in Advanced English). Outra possibilidade de comprovação é ter feito graduação ou mestrado em um país de língua inglesa.

Ainda, existem alguns requisitos específicos de algumas universidades do consórcio. Nesse caso, para estudar nessas instituições, será preciso cumpri-los também.

>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

Como são as bolsas Erasmus para o mestrado em economia circular

Quando o candidato se inscreve no CIRCLE, ele se candidata automaticamente para uma bolsa de estudos. Assim, o benefício será concedido aos candidatos com maior pontuação na seleção do curso. 

As bolsas Erasmus incluem o valor do curso, seguro saúde, auxílio para despesas com viagem e instalação e subsídio mensal. 

Não são elegíveis estudantes que já tenham recebido uma bolsa Erasmus Mundus ou que sejam beneficiários de outro programa financiado pela União Europeia.

Além disso, a comissão do mestrado em economia circular seleciona no máximo três candidatos do mesmo país. Os candidatos devem, ainda, respeitar a regra dos 12 meses: não ter morado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

>>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Candidatura ao mestrado em economia circular do programa Erasmus

A candidatura ao mestrado em economia circular é online e deve ser feita até 15 de janeiro. No site, os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos solicitados:

  • Currículo;
  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de proficiência em inglês;
  • Histórico acadêmico;
  • Diploma de graduação;
  • Duas cartas de recomendação;
  • Lista de disciplinas cursadas em matemática/estatística e ciências ambientais (é preciso baixar o arquivo e enviá-lo preenchido);
  • Resumo do TCC;
  • Informações adicionais e/ou certificados que você considerar importantes.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem encontrar em contato por e-mail: emcircle(at)uni-graz.at.

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício e gastar menos na hora de pagar a taxa do University Admissions para estudar na Suécia! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Saiba mais sobre o programa
Entenda como são as bolsas
Veja os requisitos
Acesse o portal de inscrições

 

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio