Vale a pena perder um semestre para fazer intercâmbio?

Início » intercâmbio » Vale a pena perder um semestre para fazer intercâmbio?

Vale a pena perder um semestre para fazer intercâmbio? O mercado vai valorizar essa experiência depois que você voltar do Exterior? Clica no vídeo para saber o que eu penso e quais as minhas dicas.

Passada a euforia de passar no vestibular, enquanto os semestres de faculdade vão passando sempre surge aquela dúvida: vale a pena perder um  semestre de faculdade para fazer intercâmbio? A real é que não existe receita de bolo que seja certa pra todo mundo, mas no geral, na minha humilde opinião, sim, quase sempre. A única coisa muito importante é ter objetivos muito claros antes de ir para não se frustrar na volta porque existem intercâmbios e experiências diferentes e você tem que ter objetivos compatíveis com seu tipo de intercâmbio.

Tenha seus objetivos muito claros

Por exemplo, quem tranca a faculdade para fazer um semestre de curso de idiomas tem que saber muito bem que o curso de idiomas vai ser ótimo pra melhorar o inglês, espanhol ou alemão (depende do curso que você tá indo fazer)  e além disso, é importante sempre ter em mente que o intercâmbio sozinho não faz seu inglês melhorar. Afinal, intercâmbio não é um processo de osmose em que é só estar lá para que o aprendizado aconteça. Tem que ter muito suor e envolvimento, como eu contei na minha experiência de aprender alemão em um ano.

Já quem tranca a faculdade pra combinar um curso de idiomas com trabalho no exterior precisa ficar ligado pra não pirar em coisas do tipo “ai, meu deus, enquanto meus colegas tão fazendo estágio eu tô aqui lavando prato”. Primeiro porque trabalho é trabalho e não é vergonha nenhuma. Segundo, porque se você escolheu essa experiência, melhor é mergulhar de cabeça, aprender o máximo possível e, depois, quando você voltar, você vai ter um idioma fluente no currículo e experiências que vão além da vida acadêmica.

Se você vai passar um semestre estudando em uma universidade no Exterior, seja esperto: ANTES de embarcar, converse com o coordenador do seu curso, pergunte como e quais tipos de matérias podem ser validadas na volta. E, com base nisso, escolha seus cursos na universidade no Exterior. Fazer isso antes de ir é fundamental para você entender como é o processo de validação de curso feito no Exterior pela sua universidade. Em 2009, fiz um semestre do curso de jornalismo em Tübingen, na Alemanha. Consegui validar tudo que eu fiz e não precisei perder o semestre, mas tudo isso só foi possível porque, antes de ir, conversei com a coordenadora do curso e ela me explicou tudo certinho. Várias pessoas que foram naquele mesmo semestre não conseguiram validar o que cursaram porque não tiveram essa conversinha antes de ir. Além disso, o curso era na Alemanha, então, muita gente daqui do Brasil que foi não falava alemão e isso não é necessariamente um problema.

Se você vai fazer mobilidade acadêmica sem falar o idioma local, a única questão é que você provavelmente não vai conseguir validar as matérias que você cursar. Afinal, você não vai conseguir fazer matérias do seu curso porque vai acabar fazendo mais é aulas de idioma. O que não tem problema algum, mas é importante ter bem claro em mente pra não se frustrar na volta.

 

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “Vale a pena perder um semestre para fazer intercâmbio?”

  1. Sempre foi meu sonho em fazer mestrado em gestao de recursos naturais e minas ou em fazer mestrado em clima e sustentabilidade fora do pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *