AMIR: mestrado Erasmus em materiais avançados e reciclagem na Europa
O mestrado AMIR (Advanced Materiais: Innovative Recycling – Materiais Avançados: Reciclagem Inovadora, em tradução livre) foi criado em 2017 como parte de um processo colaborativo entre academia, indústria e centros de pesquisa. O curso é financiado pelo Erasmus Mundus e, portanto, tem possibilidade de bolsa e de estudar em diferentes países.
O programa foi pensado com o objetivo de encontrar respostas para uma das principais questões da atualidade: como fazer a transição para uma economia verde e circular que emita menos CO2? Além disso, visa suprir a necessidade crescente de formar profissionais com capacidades avançadas em reciclagem e de desenvolver a área na Europa. Dessa forma, nasceu um mestrado que hoje é considerado líder mundial nesse âmbito de estudo.
>>> Concursos de redação que dão dinheiro e viagem
Universidades parceiras e esquema de mobilidade do mestrado AMIR
Além de reunir os principais especialistas da indústria, o mestrado AMIR é organizado por seis renomadas universidades europeias:
- Universidade de Bordeaux (França);
- Universidade Nova de Lisboa (Portugal);
- Universidade Técnica de Darmstadt (Alemanha);
- Universidade de Liège (França);
- Universidade Politécnica de Madri (Espanha);
- Universidade de Miskolc (Hungria).
Os alunos podem obter dupla diplomação, com duas possibilidades de percurso de estudo:
- 1º ano na Universidade de Bordeaux e 2º na Universidade Politécnica de Madri ou na Universidade Técnica de Darmstadt;
- 1º ano na Universidade Nova de Lisboa ou na Universidade de Miskolc e 2º na Universidade Politécnica de Madri, na Universidade Técnica de Darmstadt ou na Universidade de Liège.
É possível também optar por diferentes combinações, mas, se esse for o caso, o estudante receberá um diploma único da universidade frequentada no primeiro ano.
>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa
Como são as bolsas Erasmus para o mestrado AMIR
O AMIR é um dos mestrados com selo e financiamento do Erasmus Mundus. Isso significa que estão previstas bolsas integrais para alunos europeus e não europeus, sendo 75% destinadas ao segundo grupo.
As bolsas têm duração de dois anos, como o curso, e incluem isenção das taxas de matrícula e um subsídio mensal de 1.400 euros por mês.
>> Bolsistas Erasmus contam da burocracia e documentação
Quais são os requisitos para se candidatar ao curso
O programa busca candidatos ambiciosos que desejam fazer a diferença através da inovação e da sustentabilidade no setor de matérias-primas.
Para se inscrever, é preciso ter graduação em engenharia, ciências do ambiente, química ou ciência dos materiais. Além disso, é preciso ter proficiência em inglês – nível mínimo B2.
Além do background acadêmico, entre os critérios de seleção, estão fatores como a motivação, o conhecimento de línguas, a experiência profissional e o potencial empreendedor.
>>> O que bolsistas brasileiros falam do programa Erasmus
Como se candidatar ao mestrado AMIR e às bolsas Erasmus
É possível se candidatar ao mestrado AMIR até o 24 de janeiro e a inscrição é online. O formulário de candidatura deve ser preenchido em inglês e todos os anexos em outras línguas precisam estar acompanhados de tradução no idioma.
Entre os documentos solicitados para se inscrever, estão:
- Currículo;
- Diploma de graduação;
- Histórico acadêmico;
- Carta de motivação (máx. 1 mil palavras);
- Duas cartas de recomendação;
- Certificado de proficiência em inglês (IELTS, TOEFL, Cambridge);
- Uma fotografia formato passaporte;
- Comprovação da experiência profissional.
Se você se interessou pelo programa e precisa de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio. Confira também o que nossos mentorados falam sobre o programa de auxílio e não deixe de ler os depoimentos de nossas mentoradas bolsistas do Erasmus!
>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio em 2024
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Saiba mais sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.