Banco Mundial dá bolsas para mestrado no Japão e em outros países

bolsas para mestrado no Japão JJWBGSP banco mundial

O Joint Japan/World Bank Graduate Scholarship Program (JJWBGSP) é um programa do Banco Mundial que oferece bolsas para mestrado no Japão e em outros países a jovens provenientes de países em desenvolvimento. O prazo para candidatura do edital se encerra no dia 11 de abril.

Bolsas no Japão

O programa tem o objetivo de criar novas abordagens para o compartilhamento de conhecimento no mundo em desenvolvimento. Desde 1982, o JJWBGSP já ajudou a formar mais de 6 mil profissionais para impactar positivamente a realidade dos seus países.

>>> Programa de bolsa para estudar no Exterior da Fundação Estudar recebe inscrições

Sobre o programa JJWBGSP

As bolsas para mestrado no Japão são voltadas para candidatos interessados em cursos de pós-graduação em áreas relacionadas ao desenvolvimento. Mais de 200 cursos estão na lista dos contemplados pelo programa, além de parcerias em universidades de vários lugares do globo. Entre as possíveis áreas de estudo estão: política econômica; política tributária; gestão de infraestrutura, medicina, agronomia, estudos de gênero, meio ambiente, desenvolvimento urbano, engenharia, política e outras.

>>> Brasileira estudando no Japão fala da experiência

Como parte das contrapartidas, depois de obter o diploma, os bolsistas devem se comprometer a retornar aos seus países de origem e utilizar seus conhecimentos para contribuir para o seu desenvolvimento social e econômico.

O benefício inclui as taxas universitárias, um auxílio mensal para os custos de vida, passagens de ida e volta, seguro saúde e subsídio para viagem (500 dólares para cada viagem). As bolsas para mestrado no Japão e em outros países têm duração de dois anos.

>>> Só quem tem 10 em tudo ganha bolsa para estudar fora?

Requisitos para participar

Para ser um dos bolsistas do programa, é preciso ser aceito em um dos cursos da lista que inclui cursos em universidades renomadas como Harvard, Columbia, Duke e muitas outras nos Estados Unidos, além de diversas instituições no Japão, na Holanda, no Chile, na Austrália, na França e em outros países. Além disso, são levados em consideração a experiência profissional e o histórico de apoio aos esforços de desenvolvimento de seus países.

Os outros critérios de seleção são:

  • Ser proveniente de um país em desenvolvimento;
  • Não possuir cidadania de um país desenvolvido;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter diploma de graduação;
  • Possuir no mínimo três anos de experiência de trabalho recente em área relacionada ao desenvolvimento após a graduação;
  • Estar trabalhando na área em um cargo remunerado em tempo integral no momento de submissão da solicitação da bolsa (exceção para os países em conflito);
  • Ser admitido em um dos cursos da lista preferencial do programa;
  • Não ser diretor executivo ou ter qualquer tipo de nomeação ou parente próximo no Banco Mundial.

>>> Global Intern: programa de estágio no Exterior vai levar jovem para três países em três meses

Como se candidatar às bolsas para mestrado no Japão

Quem busca uma das bolsas para mestrado no Japão e outros países do Banco Mundial deve primeiro solicitar a admissão para um dos cursos da lista. O departamento responsável por cada um dos cursos irá selecionar alguns candidatos elegíveis para o programa.

Os candidatos deverão realizar a candidatura online e enviar a seguinte documentação:

Os documentos que não estiverem em inglês precisam estar acompanhados de tradução.

O comitê de seleção irá avaliar a qualidade da experiência profissional, as recomendações, o comprometimento com o país de origem e a formação.

Saiba tudo sobre as bolsas
Acesse o guia de candidatura
Veja a lista de cursos contemplados

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Rotary oferece bolsa para fazer mestrado no Exterior em estudos da paz
>>> Veja outras bolsas para fazer mestrado no exterior

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “Banco Mundial dá bolsas para mestrado no Japão e em outros países”

  1. Fernanda Gonçalves disse:

    Complicado esses 3 anos. Triste que não vou conseguir participar 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.