Choreomundus: mestrado em dança em Londres e outras cidades com bolsa Erasmus
O Choreomundus – International Master in Dance, Knowledge, Practice and Heritage é mais um programa Erasmus Mundus Joint Masters Degree que tem bolsas para fazer um curso organizado por mais de uma instituição europeia. Desta vez, estamos falando de um mestrado em dança com foco em conhecimento, prática e patrimônio ligados a essa forma de arte.
O mestrado em dança na Europa
O curso propõe uma análise da dança e de outras modalidades que envolvem movimento (rituais, artes marciais, jogos e teatro físico) como patrimônio cultural imaterial nos contextos da etnocoreologia, antropologia da dança e dos estudos sobre patrimônio. Aqui no Partiu Intercâmbio já conversamos com duas bolsistas brasileiras do mestrado Erasmus. Tainá e Naiara contaram mais sobre a seleção e curso e deram boas dicas para quem quer fazer mestrados do programa da União europeia.
>>> Mudanças no programa Erasmus a partir de 2022
O mestrado em dança é resultado de uma parceria entre quatro universidades reconhecidas pelos estudos na área: Universidade de Clermont Auvergne, na França, Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, na Noruega, Universidade de Szeged, na Hungria e Universidade de Roehampton London, no Reino Unido.
Os alunos estudam em todas as quatro instituições parceiras, ficando um ano em uma primeira, um semestre completo na segunda e um período intensivo de estudos na terceira e na quarta.
Com duração de dois anos, a língua oficial de instrução do Choreomundus é o inglês. Mas, durante o curso, os alunos terão uma introdução ao francês, ao norueguês e ao húngaro.
Como são as bolsas Erasmus do Choreomundus
Quem quiser concorrer a uma bolsa Erasmus+ para realizar o mestrado em dança na Europa deve se candidatar ao curso até 4 de fevereiro e indicar que deseja receber o benefício.
As bolsas para estudantes de países parceiros (grupo no qual o Brasil se encaixa) podem chegar a 40 mil euros. O valor inclui:
- Total do curso: 18 mil euros;
- Subsídio mensal de 1 ,4mil euros (máx. 24 meses);
Os custos do curso para estudantes internacionais sem cidadania europeia é de 4.500 euros por semestre. Para alunos com cidadania europeia o valor do curso fica em 2.250 euros por semestre.
Candidatura para o mestrado em dança na Europa
Para se candidatar ao mestrado em dança, é preciso ter graduação completa ou pós-graduação na área das humanas ou ciências sociais. É preferível que o candidato tenha formação em dança, antropologia, folclore, patrimônio, teatro, música, esportes, estudos culturais ou tenha experiência profissional equivalente.
Contudo, também serão considerados candidatos com um bom background em dança, mas com formação em outras áreas (como saúde, engenharia ou outras). Além disso, também é requisito ter proficiência em inglês. São aceitos como comprovação o exame do TOEFL, IELTS, PTE Academic, Cambridge e outros – mais detalhes aqui.
O interessado deve demonstrar experiência ou conhecimento em dança ou práticas relacionadas. Isso pode ser feito das seguintes formas:
- Vídeo (máx. 3 minutos) mostrando a própria dança, coreografia ou outras performances;
- Ensaio (máx. 3 páginas);
- Publicação relevante.
Além disso, para se candidatar também é preciso enviar duas cartas de recomendação, CV, carta de motivação, cópia do diploma e do histórico escolar.
Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes.
>> Visto para trabalhar na Alemanha
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Acesse a página do programa
Saiba mais sobre as bolsas
Inscreva-se
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
5 comentários em “Choreomundus: mestrado em dança em Londres e outras cidades com bolsa Erasmus”
É possível se inscrever sem ter a nota do IELTS? Pois as próximas datas p a realização da prova passam todas do prazo em questão
Julia, somente a coordenação do curso pode dizer isso pra você. às vezes, eles aceitam mas não é sempre. Boa sorte
Até quando pode ser enviando o IELTS?
Pois para aplicar agora pro dia 25 não há como realizar o teste antes
Em via de regra a prova precisa ser enviada junto com a inscrição. Mas você pode entrar em contato com o curso e ver se eles aceitam depois.
Estou finalizando meu curso de design em dezembro e terei meu diploma somente em fevereiro também. Como faço neste caso? Posso me candidatar?