Universidade de British Columbia dá bolsas para graduação no Canadá
Fazer faculdade no Canadá com bolsa é seu sonho? A Universidade da Colúmbia Britânica (UBC na sigla em inglês), uma das melhores universidades do mundo, oferece todos os anos diferentes modalidades de bolsas de estudo para fazer faculdade por lá para estudantes estrangeiros. São dois tipos de programas de bolsa de estudos no Canadá e um é para estudantes que ainda não possuem o nível de inglês necessário para admissão direta na Universidade canadense.
Para concorrer às bolsas de estudo no Canadá da Universidade da Colúmbia Britânica, basta aplicar em um dos cursos de graduação da UBC. A instituição possui um campus em Vancouver, cidade mais populosa da província de Colúmbia Britânica, e outro em Kelowna, na região de Okanagan.
>>> Como estudar e trabalhar no Canadá
Como fazer faculdade no Canadá com bolsa?
O programa de bolsas da Universidade de British Columbia para fazer faculdade no Canadá engloba quatro modalidades de bolsas baseadas na necessidade financeira e no mérito. No total, são concedidas, todos os anos, cerca de 50 bolsas de estudo. O estudante é automaticamente considerado para os programas para os quais se qualifica. É importante entender para qual tipo de bolsa de estudo você se encaixa melhor. Abaixo explicamos o que os programas cobrem:
Fazer faculdade no Canadá com bolsa para quem não sabe inglês
O programa Vantage One da UBC é para estudantes internacionais academicamente fortes que ainda não têm o inglês suficiente para admissão direta na universidade canadense.
Se você é um novo aluno da UBC Vantage One, é elegível para os prêmios UBC Vantage One. Essas bolsas são concedidas com base no desempenho acadêmico, promessa intelectual e envolvimento extracurricular ou comunitário. Algumas das bolsas também consideram a necessidade financeira. Os prêmios UBC Vantage One incluem:
International Major Entrance Scholarship (IMES)
As Internatiomal Major Entrance Scholarship (IMES) são concedidas a estudantes internacionais excepcionais que que querem fazer faculdade na UBC no Programa Vantage One. Todos os alunos do Vantage One são automaticamente considerados para esta bolsa quando se inscrevem em um dos programas. Os as bolsas de estudos para fazer faculdade no Canadá serão concedidas com base em desempenho acadêmico excepcional, promessa intelectual, bem como envolvimento extracurricular e comunitário impressionante.
Os alunos recebem suas bolsas quando ingressam no Vantage One, e as bolsas são renováveis por até três anos adicionais de estudo. A bolsa totaliza até US $ 85.000 pagáveis em até US $ 25.000 no primeiro ano e até US $ 20.000 por ano nos anos dois a quatro.
>>> Melhores bolsas para intercâmbio gratuito
Vantage One Excellence Award
O Vantage One Excellence contempla estudantes internacionais com excelente desempenho acadêmico, mas que ainda não atendem ao padrão de língua inglesa estabelecido pela University of British Columbia.
As bolsas de estudo no Canadá serão renovadas por até três anos adicionais ou até a conclusão do curso, o que for menor, desde que o destinatário mantenha seu status de estudante internacional no Canadá. Os selecionados para a bolsa de estudos terão seus benefícios revisados anualmente para avaliar e atualizar o progresso acadêmico e a necessidade financeira. Importante: se você se inscrever no International Scholars Program, não será considerado parabolsas de mérito, incluindo International Major Entrance Scholarships e Vantage One Entrance Awards.
Vantage One Entrance Award
Bolsas de estudo de até US $ 25.000 são oferecidas aos alunos que iniciam seus estudos de graduação na UBC. Todos os alunos do Vantage One são automaticamente considerados para essa bolsa de estudos quando se inscrevem em um dos programas. As bolsas serão concedidos principalmente com base no mérito acadêmico. A bolsa de estudos não é renovável e é feito por recomendação do UBC Vantage College.
