CoMEM+ Erasmus: bolsas para mestrado em Engenharia e Gestão Marinha e Costeira

CoMEM+ Erasmus: bolsas para mestrado em Engenharia e Gestão Marinha e Costeira

CoMEM+ é um mestrado Erasmus Mundus em Engenharia e Gestão Marinha e Costeira (Master in Coastal and Marine Engineering and Management). Como nos outros cursos desse tipo, são distribuídas bolsas integrais para parte dos alunos selecionados. As inscrições devem ser feitas até 1 de fevereiro.

O mestrado responde à necessidade de profissionais para desenvolver abordagens inovadoras para lidar com questões complexas e emergentes relacionadas às áreas costeiras.

Para tanto, a formação oferece três possibilidades de especialização:

  • Futuros de portos e hidrovias;
  • Engenharia Ambiental Costeira;
  • Gerenciamento Costeiro.

>>> Tire suas dúvidas sobre as bolsas Erasmus Mundus

Como funciona a mobilidade no CoMEM+ Erasmus

O CoMEM+ Erasmus é fruto da colaboração de cinco universidades europeias:

  • Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Noruega;
  • Caen Institute of Civil Engineering and Construction, França;
  • Universidade de Caen-Normandy, França;
  • Universidade Politécnica da Catalúnia, Espanha;
  • Universidade de Gênova, Itália.

Sendo assim, durante os dois anos de curso, os estudantes têm a oportunidade de passar por três ou quatro instituições que fazem parte desse consórcio.

No primeiro semestre, todos estudam juntos na NTNU, na Noruega. No segundo e terceiro semestres, cada aluno segue o seu percurso de estudo, conforme a especialização escolhida.

O quarto semestre é dedicado à produção da dissertação de mestrado, que pode ser feita em uma das universidades pelas quais o estudante passou.

>>> Melhores bolsas para mestrado na Europa

Quais são os requisitos para ingressar no CoMEM+

Para se candidatar ao CoMEM+ Erasmus, é preciso ter graduação em Engenharia Ambiental, Civil, Oceânica ou Costeira ou em Oceanografia, Ciências da Terra, Ciências do Meio Ambiente. Além disso, é preciso ter feito pelo menos uma quantidade mínima de créditos em matemática ou estatística.

Outro requisito é ter proficiência em inglês comprovada. São aceitos certificados do TOEFL (mínimo 90 no internet based test ou 600 no paper based test); IELTS (mínimo 6.5 na nota geral); FCE, CAE CPE da Cambridge University e PTE. As provas não podem ter sido feitas há mais de dois anos do momento da candidatura.

>> Melhores bolsas de estudo para intercâmbio em 2024

Como se candidatar para o mestrado e as bolsas

Todos os estudantes que aplicarem para o programa são automaticamente considerados para as bolsas Erasmus Mundus. No entanto, o número de benefícios é limitado, então nem todos os aprovados serão bolsistas.

A candidatura é online e deve ser feita pelo portal Søknadsweb. Entre os documentos solicitados para a candidatura, estão:

  • Passaporte;
  • Histórico escolar ou diploma do ensino médio;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Cartas de recomendação (duas, de preferência uma de um professor universitário e outra de um empregador, por exemplo);
  • Carta de motivação;
  • Currículo.

>>> Veja dicas sobre “burocracia” e inscrições para as bolsas Erasmus

Os documentos devem estar acompanhados de tradução oficial em inglês.

Aqueles que não forem selecionados para receber as bolsas deverão comprovar condições financeiras de fazer o curso até 1º de setembro.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Acesse o portal de inscrições

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais