Edital de bolsas de doutorado sanduíche da CAPES é divulgado
Pesquisadores de universidade brasileiras interessados em realizar um período de estudos no Exterior podem concorrer às bolsas de doutorado sanduíche da CAPES.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior anunciou que irá selecionar bolsistas para o Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). O objetivo é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível.
O estágio no exterior deve comtemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.
O programa de bolsas de doutorado sanduíche da CAPES tem duração mínima de três e máxima de seis meses. Os estudantes devem retornar ao Brasil para a defesa da tese.
Sobre as bolsas de doutorado sanduíche da CAPES
De acordo com o edital, os benefícios concedidos pelas bolsas serão:
- Mensalidade;
- Auxílio deslocamento;
- Ajuda para instalação;
- Auxílio seguro saúde;
- Adicional localidade, quando for o caso.
O valor da mensalidade que o bolsista receberá depende da moeda do país da universidade anfitriã. Por exemplo, para países que tem o Euro como moeda, o subsídio será de 1.300 euros mensais. Em seu site, a Capes divulga uma tabela com todos esses valores.
Requisitos para as bolsas de doutorado sanduíche da CAPES
Um dos requisitos para participar é estar fazendo doutorado em um programa de pós-graduação com nota igual ou superior a 4 na Avaliação Quadrienal da Capes.
Além disso, é requisito apresentar certificado de proficiência no idioma do país de destino — ou inglês, em dois casos específicos:
- Se o país de destino tiver como língua oficial o português;
- Caso o orientador da universidade anfitriã, independentemente do país, assim expressar na sua carta.
A lista de testes de proficiência de todas os idiomas aceitos para o programa de bolsas de doutorado sanduíche da CAPES estão aqui.
>>> Mais bolsas para doutorado sanduíche
Como funciona a candidatura ao PSDE
A seleção dos doutorandos que serão contemplados no PSDE é realizada pelas próprias universidades. As instituições têm até 30 de abril de 2024 para indicar os pesquisadores que receberão as bolsas de doutorado sanduíche da CAPES.
Os selecionados nessa fase deverão fazer a inscrição pelo SICAPES entre 2 e 16 de maio. A partir disso, a coordenação fará uma análise documental das candidaturas e depois irá divulgar a lista com os nomes dos bolsistas.
Para submeter a inscrição pelo sistema, os candidatos deverão enviar os seguintes documentos:
- Carta de aceite definitivo da instituição no Exterior (com todas as informações exigidas pelo edital);
- Comprovante de proficiência em língua estrangeira (TOEFL ou IELTS para inglês, DELE para Espanhol, Goethe Zertifikat para Alemão, etc.);
- Carta do orientador brasileiro;
- Histórico do doutorado em andamento;
- Curriculum vitae atualizado;
- Proposta de pesquisa detalhada em língua portuguesa (conforme as exigências do edital).
Segundo informações da instituição, está previsto que o processo seletivo seja finalizado a partir de 19 de julho. As atividades dos bolsistas no Exterior devem ter início entre setembro e novembro de 2024.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Veja mais informações sobre o programa
Leia o edital do programa de doutorado sanduíche
Confira os valores das bolsas
Veja informações sobre a proficiência
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.