Afinal, como é a prova do TOEFL® Essentials™? Desde que o Educational Testing Service (ETS) anunciou a nova modalidade de prova de proficiência em inglês, muita gente está se fazendo essa pergunta.
O TOEFL Essentials foi criado com objetivo de ser mais uma possibilidade de exame com toda a qualidade e credibilidade associadas aos testes da ETS, mas com formato inovador e um preço mais baixo para um grupo maior de pessoas: 100 dólares — o equivalente a menos da metade do custo das outras provas.
Assim como o TOEFL iBT® — que continua sendo oferecido como o teste “gold-standard” e a principal das avaliações TOEFL —, o Essentials também tem o objetivo de atestar a fluência do candidato na língua inglesa e fornecerá pontuações válidas e confiáveis para estudantes e instituições.
Dito isso, chegou a hora de nos aprofundarmos em como é o TOEFL Essentials para quem está curioso para saber todos os detalhes sobre a prova. Em primeiro lugar, é fundamental esclarecer que o seu formato é bem diferente daquele tradicional dos exames ETS.
Apesar de analisar, como veremos, as mesmas habilidades que o TOEFL iBT — Listening, Reading, Writing e Speaking —, o novo teste tem questões mais curtas e um ritmo bem mais rápido . Por essa razão, ele tem uma duração bem menor do que as quase 4h do iBT: está previsto para durar cerca de 1h30min .
Além disso, a nova prova de proficiência foi projetada para ser amigável e adaptável , ou seja, conforme o candidato vai respondendo, ela vai se adaptando com precisão ao seu nível de habilidade — do A1 ao C2. Isso significa que, por meio de um sistema de inteligência, as questões não são fixas, mas vão sendo definidas conforme o desempenho do estudante ao longo do exame.
Ainda, como parte da resposta para quem quer saber como é o TOEFL Essentials, a sua estrutura — número de questões e tempo — é a seguinte:
No próximo tópico vamos esmiuçar e detalhar cada uma dessas seções.
O conteúdo do TOEFL Essentials, embora, como vimos, avalie as quatro habilidades básicas no idioma, é também diferente se comparado ao TOEFL iBT. Em vez de ser composto por 100% de conteúdo acadêmico, a nova modalidade tem 50% de conteúdo universitário e 50% de inglês geral .
O objetivo da inovação é ampliar o contexto de avaliação das habilidades de linguagem e comunicação na língua inglesa, incluindo, além do acadêmico, também aquele do dia a dia. Para isso, são analisados todos os aspectos considerados fundamentais na proficiência de um idioma, como conhecimento de vocabulário e construção de frases.
Mas, como exatamente é o TOEFL Essentials em termos do conteúdo que será cobrado na prova? Veja mais informações sobre os tipos de questões das seções do TOEFL Essentials
O listening do TOEFL Essentials tem de 30 a 45 questões, que deverão ser respondidas em um intervalo de 21 a 34 minutos. O Listening avalia a capacidade do candidato de compreender conversas em contextos acadêmicos, pessoais e públicos .
Outro ponto diferente desse exame é que as questões vão incluir uma variedade de sotaques e situações de diferentes lugares — e não mais focadas apenas na realidade norte-americana.
Durante a prova, você terá diferentes tipos de questões:
Nesta parte, será avaliada a sua capacidade de compreensão de textos acadêmicos e não acadêmicos. Para isso, você responderá de 30 a 45 perguntas em um tempo de 22 a 33 minutos. As tarefas incluem:
Os textos na seção de Reading do TOEFL Essentials são curtos e as perguntas diretas. A variedade de gêneros textuais na prova é um fator positivo porque realmente deixa a prova mais dinâmica e evita que a leitura se torne massante.
O Writing do TOEFL Essentials busca avaliar se o candidato tem a capacidade de escrever, revisar e editar textos em diferentes contextos de comunicação. Isso inclui, por exemplo, escrever e-mails e participar de discussões online.
A seção tem de 15 a 19 perguntas e duas tarefas escritas. A grande diferença aqui é que não se trata daquelas questões suuuuper longas às quais estamos acostumados: são de 24 a 30 minutos para:
Aqui será analisada a sua habilidade de se comunicar de forma oral , ou seja, de falar em diversas situações. Para isso, você terá que ler, escutar e repetir e também descrever suas experiências e opiniões.
Essa parte é composta por três tarefas com um total de 19 respostas, que deverão ser feitas em 13 minutos. São três tipos de questões diferentes:
Ao final do TOEFL Essentials, você terá que gravar uma declaração pessoal, respondendo duas perguntas em inglês. A ideia do vídeo é ser uma oportunidade para você mostrar um pouco da sua personalidade para as instituições de ensino.
Você terá 30 segundos para se preparar e 2 minutos para responder cada pergunta. Caso não goste da resposta, é possível regravar uma segunda vez. É importante deixar claro, porém, que essa parte do teste não vale pontos.
Aliás, por falar nisso, como é a pontuação do TOEFL Essentials? De acordo com a ETS, ela é classificada em faixas. Em cada seção os pontos vão de 1 a 12 e só podem ser cheios. Já a pontuação geral também vai de 1 a 12 , mas é classificada por faixas de meio ponto — média de pontos de cada seção.
No resultado final, será indicado a sua nota geral e a pontuação em cada habilidade, com o respectivo nível de proficiência em inglês baseado no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), sendo:
Por fim, vale mencionar que, ao concluir o exame, o candidato visualiza as pontuações não oficiais e já pode ter uma ideia do seu desempenho. Contudo, o resultado final oficial é disponibilizado depois de cerca de seis dias.
O TOEFL Essentials será aplicado somente de forma online e os candidatos realizam a prova em casa do seu próprio computador . A modalidade utiliza a mesma ferramenta do TOEFL iBT Home Edition® , versão criada na pandemia, mas que se tornou permanente para possibilitar que as pessoas não precisem sair de casa para realizar a prova de proficiência.
As inscrições são feitas no site da ETS e há horários em todos os dias da semana pela manhã, tarde e noite. Vale lembrar que, se você deseja realizar o TOEFL Essentials na mesma semana em que você está marcando a prova, você terá que pagar 20 dólares além do preço da prova, como uma taxa de urgência. Então, organize-se e marque seu teste com antecedência.
Além disso, a ETS também já disponibilizou materiais gratuitos e simulados para quem deseja se preparar para o TOEFL Essentials.
O preço do TOEFL Essentials é 100 dólares e é um atrativo enorme para quem precisa da prova por motivos de estudos ou profissionais. A nova prova do TOEFL tem preço muito mais baixo que o preço do TOEFL iBT que custa 215 dólares.
A lista oficial das universidades que aceitam o TOEFL Essentials inclui nomes como MIT (Massachusetts Institute of Technology), University of Arizona, Purdue University e diversas instituições na Europa, no Canadá e na Ásia. Você pode ver a lista completa no site da ETS. Como é uma novidade, a lista com certeza deve aumentar bastante até o final do ano. Outra maneira de saber sobre o aceite da prova é entrando em contato diretamente com a universidade para qual você deseja aplicar. Ao manifestar seu interesse pras universidades, isso ajuda a acelerar a aceitação da prova e acaba gerando uma ótima economia nas suas candidaturas.
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito em 2023?…
Se você gosta ou tem facilidade com a escrita, que tal usar isso para conseguir…
Você fez o Exame Nacional do Ensino Médio, mas queria mesmo era fazer graduação no…
Photo by Raja Sen on Unsplash A matéria aqui do Partiu Intercâmbio falando sobre como…
Quem chega ao buscador do Partiu Intercâmbio à procura de oportunidades para fazer mestrado na…
A gente não cansa de afirmar aqui no Partiu Intercâmbio que saber inglês é fundamental…