International Scholars: bolsas para fazer faculdade no Canadá
Para os jovens que já possuem fluência em inglês comprovada por meio de prova de profiência, a universidade canadense oferece tem o programa International Scholars que dá bolsas de estudos que podem variar de uma parte do valor do curso até bolsas para fazer faculdade no Canadá de graça com cobertura da tuition completa e do custo de vida. Confira quais os programas de bolsa do programa International Scholars da UBC.
Karen McKellin International Leader of Tomorrow Award
Entre as bolsas, está o Karen McKellin International Leader of Tomorrow Award. Ele é voltado a candidatos que tenham bom desempenho escolar, habilidades de liderança e envolvimento em assuntos estudantis e comunitários.
Donald A. Wehrung International Student Award
Já o Donald A. Wehrung International Student Award é destinado a estudantes provenientes de países pobres ou devastados por algum tipo de conflito, que não seriam capazes de fazer faculdade sem ajuda financeira.
>>> Bolsas para fazer faculdade fora do Brasil
International Impact Award
Bolsa oferecida para alunos excepcionais que expressam compromisso com questões de justiça social, mudanças climáticas, equidade e inclusão, saúde e bem-estar social e liberdade de expressão.
A Universidade no Canadá aceita ENEM?
Sim. Não são todas as univerdades do Canadá que aceitam ENEM para que você possa fazer faculdade por lá. No entanto, a Universidade da Colúmbia Britânica, assim como a Universidade de Toronto, aceita co ENEM para admissão de alunos brasileiros. Isso é ótimo, afinal, assim você não precisa gastar EM dólar pra fazer provas caras como SAT ou ACT.
>>> Desconto para fazer o TOEFL
Como candidatar para a Universidade da Colúmbia Britânica
Se você quer se candidatar às bolsas para fazer faculdade no Canadá, primeiro você precisa se inscrever para o curso de graduação do seu interesse no site da univeridade da Colúmbia Britânica. Isso é feito no site da universidade – que é cheio de dicas e tutoriais (tem um blog inteirinho só para orientar quem está aplicando!).
Na página sobre os pré-requisitos para estudantes internacionais, ele reconhece o país de onde vem o acesso e já dá automaticamente as informações específicas para estudantes daquele lugar. No caso do Brasil, é necessário:
- Certificado do Ensino Médio, que deve ser oficial ou emitido pela escola (não vale autenticado) e enviado em um envelope lacrado da instituição;
- Resultado de uma das seguintes provas: ENEM, Vestibular, SAT (é o teste de aptidão escolar dos EUA, utilizado no processo para ingressar em algumas universidades daquele país);
- Média final de aceitação (que varia de acordo com o programa escolhido), calculada com base no histórico do Ensino Médio e no resultado da prova final (ENEM, Vestibular ou SAT);
- Requisitos específicos dos curso: alguns cursos possuem requisitos específicos. Por exemplo, para ingressar na Engenharia, o estudante precisa de um determinado nível de matemática, já para Artes pode ser necessário o envio de materiais ou teste. Alguns cursos não têm requisitos específicos.
- Comprovante de proficiência de inglês: TOEFL, IELTS, Duolingo English Test ou outros (se você quiser ser considerado pro programa International Scholars.
>>> Melhores bolsas para fazer faculdade fora
UBC Canadá: cursos oferecidos
A UBC Canadá oferece cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento nos seus dois campi: de Vancouver e em Okanagan.
- Antropologia
- Arqueologia
- Arquitetura
- História da arte & Artes Visuais
- Estudos Asiáticos
- Astronomia
- Bioquímica
- Blogia Molecular
- Biologia
- Engenharia Biomédica
- Biotecnologia
- Estudos canadenses
- Engenharia Química e Biológica
- Química
- Engenharia Civil
- Comércio
- Engenharia de Computação
- Ciência da Computação
- Escrita criativa
- Estudos Culturais
- Ciência de dados
- Odontologia
- Dietética
- Ciências da Terra e Ambientais
- Ecologia, Evolução e Biologia da Conservação
- Economia
- Engenharia Ambiental
- Ciencias ambientais
- Cinema
- Primeiras Nações e Estudos Indígenas
- Ciência gastronômica
- Gênero, Raça, Sexualidade e Justiça Social
- Estudos de Gênero, Mulheres e Sexualidade
- Geografia
- Geologia
- Geofísica
- Ciências da Saúde e do Exercício
- História
- Estudos indígenas
- Engenharia Integrada
- Ciências Integradas
- Estudos interdisciplinares
- Economia internacional
- Relações Internacionais
- Letras
- Estudos Latino-Americanos
- Direito
- Engenharia de Produção
- Engenharia de Materiais
- Matemática
- Engenharia Mecânica
- Educação
- Estudos de Mídia
- Engenharia elétrica
- Farmácia
- Música
- Conservação de Recursos Naturais
- Enfermagem
- Oceanografia
- Filosofia, Política e Economia
- Física
- Ciência Política
- Psicologia
- Religião
- Sociologia
- Estatística
- Sustentabilidade
- Agricultura Sustentável e Meio Ambiente
- Teatro
- Estudos dos Estados Unidos
- Processamento de Produtos de Madeira
- Zoologia
- Engenharia de minas
- Estudos Europeus Modernos
- Estudos de Museus
- Design Ambiental
Candidatura para as bolsas de estudo da UBC
Em primeiro lugar, os candidatos interessados em fazer faculdade no Canadá com bolsa da Universidade da Colúmbia Brtiânica devem escolher o curso que desejam fazer e enviar a inscrição para a University of British Columbia. Para se candidatar às bolsas do programa International Scholars, é preciso ser indicado pela escola, universidade ou por uma ONG.
Cada escola ou universidade pode indicar até três alunos para a UBC Vancouver e um para a UBC Okanagan. Já a ONG pode indicar um estudante que esteja de alguma forma envolvido com a instituição.
As inscrições para as bolsas devem ser enviadas pelo site da University of British Columbia e os prazos variam. Para o International Major Entrance Scholarship (IMES), todos os estudantes internacionais que aplicarem para um curso até 1 de dezembro serão considerados.
Já de acordo com o calendário geral, que vale para as bolsas do International Scholars Program Awards, as candidaturas de estudantes internacionais para bolsas devem ser enviada até 15 de novembro de 2024. A proficiência em inglês precisa ser comprovada até 31 de janeiro de 2025.
Os selecionados serão informados sobre o resultado até meados de abril do próximo ano.
>>> Como fazer faculdade na Alemanha de graça
“Bolsa de mérito”: vale a pena se candidatar?
Como entre os pré-requisitos para as bolsas se fala em “boas notas”, “excelente histórico escolar” e “mérito”, você deve estar se perguntando se tá com essa bola toda. Na verdade, é muito difícil saber se você não tentar! E isso vale para muitos outros programas.
>>> Como fazer graduação nos EUA
Neste caso específico da universidade do Canadá, há alguns pontos a considerar. O número e o valor exato das bolsas não são divulgados, pois, segundo a universidade, depende dos fundos disponíveis a cada ano. No entanto, a instituição mesmo divulga que dedica uma verba de mais de 10 milhões de dólares canadenses por ano para programas de bolsas internacionais, ou seja, é muito dinheiro e, consequentemente, não devem ser poucas as bolsas.
Além disso, não existe uma nota de corte nem para as bolsas nem para entrar na graduação, porque a Universidade da Colúmbia Britânica tem um número de vagas a serem preenchidas e faz uma classificação dos candidatos inscritos para preenchê-las. Ou seja, se você pensa em fazer a graduação com bolsa no Canadá, vale a pena tentar!
Estudar no Canadá vale a pena?
Estudar no Canadá pode ser um super investimento no seu futuro. O país possui alto nível de desenvolvimento economico e humano e paisagens lindíssimas. Além disso, a partir de 2022 o visto de estudante universitário no Canadá sofreu algumas mudanças. Por conta da falta de mão de obra no país, estudantes internacionais no Canadá agora podem trabalhar até 40h por mês.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Faça a sua inscrição para as bolsas
Saiba mais sobre a International Major Entrance Scholarship
O programa International Scholars
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.