Bolsa para mestrado em biologia marinha na Alemanha
O mestrado em biologia marinha da Universidade de Bremen é um dos cursos relacionados ao desenvolvimento sustentável contemplados pelo DAAD com bolsas EPOS. O programa oferece bolsas de estudo na Alemanha para estudantes de países em desenvolvimento.
O mestrado em biologia marinha em Bremen
As aulas são ministradas em inglês e o curso tem duração de dois anos. Os alunos do mestrado em biologia marinha participam de saídas de campos e excursões. Há ainda a possibilidade de realizar expedições de pesquisa durante o curso.
O curso International Studies in Aquatic Tropical Ecology (ISATEC) foi criado pela Universidade de Bremen em parceria com o Centro Leibniz de Pesquisas Marinhas Tropicais (Leibniz Centre for Tropical Marine Research – ZMT).
>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora
A partir do ano acadêmico de 2021/2022, ele irá fazer parte do mestrado em biologia marinha da universidade, dando origem a um novo curso: o M.Sc. Marine Biology.
Portanto, o novo mestrado em biologia marinha da Universidade de Bremen passa a oferecer dois perfis de estudo: biologia marinha e estudos internacionais em ecologia tropical aquática.
O primeiro é fortemente orientado à pesquisa. Ele prepara os alunos para investigar complexas questões relacionadas ao organismo marinho e aos possíveis impactos das mudanças ambientais.
Já o perfil relacionado ao ISATEC propõe um percurso de estudos mais aplicado. A proposta é abordar o uso sustentável e a conservação dos ecossistemas costeiros tropicais, como recifes de corais e manguezais.
>>> Melhores bolsas para candidatar em 2024
Divisão do curso em biologia marinha
O mestrado em biologia marinha, os alunos começam com um sólido fundamento teórico nas disciplinas de biologia marinha e oceanografia biológica, além de conceitos essenciais das geociências marinhas, oceanografia física, química marinha e biogeoquímica marinha. Esse enfoque multidisciplinar ressalta a importância da cooperação entre disciplinas para pesquisas marinhas de ponta. Durante o primeiro semestre, os alunos participam de práticas de campo na Ilha de Helgoland e aprimoram habilidades pessoais, especialmente em comunicação científica.
No segundo semestre, o currículo inclui uma série de aulas práticas eletivas que permitem aos estudantes se concentrar em áreas de interesse específico e aprender métodos de pesquisa avançados. As opções de cursos incluem fisiologia ecológica das mudanças globais, modelagem ecológica, ecologia de costões rochosos, biodiversidade marinha e teias alimentares, biologia molecular marinha, biologia pesqueira e aquicultura. Os alunos do programa ISATEC estudam planejamento e gestão costeira, incluindo uma introdução ao Direito do Mar. O terceiro semestre é dedicado ao Projeto de Pesquisa, onde os alunos são integrados a equipes de pesquisa e trabalham em projetos de ponta, preparando-se para a tese de mestrado no quarto semestre. Muitos dos alunos do ISATEC realizam seu projeto de pesquisa em tópicos tropicais no exterior.
O que as bolsas do DAAD cobrem?
As bolsas do programa EPOS do DAAD para o mestrado em biologia marinha na Universidade de Bremen são integrais.
Assim como as outras bolsas do DAAD para os programas relacionados ao desenvolvimento sustentável, elas incluem um subsídio mensal de 934 euros, seguro-saúde e auxílio para pagamento da passagem. Além disso, o DAAD também oferece como parte da bolsa um curso preparatório de alemão com duração de dois meses antes do início do curso na universidade.
>>> Motivos para aprender alemão
Requisitos da bolsa para mestrado em biologia marinha
Para se candidatar ao mestrado em biologia marinha e concorrer a uma bolsa EPOS, é preciso ter:
- Graduação em ciências biológicas ou ambientais, oceanografia, ecologia ou áreas correlatas;
- Proficiência em inglês comprovada por TOEFL ou IELTS
- Dois anos de experiência profissional.
Os interessados que desejam aplicar para as bolsas EPOS devem se candidatar de 1º de agosto até 15 de outubro. As inscrições devem ser feitas online através do site da universidade juntamente com a candidatura ao curso.
>>> Trabalhar na Alemanha sem passaporte europeu
Candidatura para as bolsas de mestrado em biologia marinha
As solicitações de bolsa pro mestrado em biologia marinha na Europa devem incluir os seguintes documentos:
- Carta de motivação;
- Currículo (detalhado e assinado à mão);
- Carta de recomendação do empregador;
- Formulário de candidatura do DAAD e comprovação de dois anos de experiência profissional;
- Certificado de proficiência em inglês (TOEFL iBT 95 ; IELTS: band 7.0 ou equivalente);
- Diploma de graduação e histórico acadêmico;
- Cartas de recomendação (de data recente e com assinatura e carimbo oficial).
Para anexar a documentação exigida exclusivamente para a candidatura à bolsa, é preciso usar a seção “documentos adicionais”.
Candidatar pro mestrado na Alemanha sem bolsa do DAAD
Alunos que não tiverem os dois anos de experiência exigido pelo DAAD para as bolsas podem se candidatar para o curso de mestrado em biologia marinha na Universidade de Bremen sem bolsa de estudos. Afinal, estudar na Alemanha é barato e só você que não sabe. Os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de aproximadamente 390 euros. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público da região e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês grátis da Alemanha. Além disso, vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. As datas para inscrição sem bolsa, no entanto, são diferentes e devem ser consultadas no site da universidade.
Se você tiver dúvidas, o DAAD no Brasil pode ajudar pelo email [email protected] ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre o curso devem ser enviadas para a universidade.
A Universität Bremen
A Universidade de Bremen é uma instituição de médio porte na Alemanha, com aproximadamente 18.000 estudantes. A universidade oferece uma ampla gama de cursos: mais de 100 programas de mestrado e bacharelado, além do exame estadual de direito. Com foco em aprendizado baseado em pesquisa, a Universidade de Bremen reinterpretou os cursos baseados em projetos, uma característica definidora desde a sua fundação. Como parte da rede universitária europeia YUFE–Young Universities for the Future of Europe, a universidade está desenvolvendo um novo modelo para o ensino superior europeu em conjunto com outras nove universidades.
Com 2.300 acadêmicos (dos quais 43% são mulheres), incluindo 270 professores (32% mulheres), a Universidade de Bremen oferece ensino e pesquisa em diversas disciplinas. A instituição tem uma tradição estabelecida de cooperação interdisciplinar e pesquisa de excelência nas ciências naturais, engenharia, ciências sociais e humanas, bem como na formação de professores.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Saiba mais sobre as bolsas
Veja como funcionam as inscrições
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora.
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.