Bolsas para pesquisa em Harvard em diversas áreas

bolsa para pesquisa em harvard radcliffe

O Instituto Radcliffe para Estudos Avançados abriu edital para selecionar interessados em bolsa para pesquisa em Harvard. O programa é voltado a cientistas, escritores, acadêmicos, intelectuais e artistas excepcionais cujo trabalho esteja fazendo diferença em seus campos e no mundo em geral.

+ bolsas nos EUA

O programa tem o objetivo de reunir os selecionados em uma comunidade criativa e interdisciplinar. Portanto, essa bolsa de pesquisa em Harvard é uma oportunidade de se afastar das rotinas e mergulhar profundamente no seu projeto.

Com acesso aos recursos incomparáveis da universidade de Harvard, os bolsistas do Radcliffe são estimulados a desafiar convenções artísticas e acadêmicas. Desse modo, eles podem desenvolver novas ferramentas e métodos. A longo do ano, os selecionados se reúnem regularmente para compartilhar o trabalho em andamento.

Para se ter uma ideia, o programa busca projetos que tenham relação com leis, políticas, questões sociais e de gênero. Da mesma forma, são bem-vindas propostas que procurem envolver ativamente a sociedade fora da academia. No entanto, pesquisas em outros campos também serão consideradas.

>>> German Chancellor Fellowship: a bolsa para desenvolver projeto na Alemanha

Requisitos para ser um bolsista Radcliffe

Os candidatos à bolsa para pesquisa em Harvard, independentemente de suas áreas, devem ter no currículo realizações de peso. Abaixo, indicamos o que se espera dos interessados de cada área:

Ciências humanas e sociais

  • Doutorado (ou diploma apropriado) na área do projeto proposto pelo menos dois anos antes da nomeação como bolsista;
  • Ter publicado uma monografia ou pelo menos dois artigos em revistas especializadas ou coleções editadas.

Ciências, engenharia e matemática

  • Doutorado (ou diploma apropriado) na área do projeto proposto pelo menos dois anos antes da nomeação como bolsista;
  • Ter publicado pelo menos cinco artigos em revistas especializadas (a maioria dos bolsistas dessas áreas publicaram dezenas de artigos).

Audiovisual

  • Ter um corpo de trabalho independente já exibido em galerias ou museu, festivais de cinema ou transmitido na televisão.

Artes visuais

  • Ter evidências de sucesso com pelo menos cinco anos de trabalho como artista profissional, incluindo pelo menos duas exposições individuais.

Escritores

  • Possuir um ou mais livros publicados;
  • Possuir contrato para publicação de um livro ou pelo menos três trabalhos mais breves publicados.

Poetas

  • Ter publicado pelo menos 20 poemas nos últimos cinco anos ou um livro de poesia;
  • Estar em processo de conclusão de um manuscrito.

Jornalistas

  • Devem ter trabalhado profissionalmente como jornalista por pelo menos cinco anos.

Dramaturgos

  • Ter um corpo significativo de trabalho independente, o que inclui peças produzidas.

Composição musical

  • É desejável, mas não obrigatório que os candidatos tenham doutorado ou DMA;
  • Ter bom desempenho profissional, com registro de performances recentes.

As pessoas que se candidatarem como profissionais devem ter ocupado cargos de liderança em ONGs, no governo ou na iniciativa privada. Os profissionais devem ter pelo menos dez anos de experiência relevante. Além disso, também devem ser conhecidos como líderes em seus campos de atuação.

Outra observação importante: o programa de pesquisa em Harvard não se destina a servir como uma bolsa de pós-doutorado.

>>> Fellowship para profissionais experientes do Wilson Center nos EUA

Como são as bolsas

O programa de bolsas do Instituto Radcliffe concede 50 bolsas a cada ano acadêmico. Os candidatos podem se inscrever individualmente. Porém, também são aceitos grupos de até três pessoas trabalhando no mesmo projeto.

As bolsas para pesquisa em Harvard têm duração de setembro de 2020 a maio de 2021. Os bolsistas recebem um auxílio de 77.500 dólares mais 5 mil dólares adicionais para cobrir as despesas do projeto.

Os bolsistas do Radcliffe também podem ser elegíveis para receber outros auxílios (mudança, moradia, etc). O seguro saúde é disponibilizado conforme necessidade. Se os selecionados desejarem contratar estudantes de graduação para auxiliar na pesquisa, o instituto cobre os seus salários por hora.

Todas as informações sobre os valores e itens incluídos na bolsa conforme a situação de cada candidato estão descritos neste link.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

Candidatura e seleção da bolsa para pesquisa em Harvard

O prazo para se candidatar para fazer pesquisa em Harvard varia de acordo com a área de interesse. Para candidatos das ciências humanas, sociais e artes, o deadline é 12 de setembro. Para ciências, engenharia e matemática, é 3 de outubro.

A candidatura é online e consiste em preencher um formulário, enviar o currículo e a proposta de projeto, uma amostra de trabalho e o contato de referências. As cartas de recomendação serão solicitadas diretamente a elas por email.

Para se candidatar como um grupo, cada membro deve se registrar no portal e enviar a candidatura separadamente. No formulário, há espaço para assinalar se o projeto é individual ou em grupo. Nesse momento, é necessário listar os nomes de todos os membros envolvidos no projeto.

Sendo assim, cada membro deve enviar um currículo individual e uma amostra de redação. Todos devem fazer upload da mesma proposta de projeto. Contudo, é necessário que cada um faça uma anotação especial sobre a natureza da sua colaboração.

Além de analisar currículos e projetos, a seleção é baseada na diversidade em várias dimensões: área de estudo, nível profissional, raça, etnia, país de origem, orientação sexual e perspectiva ideológica.

Saiba tudo sobre o programa
Veja informações sobre a bolsa
Acesse as respostas para as dúvidas frequentes
Confira como se candidatar

+ Bolsas de estudos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer se inscrever mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria para estudar no Exterior.  Ajudamos com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application e tiramos dúvidas sobre a documentação. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Bolsa para residência em pesquisa no Deutsches Museum na Alemanha
>>> Confira outras bolsas para pesquisa no exterior

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.