Bolsas para mestrado em comunicação digital na Europa

DCLead/Divulgação

Lá vamos nós falar de mais um programa com bolsa Erasmus+: o mestrado em Liderança em Comunicação Digital (Master in Digital Communication Leadership – DCLead). Um curso bem legal oferecido em conjunto por instituições da Áustria, Dinamarca e Bélgica e com parcerias com outras universidades e grandes empresas da área. As inscrições para as bolsas para mestrado em comunicação digital vão até 30 de novembro.

Bolsas de Mestrado

O curso aborda o vasto e recente campo da comunicação digital a partir de um ponto de vista interdisciplinar e internacional. Ele reúne discussões acadêmicas avançadas e compreensão de habilidades práticas. De acordo com a descrição do programa, o objetivo é promover uma reflexão social, ética e não tecno-determinista sobre a comunicação digital para formar futuros líderes na área.

Como funciona o DCLead?

O DCLead é um Joint Master Degree coordenado por três universidades:

  • Universidade de Salzburgo, Áustria;
  • Universidade de Aalborg (AUU), Dinamarca;
  • Vrije Universiteit Brussel (VUB), Bélgica.

O programa também funciona em colaboração com cinco instituições de ensino (inclusive uma brasileira) e quatro empresas parceiras:

Universidades:

  • Universidade da Califórnia (UCLA), Los Angeles, Estados Unidos;
  • Ghana Telecom University College (GTUC), Gana;
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Brasil;
  • Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT), Austrália;
  • Escola de Jornalismo da Universidade de Fudan, China.

Empresas parceiras:

  • Teracom A/S, Dinamarca;
  • Discovery Communications Inc.;
  • the European Broadcasting Union (EBU);
  • Red Bull Media House GmbH, Austria.

As disciplinas são todas em inglês e o mestrado tem duração de dois anos. Ele começa com um simpósio de verão na Universidade de Salzburgo, onde os estudantes farão o 1º semestre. Já no 2º semestre, os alunos deverão escolher entre Bruxelas (VUB) ou Copenhagen (AUU), de acordo com os seus interesses acadêmicos.

>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

Na 3ª etapa, os estudantes devem participar do simpósio anual em Salzburgo, apresentar um projeto de dissertação e concluir os estudos iniciados em uma das duas possibilidades do 2º semestre. O 4º semestre será dedicado à realização da dissertação, que deverá ser em co-orientada por dois acadêmicos de duas instituições diferentes. Nesse momento, os alunos também poderão escolher passar o último semestre em uma das universidades parceiras ou como estagiários em uma das empresas.

>> Veja todas as bolsas de mestrado do Erasmus na Europa

Como são as bolsas para mestrado em comunicação digital

O Erasmus+ disponibiliza cerca de 15 bolsas para o DCLead. Elas serão destinadas de acordo com o potencial acadêmico, o conhecimento de línguas estrangeiras, a motivação, as recomendações, a experiência profissional e o desempenho na entrevista.

As bolsas para mestrado em comunicação digital cobrem: valor total do curso, subsídio mensal de 1 mil euros (máx. 24 meses) e auxílio para instalação e despesas de viagem de 4 mil euros por ano.

>>> Precisa ter nota 10 em tudo para ganhar bolsa?

Requisitos e candidatura ao programa

Para se candidatar ao curso e às bolsas para mestrado em comunicação digital, é preciso ter graduação completa em uma instituição acadêmica reconhecida ou um mestrado. Para seguir a linha de Comunicação Digital, Política e Inovação, o candidato deve ter se formado na área da comunicação. Candidatos com graduação ou mestrado em direito, sociologia e letras podem se inscrever se tiverem experiência na área da comunicação digital.

Já para a linha de Tecnologia e Gestão Digital, é necessário ter faculdade ou mestrado em informática, TI ou Engenharia de Software ou ter experiência nessa área.

A candidatura a uma das bolsas para mestrado em comunicação digital é realizada ao mesmo tempo que a inscrição no curso. Para isso, é preciso preencher o formulário e enviar em um único arquivo PDF de no máximo 50MB os seguintes documentos (em inglês ou devidamente traduzidos):

  • Currículo (modelo Europass);
  • Cópia do passaporte (de todas as páginas);
  • Cópia certificada do diploma universitário;
  • Cópia certificada do histórico escolar;
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS, TOEFL, CPE, CAE, FCE);
  • Carta de motivação (de acordo com modelo proposto no edital);
  • Duas ou três cartas de recomendação;
  • Nome e contato de três referências.

Os documentos serão analisados por um comitê e os selecionados para a segunda fase serão entrevistados por Skype. Os candidatos escolhidos terão que enviar os documentos impressos para completar a inscrição, de acordo com as instruções do site.

Acesse o site com todas as informações sobre o mestrado
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Inscreva-se

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

>>> Acesse todos os editais abertos para estudar no exterior
>>> Programa para pesquisar inovação no Jornalismo em Harvard

COMENTÁRIOS

3 respostas para “Bolsas para mestrado em comunicação digital na Áustria, Dinamarca e Bélgica”

  1. Nadia fernanda Velosi de Freitas disse:

    Eu quero muito

  2. iven carla luis jaqueta disse:

    optma oportunidade pra nos recem graduados mas como fazer pra poder ter essa bolsa d estudo. sou iven e to falando de africa( Moçambique). sou uma jovem formada em Rh na Universidade Pedagógica de Moçambique e gostaria d fazer parte desse mestrado.

  3. Gostaria de fazer curso de mestrado em comunicação digital no Brazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *