bolsas de graduação na itália bocconi

Bocconi: Universidade oferece bolsas de graduação na Itália

Imagem: Jaqueline Crestani
Imagem: Jaqueline Crestani

A Università Commerciale Luigi Bocconi, conhecida como “Bocconi”, é uma renomada instituição de ensino superior italiana com sede em Milão. Muito famosa na área de negócios, a universidade possui alguns programas de bolsas de graduação na Itália.

A Bocconi tem cursos de graduação que misturam negócios com áreas como, economia e administração, informática, ciências políticas, direito, artes e cultura. Algumas graduações são em italiano, mas a maioria é em inglês.

Seguindo o atual sistema de ensino superior italiano, todos os cursos duram três anos, com exceção do curso de Direito (que tem cinco anos, mas vale como graduação + mestrado) e do curso de World Bachelor in Business (que dura quatro anos porque é um programa em conjunto com a Marshall School of Business e a Hong Kong University of Science and Technology).

>>>> Tudo sobre estudar na Itália

Bolsas de estudo na Bocconi

O programa Bocconi Merit Award prevê a isenção total das taxas de matrícula – que são bens “salgadas” na instituição: cerca de 13 mil euros por ano. Além disso, o programa também pode incluir acomodação na residência universitária para alguns candidatos. Já o Bocconi Internacional Award consiste em uma redução de 50% nas taxas universitárias, ou seja, o estudante paga só a metade do curso.

As bolsas dos dois programas são anuais, podendo ser renovadas pela inteira duração do curso. No entanto, para a renovação, a universidade exige alguns critérios a serem cumpridos pelos bolsistas, como o completamento de um número “x” de créditos e a participação em eventos.

>> 5 bolsas para fazer faculdade no Exterior

Para concorrer às bolsas dos programas, basta fazer a candidatura normal no curso escolhido. Os bolsistas serão selecionados entre os candidatos que demonstrarem melhor desempenho acadêmico. Esse é o principal critério de seleção, mas não o único. A avaliação será realizada por um comitê especial que levará em conta o dossiê completo do candidato.

>>> Tudo sobre graduação nos Estados Unidos

Como se candidatar para as bolsas de graduação na Itália

A Bocconi realiza o processo de candidatura em várias sessões diferentes. Porém, a instituição recomenda que o interessado nas bolsas se inscreva com antecedência para ter mais chances de ser selecionado, visto que “a competição é realmente intensa”.

  • Primeira sessão (Early session) de candidatura para o ano de 2023/2024: vai até 22 de setembro de 2022;
  • Segunda sessão (Winter session): vai de 17 novembro de 2022 a 26 de janeiro de 2023;
  • Terceira rodada de inscrições (Spring Session) vai de 9 de março a 4 de abril de 2023.

>>> Como fazer graduação em Portugal com o Enem

São requisitos para a candidatura pagar uma taxa de 100 euros e preencher a Application Online. Nela, o candidato deverá anexar: histórico escolar, currículo e carta de motivação. Além disso, é necessário ter realizado um teste padronizado, que pode ser o SAT, o ACT ou o Bocconi Test.

Os certificado de conhecimento de idiomas não são obrigatórios para a participação no processo seletivo, mas se você tem um dos listados pela Bocconi, é melhor enviar porque eles contarão na avaliação.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio com inscrições abertas

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Recomendamos fazer o pagamento da sua taxa de candidatura na universidade usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

 

Saiba mais sobre o processo de admissão
Veja os cursos oferecidos pela universidade
Sobre o Bocconi Merit Award
Sobre o Bocconi International Awards
Acesse a Application Online

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

4 comentários em “Bocconi: Universidade oferece bolsas de graduação na Itália”

  1. Amilton Gentivo Gentivo

    pois bem.

    eu sou Amilton sou engenheiro técnico agropecuário, fiz a minha licenciatura em economia e gestão, e neste momento encontro me a terminar a minha dissertação do mestrado em engenharia e tecnologia ambiental. todavia gostava de fazer o outro mestrado ou doutoramento em melhoramento genético de culturas e não estou a encontrar bolsa para fazer o meu desejo. pedia uma ajuda por favor!

  2. Parece impossível ganhar bolsa, ainda mais quando tem q pagar a prova act ou sat, pagar matrícula… Vou tentar me preparar e tentar em outro ano :/

    1. Talita, infelizmente são poucas as bolsas para fazer graduação ou mestrado fora que não pedem provas de proficiência… então, você tem que ver isso como investimento para conseguir uma bolsa. Já que sem uma prova dessas é bem difícil ganhar bolsa :/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais