Master EPS: mestrado em Política e Sociedade Europeias com bolsa




master EPS Erasmus Praga Republica Tcheca

O master EPS é um Erasmus Mundus Joint Master Degree em Política e Sociedade Europeias (European Politics and Society). As inscrições para quem deseja fazer o curso com bolsa integral vão até 28 de fevereiro.

Bolsas de mestrado

O foco do curso são os processos sociais, políticos, econômicos e culturais que formam a Europa contemporânea e o seu papel no ambiente internacional. Assim, o seu objetivo de preparar uma nova geração de gestores, formuladores de políticas e líderes de pesquisa, por meio de conhecimentos e habilidades pluridisciplinares.

>> Saiba tudo sobre a burocracia da candidatura ao Erasmus

Saiba mais sobre a estrutura do master EPS

O consórcio que organiza o master EPS é formado por quatro universidades parceiras:

O master EPS tem duração de dois anos e é dividido em quatro semestres. Durante o 1º semestre, todos os alunos estudam em Praga e participam de um seminário de pesquisa em Barcelona em janeiro.

No 2º, é possível escolher entre Cracóvia e Leiden. Já no 3º e 4º, é possível escolher entre Praga, Cracóvia, Leiden ou Barcelona para escrever a dissertação e fazer um estágio.

>> Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Bolsas Erasmus Mundus para o mestrado em Política e Sociedade Europeias

O curso recebeu apoio do programa Erasmus Mundus para o período entre 2020 e 2025. Por isso, pelo menos durante esses anos, oferecerá bolsas para estudantes de todo o mundo.

O benefício inclui seguro saúde e cobre todos os gastos dos bolsistas durante os dois anos de mestrado. Para estudantes de países não europeus, a bolsa inclui 16 mil euros das taxas de matrícula, subsídio mensal de 1 mil euros, auxílio para despesas de instalação e viagem. Logo, o valor total da bolsa fica entre 29 e 31 mil euros.

>> Veja nossa conversa com brasileiros bolsistas Erasmus Mundus

Como se candidatar às bolsas Erasmus para o master EPS

Todas as candidaturas enviadas até 28 de fevereiro serão consideradas para a concessão das bolsas de estudo para a realização do mestrado em Política e Sociedade Europeias.

O master EPS aceita estudantes com graduação em áreas relevantes para o tema do curso. Como as aulas são em inglês, é preciso ter proficiência comprovada no idioma.

Para se candidatar, é preciso pagar uma taxa de cerca de 33 euros e os requisitos básicos incluem o envio de:

  • Cópia do diploma de graduação ou mestrado ou comprovante de estudos em andamento que serão concluídos em breve (com tradução);
  • Cópia de um segundo diploma (do Ensino Médio ou, se for o caso, de uma segunda graduação);
  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de residência dos últimos 12 meses (carteira de motorista, comprovante de trabalho, estudo ou outros documentos listados no site);
  • Histórico acadêmico (acompanhado de tradução);
  • Currículo;
  • Carta de motivação (máx. 3 mil caracteres com espaços);
  • Duas cartas de recomendação;
  • Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, CAE);
  • Formulário indicando preferências de mobilidade.

O resultado da seleção está previsto para ser divulgado no dia 30 de abril. Se você se interessou pelo programa e precisa de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio, confira o que nossos mentorados falam sobre o programa de auxílio e não deixe de ler os depoimentos de nossas mentoradas bolsistas do Erasmus.

>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio em 2022

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. Aconselhamos usar  o cartão multimoedas do Wise com nossos parceiros você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou valores de cursos no Exterior com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba mais detalhes sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Informe-se sobre as inscrições

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio