fellowship para profissionais experientes wilson center washington dc EUA

Fellowship para profissionais experientes do Wilson Center nos EUA

Não são apenas os estudantes que podem conseguir uma bolsa no exterior. Aqui no Partiu Intercâmbio, publicamos oportunidades de vários tipos (é só dar uma explorada no nosso buscador!) – inclusive para quem já está no mercado e busca aperfeiçoamento. É o caso da fellowship nos EUA para profissionais experientes do Wilson Center.

Até o dia 3 de outubro, é possível se candidatar para o programa internacional de bolsas do Wilson Center e concorrer a uma vaga para uma experiência de aprimoramento em Washington, capital dos Estados Unidos.

>>> O que é fellowship?

Sobre o programa de fellowship para profissionais experientes

As fellowships para profissionais experientes têm duração de nove meses. O programa seleciona candidatos para uma residência em pesquisa na sua área de interesse. São aceitas propostas sobre questões políticas relevantes relacionadas aos principais desafios enfrentados pelos EUA e pelo mundo na atualidade.

Jornalistas, advogados, cientistas políticos, pesquisadores, administradores públicos, intelectuais e candidatos de outras áreas estão convidados a participar. Ter experiência profissional relevante é, no entanto, um requisito fundamental.

Os bolsistas são direcionados a projetos já existentes na instituição. Além de pesquisar, os selecionados terão oportunidade de interagir com policy makers, com a equipe do Wilson Center e com os outros residentes do instituto. Durante a residência, os diretores dos programas irão auxiliar os bolsistas na produção de relatórios, artigos e na criação de seminários, conferências e reuniões relacionados à área de pesquisa.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2023

Requisitos para concorrer à fellowship nos EUA

Podem participar da seleção da fellowship para profissionais experientes candidatos provenientes de qualquer país (exceto dos EUA). É preciso ter passaporte válido e possibilidade de obtenção de visto J1.

Os interessados devem ter capacidade e experiência relevantes. Exige-se, por exemplo, que pesquisadores estejam no nível de pós-doutorado e tenham outras publicações além da tese. Os candidatos que atuam em outras áreas devem ter um nível equivalente de realização profissional.

Ter proficiência em inglês também é um requisito, visto que a ideia do programa é promover o intercâmbio de ideias entre os bolsistas. A dedicação à fellowship para profissionais experientes deverá ser em regime integral.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

As bolsas da Fellowship do Wilson Center

O Wilson Center costuma oferecer de 15 a 20 vagas para fellowship para profissionais experientes anualmente. A bolsa é de 90 mil dólares para uma duração de 9 meses.

Além disso, o selecionado poderá usufruir de toda a estrutura do centro e terá um um escritório próprio com computador. Ele também poderá contar com auxílio de um assistente de pesquisa de meio turno.

O bolsista é responsável por encontrar moradia. Contudo, o Wilson Center oferece ajuda para facilitar o processo de busca. O seguro saúde e as despesas de viagem ficam a cargo do selecionado.

>>> Quais universidades americanas dão bolsa de estudos

Como se candidatar à fellowship nos EUA

A candidatura à fellowship para profissionais experientes deve ser enviada de forma online. A documentação deve ser enviada em inglês e é composta por:

  • Formulário de candidatura;
  • Currículo (máximo 3 páginas);
  • Lista de publicações;
  • Proposta de projeto (máximo 5 páginas);
  • Bibliografia para a realização da pesquisa;
  • Duas cartas de recomendação.

No site, há detalhes sobre o formato do projeto e o modelo da carta de recomendação que devem ser enviados.

As candidaturas serão avaliadas por um comitê interno e por especialistas não pertencentes à equipe da instituição. A seleção é baseada em diferentes critérios, entre eles: relevância e originalidade da proposta; qualidade do projeto em termos de definição, organização, clareza e escopo; potencial do candidato para contribuir com a missão do centro.

Não é necessário ter alguma ligação institucional para se candidatar. Em caso de dúvidas sobre a sua qualificação ou adequação do projeto, é possível entrar em contato por e-mail: [email protected].

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre as bolsas
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Envie a sua candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais