Yenching Academy at Peking University: bolsas para mestrado na China
O programa Yenching Academy oferece bolsas para mestrado na China a interessados de todo o mundo. A ideia é que os selecionados estudem, aprendam e convivam com estudantes chineses enquanto realizam o curso em Estudos sobre a China na Peking University. As inscrições podem ser feitas entre até 1 de dezembro.
A bolsa de mestrado na China e o curso da Peking University
Os benefícios das bolsas para mestrado na China incluem taxas universitárias, acomodação, passagens aéreas, seguro médico e um subsídio para cobrir o custo de vida no campus e outros gastos relacionados aos estudos. Ou seja, é para estudar de graça!
Programa Schwarzman Scholars: bolsa para mestrado na China
As bolsas para mestrado na China têm duração de 12 meses. No entanto, os estudantes que demonstrarem um bom rendimento acadêmico poderão receber suporte para um segundo ano, no qual devem completar as suas teses e defendê-las. Nesse segundo ano, os alunos podem ser selecionados para participar de pesquisas ou para serem assistentes administrativos. O programa também oferece subsídios para financiar projetos de pesquisa sobre o país asiático.
>>> O que é fellowship e como conseguir uma
Cursos oferecidos na Universidade de Peking:
Os selecionados para o programa da Peking University devem selecionar uma das seis áreas de pesquisa no campo de Estudos da China e fazer suas dissertações com orientação de um orientador. As áreas disponíveis na Yenching Academy são:
- Economia e administração
- História e arqueologia
- Filosofia e religião
- Política e relações internacionais
- Direito e sociedade
- Literatura e cultura
Requisitos das bolsas da Yenching Academy
Para se inscrever para o programa de bolsas da Yenching Academy na Peking University, é necessário:
- Ter no mínimo um diploma de graduação em qualquer área
- Um excelente histórico acadêmico;
- Forte interesse em estudos interdisciplinares sobre a China;
- Potencial de liderança;
- Proficiência em inglês;
- Registro de experiência extracurricular com projetos voltados à comunidade e à responsabilidade social.
Serão bem avaliados os candidatos que demonstrarem como o programa poderá ser relevante e valioso para os seus projetos profissionais. O programa afirma que não há limite de idade para aplicar, mas eles informam que até o momento nenhum candidato com mais de 28 anos foi admitido.
>>> Melhores bolsas de intercâmbio em 2024
Inscrições para as bolsas da Yenching Academy
As inscrições para as bolsas para mestrado na China devem ser feitas pela internet até 1 de dezembro (12:00 Hora de Beijing). Além de preencher o formulário de candidatura, é necessário submeter os seguintes documentos em inglês ou devidamente traduzidos:
- Carta de motivação (máx. 750 palavras);
- Curriculum Vitae;
- Histórico acadêmico;
- Diploma de graduação;
- Duas cartas de recomendação;
- Certificado de proficiência em inglês (notas mínimas: IELTS 7/ TOEFL 100/ Cambridge 180/ CEFR C1).
A segunda etapa da seleção das bolsas para mestrado na China consiste em uma entrevista online. O resultado deve ser divulgado em março.
Sobre o programa de bolsas para mestrado na China
O objetivo do Yenching Academy é construir uma ponte entre a China e o resto do mundo através de um mestrado interdisciplinar em Estudos sobre a China voltado a estudantes de todo o mundo. A ideia é reunir jovens que demonstrem serem aptos a se tornarem líderes e inovar em suas áreas profissionais. Durante o curso, eles vão viver em um ambiente de aprendizado intensivo para entender a China e o seu papel a nível global.
O Igor Patrick se formou em Jornalismo na PUC Minas e fez mestrado em Estudos da China com foco em Política e Relações Internacionais na Yenching Academy e se formou em 2021. O brasileiro bolsista na China contou que a opção de estudar na China foi motivada por ele ter feito intercâmbio durante a faculdade no país.
Em 2014, ele aproveitou um convênio de mobilidade acadêmica da PUC Minas e fez um intercâmbio na China de seis meses.No entanto, ele mesmo afirma que uma cautela maior com alguns aspectos poderia ter ajudado. “Talvez devesse ter sido mais cauteloso em trazer mais roupas de frio, mais medicamentos. Os remédios comuns aqui são controlados e só podem ser encontrados em hospitais, farmácias só vendem produtos medicinais”, conta.
Outro detalhe importantíssimo é que muitos serviços online e redes sociais que os brasileiros amam são proibidos na China. Facebook, Whatsapp , YouTube e outros serviços do Google não são acessíveis o que torna um bom serviço de VPN antes de chegar ao país uma necessidade. “Facebook, todos os serviços do Google, Whatsapp, Instagram, etc são todos bloqueados na China e mesmo para as aulas, é necessário ter VPN (muitas vezes, os professores colocam material no Google Drive). Então vale procurar um serviço bom como o Nord VPN, alerta Igor.
Além disso, os alunos da Yenching Academy podem trabalhar a partir do segundo ano. “É bem fácil conseguir estágio. Tenho colegas trabalhando para grandes multinacionais ganhando salários altos no segundo ano”, conta o jornalista. A Yenching Academy ainda conta com um departamento específico de carreira, que orienta os alunos e traz empresas e recrutadores para eventos com os alunos para ajudá-los a se inserir no mercado de trabalho.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Confira o edital das bolsas
Inscreva-se para estudar na China
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis.
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
2 comentários em “Yenching Academy at Peking University: bolsas para mestrado na China”
Perfeitas dicas….
show