Bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha
Já imaginou uma bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha com foco em gestão que cobre TODOS seus custos durante o curso e que não exige conhecimento de alemão? Pois é isso que o curso da Universidade de Ciências Aplicadas do Reno-Waal oferece.
O curso de Sustainable Development Management (Gestão do Desenvolvimento Sustentável) é um mestrado que combina economia e ciência política com prática em gestão. O conhecimento adquirido permite aos alunos contribuírem ativamente na construção de um mundo com mais sustentabilidade.
O mestrado é em inglês e tem duração de três semestres de estudo em tempo integral. Os bolsistas podem iniciar os estudos no semestre de verão (março) ou inverno (setembro).
Por que um mestrado em desenvolvimento sustentável?
Em um contexto no qual vários países se comprometeram com as metas de desenvolvimento sustentável definidas na Cúpula da ONU, é preciso profissionais qualificados nas diferentes áreas abrangidas pelas metas. Para alcançar as transformações necessárias, além de novas políticas, serão requisitadas pessoas com formação interdisciplinar e intercultural.
Com o objetivo de suprir essa demanda, existem os cursos de mestrado do programa EPOS (Development-Related Postgraduate Courses) do DAAD. Esse programa concede benefícios a estudantes provenientes de países em desenvolvimento interessados em se aprofundar em várias áreas relacionadas à sustentabilidade.
As bolsas integrais de mestrado em desenvolvimento sustentável
Normalmente, os selecionados para as bolsas EPOS têm isenção das taxas universitárias, um subsídio mensal de 934 euros, seguro-saúde e custeio das despesas de viagem.
Além disso, também está incluído no programa, se necessário, um curso de dois meses de alemão em julho e agosto, que deve ser feito antes do início das aulas.
Requisitos do mestrado em desenvolvimento sustentável
Para entrar no curso de mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha, é necessário ter um diploma de graduação em uma área relacionada às ciências sociais, à economia ou à engenharia. Também é requisito ser fluente em inglês com nível mínimo B2 e ter um GPA igual ou maior que 2.5 (no sistema de notas alemão).
Além disso, para a bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável, o EPOS também exige que o candidato seja proveniente de um país em desenvolvimento e tenha pelo menos dois anos de experiência profissional. A motivação para estudar o assunto e se tornar um agente de mudança também conta. Candidatos de grupos menos favorecidos e mulheres terão prioridade da seleção.
Como se candidatar ao mestrado na Alemanha
O período de candidatura à bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável vai de 1º maio o até 1º de junho. Os interessados devem aplicar via uni-assist e pagar a taxa de inscrição – abaixo tem dica sobre como economizar no pagamento desta taxa.
Entre os documentos solicitados para aplicar, estão:
- Formulário de candidatura do DAAD;
- Currículo;
- Carta de motivação;
- Carta de recomendação acadêmica;
- Carta de recomendação profissional;
- Certificado do empregador no país de origem;
- Certificado de proficiência em inglês: TOEFL ou IELTS ;
- Cópia do diploma;
- Cópia do histórico acadêmico;
- Cópia do diploma de conclusão do ensino médio.
O resultado da seleção para as bolsas deve ser anunciado até o final de setembro.
O processo de candidatura à bolsa é separado do processo geral de candidatura ao programa de estudos. Logo, caso não consiga a bolsa e, ainda assim, queira se inscrever no curso sem bolsa, você deverá candidatar-se novamente no período normal de inscrições (15 de janeiro/15 de julho).
Em caso de dúvidas sobre as bolsas ou a candidatura, é possível enviar e-mail para [email protected].
Perfil dos bolsistas do mestrado em desenvolvimento sustentável
No site do programa, o departemento da universidade alemã explica qual o perfil dos candidatos que ganham a bolsa do DAAD para o mestrado em gestão do desenvolvimento sustentável. Confira se o seu perfil se encaixa:
- Atua tanto para uma autoridade pública quanto para uma empresa estatal ou privada de um país em desenvolvimento;
- Dedica-se ao planejamento e execução de diretrizes e projetos com ênfase em políticas de desenvolvimento com incidência nas áreas tecnológica, econômica ou social;
- Possui um diploma de graduação (normalmente quatro anos) em um assunto relacionado;
- Concluiu um grau académico com resultados muito acima da média;
- Tem pelo menos dois anos de experiência profissional relacionada após a formatura;
- Seus diplomas acadêmicos normalmente não devem ter mais de seis anos.
Posso me candidatar pro mestrado na Alemanha sem bolsa?
Sim. Alunos que não tiverem os dois anos de experiência exigido pelo DAAD para as bolsas podem se candidatar para o curso de mestrado em desenvolvimento sustentável sem bolsa de estudos. Afinal, estudar na Alemanha é barato e só você que não sabe.
Na Reno-Waal (e em todas as universidades públicas da North Rhine-Westphalia, os alunos sem bolsa pagam apenas as taxas semestrais de inscrição de 292.70€. Essas taxas dão direito ao ticket do semestre para usar o transporte público da região e para fazer cursos de idiomas e de esportes na universidade. Ou seja, é um daqueles mestrados em inglês grátis da Alemanha.
No site da universidade, eles dizem que para poder se sustentar sem bolsa, é preciso ter por volta de 850€ por mês. Vale lembrar também que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. Só vale ficar atento, porque as datas para inscrição sem bolsa, como citamos acima, são diferentes.
Como é fazer mestrado na Alemanha?
Erika França é de Aracaju, em Sergipe, e foi fazer mestrado na Alemanha na Universidade Técnica de Munique. Ela foi pra lá sem nunca antes ter ido pra Alemanha e sem falar alemão. Nesse vídeo, ela conta mais da experiência de estudar no país, mesmo sem bolsa de estudos.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba tudo sobre o curso
Veja como são as bolsas
Confira como funciona a candidatura
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
6 comentários em “Bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha”
Mas ainda tenho dúvida se existe alguma flexibilidade em relação a isso ao GPA
Olá, achei essa conversão de notas de GPA no site de uma das universidade, ajuda muito!! https://www.uni-passau.de/en/international/coming-to-passau/information-for-new-students/grading-scale/
Olá, Por gentileza, gostaria de saber se as universidades tem alguma tolerância referente a nota do GPA. Acredito que seria possível eu conseguir a bolsa por conta das experiências, mas não sei se seria aprovada na universidade por conta do GPA.
Sou Soares Vicente Mendes tenho, nível básico do inglês e sou licenciado em ciência política e relações internacionais, quero candidatar para mestrado. E com esse nível básico do inglês quero saber se posso candidatar para este programa.
Olá Bruna!
Eu gostaria de prestar para esse curso, mas tenho algumas dúvidas: 1) minha formação é em comunicação social, esse curso é considerado como ciências sócias? Eu poderia aplicar?
2) o que significa ter GPA de 2.5 (no sistema de notas alemão)?
Você pode me ajudar com essas dúvidas?
Muito obrigada!
Renata, a melhor pessoa pra te responder isso é o pessoal do próprio curso 🙂