bolsas para mulhers na ciência

British Council Women in STEM: dá bolsas de mestrado para mulheres na ciência no Reino Unido

O British Council dá bolsas de estudo para mulheres latino-americanas formadas em disciplinas da Ciência, Tecnologia, Matemática, Engenharia, Saúde e outras áreas relevantes no programa British Council Women in STEM 2025. As selecionadas farão mestrado nas melhores universidades do Reino Unido com todas as despesas pagas.

De acordo com os dados da UNESCO, menos de 30% dos pesquisadores dessa área no mundo todo são mulheres. Portanto, o programa tem o objetivo de ampliar o acesso e as oportunidades para elas nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática, saúde e outras.


>> Veja outras bolsas na área das ciências exatas

Como funciona o British Council Women in STEM:

O programa de bolsas do British Council para mulheres na ciência tem parceria com diversas instituições de ensino superior britânicas. Ele apoia mulheres que tenham necessidade de auxílio financeiro e que desejam inspirar as meninas das futuras gerações a seguir carreira científica.

A lista de cursos contemplados pelas bolsas de estudo são geralmente em áreas como:

Importante ressaltar o geralmente porque todos os anos o edital específico de cada país sofre alterações em termos das áreas prioritárias, universidades parceiras e cursos elegíveis.

> Bolsas de estudo para mulheres: conheça as principais

Universidades do British Council Women in STEM 2025

Em 2025/2026, o programa de bolsas para mulheres na ciência do British Council Women in STEM oferece bolsas para brasileiras e latino-americanas nas seguintes universidades e cursos:

Imperial College

Para as candidatas brasileiras interessadas na bolsa British Council Women Stem na Imperial College, que fica em Londres, na Inglaterra, os cursos de mestrado disponíveis são:

  • Mestrado em Gestão Global de Saúde
  • Mestrado em Biociências Aplicadas e Biotecnologia
  • Mestrado em Biociências Moleculares e Celulares
  • Mestrado em Vida no Planeta com Ecossistemas e Mudanças Ambientais
  • MRes Química Verde, Energia e Meio Ambiente
  • Mestrado em Química Digital com IA e Automação
  • Mestrado em Engenharia Ambiental com Ciência de Dados
  • Mestrado em Engenharia Ambiental
  • Mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiental
  • Mestrado em Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos
  • Mestrado em Engenharia Geotécnica e Sísmica
  • MSc Materiais Avançados para Infraestrutura Sustentável
  • Mestrado em Inovação em Tecnologia Limpa
  • Mestrado em Redes de Energia do Futuro
  • Mestrado em Design de Circuitos Integrados Analógicos e Digitais
  • Mestrado em Energia Renovável com IA e Ciência de Dados: Geologia e Geofísica
  • Mestrado em Futuros de Energia Sustentável

A Imperial College tem um total de cinco bolsas disponívels para brasileiras no programa Women in STEM do British Council. A data limite para ter recebido um aceite da universidade e ser elegível para a bolsa é 10 de abril de 2025.

Já o prazo estipulado pelo British Council é até 4 de abril de 2025.

As candidaturas precisa ser feitas diretamente nas universidade participante. São válidas para a chamada de 2025/2026 apenas os cursos e as universidades listadas acima.

Requisitos do British Council Women in STEM 2025

Entre os requisitos para participar do programa de bolsas de estudo British Council para mulheres estão:

  • Ser cidadã de países elegíveis (Brasil está na lista);
  • Estar disponível para fazer um curso de tempo integral a partir de setembro de 2025;
  • Demonstrar necessidade de apoio financeiro;
  • Ter diploma de graduação que permita acesso ao mestrado;
  • Saber inglês suficiente para ser aceita em um curso de mestrado no Reino Unido
  • Ser ativa no campo e ter experiência ou interesse comprovado em sua área de estudo;
  • Ser apaixonada pelo que estuda e estar disposta a se engajar como ex-bolsista do British Council
  • Não ter estudado anteriormente em nível de graduação ou pós-graduação no Reino Unido
  • Não ter vivido recentemente no Reino Unido
  • Retornem ao seu país de cidadania (no caso, o Brasil) por um mínimo de dois anos após o término da bolsa.

As bolsas Women in STEM do British Council

As bolsas para mulheres na ciência incluem taxas universitárias, subsídio mensal de 1347 libras por mês, auxílio para despesas de viagem, visto e seguro saúde.

O programa também oferece suporte em relação ao inglês com reembolso da taxa do IELTS caso a candidata não possua um teste válido.

British Council Women STEM: e o benefício para mães?

Até 2023, o programa oferecia também apoio especial para mães. No edital 2024/2025, notamos que não há nenhuma menção quanto a esse benefício importantíssimo para aumentar numero e dar suporte a mulheres nas ciências exatas.

Entramos em contato com o British Council no Brasil para entender se esse benefício foi cortado das bolsas British Council Women in STEM e a resposta foi essa que publicamos no nosso perfil no instagram:

Segundo o British Council, a retirada do benefício é uma resposta às novas leis de visto de estudante no Reino Unido que agora não concedem permissão de residência para familiares de estudantes. Você pode ler mais sobre essas mudanças no visto de estudante no Reino Unido, que vão afetar não apenas bolsistas do programa British Council Women in STEM, mas também bolsistas de programas como o Chevening e também todos estudantes que vão para o Reino Unido por conta própria

>> Saiba tudo sobre bolsas para mães e veja dicas para quem tem filhos

Como se candidatar às bolsas do British Council para mulheres

As inscrições nas bolsas para mulheres na ciência devem ser feitas diretamente junto às universidades participantes. Portanto, o procedimento para aplicar vai depender da instituição.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio gratuito

Além disso, as candidaturas começaram em fevereiro e o deadline varia conforme a universidade. Isso significa que existem diferentes prazos dentro do período que vai de até 4 de abril dependendo da universidade que a candidata escolher.

Aqui você pode ver o depoimento de uma de nossas mentoradas fazendo curso de Data Science na Universidade de Essex com bolsa do British Council Women in STEM. Nessa live aqui, você pode ver nossa mentorada Raquel contando mais sobre ser bolsista do programa no curso de gestão em saúde na Universidade de Birmingham.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.

Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba todos os detalhes do programa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais